Katsu Lamen traz tradicional prato japonês com receita de família

Muita gente já teve contato com o lámen sem imaginar enquanto consumia macarrão instantâneo. Apesar disso, o prato que inspirou o que se encontra nos mercados do Brasil tem uma história e riqueza gastronômica maiores que merecem ser compartilhadas. Este prato quente oriental tem origem chinesa e se popularizou no Japão com os fluxos migratórios históricos entre os dois países até se tornar uma tradição. Composto basicamente por macarrão, caldo e guarnições, o lámen se consolidou por ser uma comida reconfortante, quentinha, acessível, com inúmeras possibilidades e combinações de receitas que são passadas entre famílias por gerações.

Em Brasília a única casa especializada no prato é o Katsu Lamen, com receitas de família e macarrão preparado diariamente na cozinha.

A Katsu mantém a essência ensinada pelos ancestrais em quatro unidades na cidade: Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul e Sudoeste. A motivação da família Katsu para abrir os restaurantes em 2015 foi perceber que apesar da abundância de lugares que servem sashimi, sushi e pratos frios da culinária oriental havia falta de casas focadas em pratos quentes. A administração das lojas é 100% familiar e todo o preparo das receitas é artesanal.

O cardápio é simples e curto, mas muito afetivo e bem executado. Um dos pratos mais pedidos na Katsu Lamen é o Spicy Lamen, uma receita clássica: Macarrão artesanal, caldo que leva doze horas de cozimento, tyashu – panceta suína marinada -, ovo marinado, cebolinha, gergelim branco, finalizado com rayu (óleo de gergelim apimentado). Outra ótima pedida é o Butter Lamen, uma criação própria: Macarrão artesanal, caldo que leva doze horas de cozimento a base de shoyu e manteiga, karaague – pedaços de sobrecoxa desossada empanada e frita, legumes na manteiga, naruto – massa de peixe, finalizados com cebolinha e alga nori.

Por fim, o prato mais tradicional da casa, Shoyu Tyashu Lamen: Macarrão artesanal, caldo que leva doze horas de cozimento a base de shoyu, tyashu – panceta suina marinada, ovo marinado, naruto -massa de peixe, moyashi – broto de feijão, finalizados com cebolinha e alga nori. A única receita com inspiração brasileira é a sobremesa que faz bastante sucesso: Um pudim suculento com bastante caramelo que agrada orientais e ocidentais.

Katsu Lamen Brasília
Rua 25 Norte, lote 2, loja 5 – esquina – Águas Claras 
SQS 208 Bloco B loja 18 - Asa Sul
CLN 411 N, BLOCO E, LOJA 39 – Asa Norte
St. Sudoeste CLSW 103 Bloco B - Sudoeste
Horários de funcionamento:
Terça-feira a Domingo – De 18h30 às 22h30
Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.