Como surgiu o Biscoito da Sorte chinês

Comida chinesa

Quem gosta da culinária chinesa não dispensa o delicioso Biscoito da Sorte, que é entregue a cada refeição consumida. Crocante, docinho e com uma mensagem dentro, ele agrada adultos e crianças. “Ninguém dispensa o biscoitinho, um grande sucesso de nossa rede”, garante Carlos Moura, Gerente da rede Lig-Lig.

O Biscoito da Sorte não é uma invenção da rede Lig-Lig, mas, sim, uma criação chinesa muito antiga. Diz a lenda que ele surgiu na China há mais de 800 anos, na guerra contra os mongóis. Os chineses faziam biscoitos em forma de lua, aos quais chamavam de ‘bolo da lua’. Os mongóis detestavam tais biscoitos e os chineses começaram a colocar mensagens secretas dentro deles e distribuí-los nos campos de batalha. Com essas mensagens, os chineses ganharam a guerra e unificaram parte do território atual.

A história foi passando de geração em geração e o hábito de fazer biscoitos com mensagens dentro tornou-se um hábito comum. As frases encontradas, em geral, são retiradas do livro de filosofia “I Ching” e, aqui no Brasil, eles trazem, no verso, números que podem ser usados na loteria.

Quer uma dica do que comer a próxima vez que pensar em comida chinesa? Que tal uma dessas indicações:

Entradas

– Pastelzinho Meia-Lua: massa frita ou ao vapor recheada com carne bovina, acompanha molho tradicional.

Rolinho Primavera: massa crocante recheada com carne bovina desfiada, cenoura, repolho e cebolinha, acompanha molho agridoce.

Peixes e Camarão

– Peixe ao Molho de Gengibre (pedaços de filé de peixe branco com molho de tomates, gengibre, alho e pimentão vermelho, levemente picante. Também é chamado de Peixe Apimentado).

– Filé de Peixe ou Camarão Chop-Suey: pedaços de filé de peixe branco acompanhados de broto de feijão, pimentões verdes e vermelhos, cebola, broto de bambu e cogumelos.

Carnes

Como surgiu o Biscoito da Sorte chinês, Biscoito, sorte, chinês, 3 Talheres, biscoito da sorte

Filé Lig-Ligcarne bovina em tiras ao molho shoyu e batatas fritas.

Filé ao Molho Curry: carne bovina em tiras combinadas com cebolas ao curry, levemente picante.

Massas

– Macarrão Chop-Suey: Yakissoba, macarrão frito acompanhado de carne bovina, frango, acelga, brócolis, couve-flor, cenoura, broto de bambu e cogumelos.

– Macarrão com Frango: macarrão frito acompanhado de frango, acelga, brócolis, couve-flor, cenoura e cogumelos.

Frango e Lombo Suíno

– Frango ao Molho Curry: tenros cubinhos de carne de frango acompanhados por cebolas ao curry, levemente picante.

– Frango ou Lombo Agridoce: tenros cubinhos de carne de frango ou lombo suíno empanados, envolvidos em molho agridoce e acompanhados por cebola, pimentões vermelhos e verdes e abacaxi fresco.

Outros pratos chineses bastante conhecidos

– Arroz Chow-Fan ou Chow-Fan Especial: risoto chinês preparado com arroz, frango picado, ovos mexidos e cenoura. Se preferir Chow-Fan Especial, acrescentam-se camarões.

– Bifum ou Bifum ao Curry: macarrão de arroz com tiras de lombo, ovos mexidos, pimentões vermelhos e verdes, cebola, broto de bambu e cogumelos, pode ou não ser condimentado com curry, que atribui ao prato um sabor levemente picante.

Sobremesas

– Banana Imperial: banana envolvida em massa leve, caramelada e recheada com chocolate meio amargo.

– Frutas Carameladas: banana, maçã ou abacaxi envolvidos em massa leve e caramelados.

 

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.