Natal: frutas típicas podem ir muito além da decoração

Com a chegada das festas de fim de ano, o consumo de frutas “tipicamente natalinas”, como a uva niágara e a cereja, aumenta consideravelmente. As frutas fazem parte da decoração das mesas dos almoços e ceias em família, mas podem ser usadas também em várias receitas. E o melhor: além de saborosas, proporcionam incontáveis benefícios à saúde.

A uva niágara, por exemplo, é rica em vitamina A, um antioxidante que protege a pele contra os danos do sol e ajuda no reforço da imunidade. Também possui vitamina C, cujo antioxidante auxilia na imunidade e na produção natural de colágeno. Já a vitamina K, também presente na fruta, está relacionada com o melhor padrão de coagulação do sangue e é importante para a saúde óssea. “Além disso, é fonte de potássio, que previne câimbras, ajuda no controle da pressão arterial e nos processos de contração muscular”, explica Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti.

Outro ponto positivo, segundo a nutricionista, é que a uva tem poucas calorias: 100g possuem apenas 50kcal. “Embora muitos pensem que uva é uma fruta calórica e que atrapalha o emagrecimento, em quantidades adequadas, ela não terá esse efeito”, ensina.

A cereja também não fica atrás da uva em termos nutricionais. Seu consumo ajuda diretamente no auxílio ao controle da glicemia, por causa do ácido clorogênico e antocianinas – também presente na fruta, é um antioxidante que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares. Assim como a uva niágara, a cereja é rica em vitamina C, que ajuda na imunidade e na produção natural de colágeno.

“Para quem sofre de insônia, recomendo a ingestão de cereja, pois o triptofano presente na fruta, é um aminoácido importante para a produção de melatonina, que ajuda na melhora da qualidade do sono”, ressalta Renata.

Para a nutricionista, a recomendação é que as frutas sejam consumidas inteiras e com casca para aproveitar ao máximo os nutrientes, principalmente as fibras. Sempre que as frutas são congeladas, batidas, cortadas, elas começam a perder nutrientes. Então, quanto mais fresca e preparada perto do momento do consumo, mais nutritiva será.”

Oba Hortifruti

A rede é referência em qualidade e variedade de produtos, e oferece diariamente um atendimento mais próximo, que prioriza o relacionamento com o cliente, garantindo o equilíbrio perfeito entre sabor e saúde para a vida das pessoas. Acredita que reunir a família e os amigos ao redor da mesa é um momento gostoso e saudável. Referência em saudabilidade e prazer em comer bem, O Oba é fonte para quem deseja manter uma boa alimentação.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.