Descubra a gastronomia típica no ‘fim do mundo’

Redação

Com uma rica culinária, Ushuaia oferece desde pãezinhos de massa folheada até peixes encontrados a mais de 70 metros de profundidade

A cidade mais austral do mundo, Ushuaia, é famosa não apenas por suas belezas naturais e paisagens deslumbrantes cobertas de neve, mas também por sua rica gastronomia local. Localizada na Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina, ela oferece uma combinação única de pratos exóticos preparados com ingredientes frescos da região, como frutos do mar, cordeiro patagônico e uma variedade de especiarias locais.

Com uma ampla opção de culinária, a Patagônia oferece algo para todos os paladares. Desde os sofisticados restaurantes de alta cozinha que destacam ingredientes locais e técnicas inovadoras, até as tradicionais parrillas e churrascarias onde o assado é o prato principal. Além disso, é possível encontrar defumadores especializados em carnes e peixes, encantadoras casas de chá para um momento relaxante, pizzarias que combinam sabores locais com receitas clássicas e cervejarias artesanais que servem brews únicos da região.

Para os amantes de doces, a Patagônia é também famosa por suas chocolaterias e confeitarias, onde é possível encontrar a tradicional medialuna e os irresistíveis alfajores. Veja abaixo alguns dos pratos típicos no ‘fim do mundo’.

Um dos destaques da culinária local é o cordeiro patagônico, uma iguaria famosa por sua singularidade e sabor incomparável. Para os apreciadores de gastronomia e cultura, vale a pena experimentar o cordeiro na forma tradicional: inteiro, temperado com sal grosso e assado lentamente em espetos fincados no chão sobre a brasa de lenha. Durante o processo, a carne é pincelada com uma mistura de manteiga, suco de limão e vinho, resultando em uma textura suculenta e um sabor único. Um dos melhores cordeiros servidos na região é oferecido no Park Austral, o primeiro centro de atividades invernais criado por brasileiros para brasileiros, com atrações para toda a família durante o ano inteiro.

Os frutos do mar também estão entre os mais típicos da região. As centollas, também conhecidas como King Crab, são uma espécie de caranguejo gigante encontrado nos oceanos, normalmente, próximos aos polos do planeta, ou seja, muito ao norte ou muito ao sul. É considerado um dos crustáceos mais valorizados da gastronomia mundial.

Ainda no mar, a merluza-negra, também conhecida como ‘bacalhau de profundidade’, é um peixe nobre e altamente valorizado pela alta gastronomia. Encontrada exclusivamente nas águas austrais dos mares do mundo, em cardumes que se deslocam abaixo de 70 metros de profundidade, ela é particularmente vulnerável à pesca intensiva, uma vez que leva cerca de dez anos para atingir a maturidade reprodutiva e pode viver até 50 anos. Com sua carne firme e saborosa, a merluza-negra é preparada de diversas maneiras, seja grelhada, assada ou em ensopados, e se destaca como um verdadeiro ícone na culinária local, oferecendo uma experiência gastronômica única e sofisticada.

Para a sobremesa, o alfajor é uma escolha irresistível e muito popular não apenas na região, mas em toda a Argentina. Este doce tradicional é feito com camadas de biscoito recheadas com doce de leite e cobertas com chocolate, oferecendo uma explosão de sabores.

Por fim, a medialuna que é tradicional e muito famosa em Ushuaia. Trata-se de um ‘pãozinho’ de massa folheada em formato de meia-lua, que pode ser servido tanto com recheios doces, como doce de leite quanto salgados, com presunto e queijo. Semelhante aos croissants, as medialunas são bastante apreciadas durante o café da manhã, no lanche da tarde ou em refeições rápidas ao longo do dia. Sua textura leve e crocante, combinada com o recheio escolhido, faz dela uma iguaria versátil e irresistível para qualquer momento do dia.

Mario Barros, fundador da maior agência de turismo fora do país, Brasileiros Em Ushuaia, ressaltou sobre a rica diversidade da gastronomia local. “Ushuaia é um destino que atende a todos os gostos, com passeios que vão desde cavalgadas e esqui até caminhadas, e uma variedade de paladares, desde doces como, alfajor até o famoso cordeiro patagônico, isso sem esquecer dos frutos do mar, como centolla e merluza-negra. Com certeza, quem está à procura de aventura e deseja desfrutar de diferentes opções de culinária, o fim do mundo é o lugar ideal,” disse Barros.

Sobre a Brasileiros em Ushuaia

A Brasileiros em Ushuaia iniciou sua trajetória em 2010, quando Mario Barros e sua esposa Janaína decidiram passar suas férias em Ushuaia. Dois anos depois, optaram por retornar, mas dessa vez para permanecer. Hoje, a Brasileiros em Ushuaia emprega diretamente mais de 230 colaboradores, consolidando-se como a maior agência de turismo do mundo focada em brasileiros fora do Brasil. Atualmente, a empresa opera com duas agências em Ushuaia e outras duas em El Calafate, além de uma matriz no Brasil, oferecendo pacotes completos que incluem passeios, hospedagem, opções de voos, transfers, seguro-viagem e todo o suporte necessário, como lojas de aluguel de roupas e equipamentos de neve, proporcionando conveniência e conforto aos visitantes. Além das agências, a empresa possui um Centro Invernal em Ushuaia, conhecido como Park Austral, que funciona o ano todo. Em El Calafate, a Brasileiros em Ushuaia administra a Estância Tierras Patagônicas, uma fazenda que oferece diversas atividades para os turistas.

Deixe um comentário