Associados Abrasel-DF participam da Semana Nacional do Pescado

A Abrasel-DF está apoiando a 18a edição da Semana Nacional do Pescado, que acontece de 1 a 15 de setembro em Brasília. O objetivo é incentivar o consumo de peixes e frutos do mar, bem como de movimentar o setor de alimentação fora do lar. Segundo o Presidente da Abrasel-DF Beto Pinheiro, “Brasília é a terceira cidade que mais consome pescado no Brasil, e precisamos aproveitar esse dado para estimular a movimentação da economia do setor”, explica.

Com 45 mil toneladas de pescados comercializadas por ano na capital do país, a Semana do Pescado chega em boa hora, com diversas casas participantes, além de ações promocionais, oficinas de receitas e eventos gastronômicos. Para conferir os associados Abrasel participantes, basta acompanhar as postagens no instagram @abrasel_df

Dados no DF:

Só no DF, existem 574 piscicultores com uma produção anual de 1.800 toneladas. As cidades do entorno produzem cerca de 8 mil. No entanto, 85% do consumo da capital é derivado de outros estados e países.

No ano passado, o valor bruto dos pescados gerou mais de R$ 14 milhões para os produtores, mostrando uma recuperação do setor afetado pela crise hídrica no DF.

No Brasil:

O aumento de consumo de peixes no Brasil estimula a produção, que em 2020 cresceu 5,93%, atingindo 802,3 mil toneladas, segundo melhor desempenho desde 2014, de acordo com informações da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR).

A produção de tilápia se destacou, ao crescer 12,5%, a 486,1 mil toneladas. Com isso, sua participação na produção total de peixes de cultivo passou de 57% em 2019, para 60,6% no ano passado. A previsão de produção para 2021 é crescer pelo menos 10%, passando de 880 mil toneladas.

 

 

Semana Nacional do Pescado – Abrasel-DF
Data: 1 a 15 de setembro
Local: restaurantes do DF 
@abrasel_df
Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.