Como é feito o açúcar refinado?

O açúcar é um dos ingredientes mais usados no mundo. Está em nosso café, em nossos cereais, e até mesmo em nossas frutas. Mas você já parou para pensar em como é feito o açúcar refinado? O processo é na verdade bastante fascinante.

A beterraba e a cana-de-açúcar são as duas principais fontes de açúcar refinado. Para fazer açúcar a partir da beterraba sacarina, as beterrabas são primeiro lavadas e depois cortadas em fatias finas. Estas fatias são então colocadas em uma solução de água e cal. Isto ajuda a liberar o açúcar das fatias de beterraba.

O próximo passo é adicionar dióxido de carbono à solução. Isto faz com que o açúcar se cristalize. Os cristais de açúcar são então filtrados para fora da solução e colocados em uma centrífuga, que os gira a seco. O resultado é açúcar refinado que está pronto para ser usado em todos os tipos de receitas.

O refino do açúcar de cana de açúcar segue um processo semelhante. Primeiro, os caules da cana são cortados em pedaços pequenos e depois triturados para liberar seu caldo. O caldo é então fervido para remover quaisquer impurezas. Em seguida, é colocado em uma centrífuga para girar a água restante.

O passo final é adicionar dióxido de carbono ao xarope. Isto faz com que o açúcar se cristalize. Os cristais são então filtrados e secos em uma centrífuga. Novamente, o resultado é açúcar refinado que está pronto para uso em todos os tipos de receitas.

Então, aí está! É assim que se faz o açúcar refinado. Da próxima vez que você estiver saboreando um doce, você pode se confortar em saber que há um processo complexo por trás daquele delicioso sabor.

Deixe um comentário