Aumento do preço do almoço fora de casa supera o do salário mínimo

Redação

Enquanto o valor médio da refeição completa cresceu 49% desde 2019, o salário do brasileiro teve um incremento de 41% no mesmo período; quem não recebe vale-refeição precisaria desembolsar R$ 1.032,23 por mês para garantir o almoço de segunda a sexta, durante quatro semanas, o que corresponde a 73% do salário mínimo

A pesquisa + Valor, feita pela Ticket, marca da Edenred Brasil de Benefícios e Engajamento, em mais de 4,5 mil restaurantes em todo o território nacional, revelou que o aumento do preço médio da refeição completa nos últimos cinco anos foi superior ao do salário mínimo. De acordo com o levantamento, o valor médio de uma refeição com prato principal, bebida, sobremesa e cafezinho em 2019 era de R$ 34,62, enquanto este ano está custando, em média, R$ 51,61, o que representa um aumento de 49%. Já o salário mínimo, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que era de R$ 998 cinco anos atrás, hoje está em R$ 1.412, ou seja, um crescimento de 41%. 

Isso significa que quem recebe cinco salários mínimos tem cerca de 15% de sua renda comprometida com as refeições de almoço e quem recebe três salários mínimos tem em média 24% de comprometimento. Já para quem tem uma remuneração de um salário mínimo, 73% da renda fica comprometida.  

“O preço da alimentação fora de casa não acompanha o salário, evidenciando o esforço que os trabalhadores precisam fazer para garantir as refeições nos dias trabalhados. Esse cenário também reforça a importância do benefício de refeição oferecido pelas empresas como garantia de acesso a uma refeição completa e de qualidade, que é fundamental para a produtividade e o bem-estar das pessoas”, comenta Natália Ghiotto, Diretora de Produtos da Ticket.

Ainda de acordo com a pesquisa, uma pessoa que não recebe vale-refeição precisaria desembolsar R$ 1.032,23 por mês para garantir o almoço de segunda a sexta – considerando que o mês possui, em média, quatro semanas. “Isso corresponde a 73% do salário mínimo. Se somarmos o preço médio da cesta básica, que segundo o DIEESE é de R$ 709,28, essa conta sobe para R$ 1.741,51, ou seja, 123% do valor do salário”, revela Natália. “Com a pesquisa + Valor, nosso objetivo é apresentar às empresas um panorama do setor de alimentação, auxiliando em suas estratégias quanto ao valor do benefício concedido às pessoas colaboradoras”, completa Natália.

Na análise regional, o Sudeste é o local em que cinco refeições no horário do almoço por semana mais pesam no bolso do trabalhador, onerando 77% do salário mínimo, enquanto o Norte e o Centro-oeste dividiram a última posição, com 64% do valor total do salário.

Comparação por região

 MÉDIA REFEIÇÃO COMPLETA – TOTALO quanto as refeições comprometem o salário-mínimo 
 
NacionalR$ 51,6173% 
NordesteR$ 49,0970% 
NorteR$ 45,4164% 
Centro-OesteR$ 45,2164% 
SudesteR$ 54,5477% 
SulR$ 48,9169% 

Sobre a Ticket

Pioneira na criação do vale-refeição e vale-alimentação no Brasil, a Ticket é protagonista na transformação digital do setor ao oferecer soluções inovadoras e de acordo com a legislação vigente. A marca possui benefícios tradicionais e flexíveis nos segmentos de alimentação, refeição, transporte, cultura, incentivos, recompensas, antecipação salarial, bem-estar, educação e home office, que atendem mais de 7 milhões de empregados beneficiados, 130 mil empresas clientes e 720 mil comerciantes credenciados.

A Ticket foi a primeira a estar presente nos principais aplicativos de delivery de refeições e alimentos do Brasil e investe continuamente na criação de produtos e ferramentas para apoiar seus públicos, a exemplo da implementação da plataforma Ticket Vantagens, que oferece descontos com cashbacks para quem usa seus benefícios.

A Ticket é uma marca da Edenred, plataforma global e digital de serviços de meios de pagamento que atua como companheira de todas as horas para os trabalhadores, empresas e comerciantes. Líder em seu segmento, conecta mais de 60 milhões de usuários, mais de 2 milhões de estabelecimentos e aproximadamente 1 milhão de empresas clientes, em 45 países.

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