O tradicional Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes chega à 22ª edição em 2019 entre 23 de agosto e 1° de setembro, com cerca de 200 atrações gastronômicas, em estandes de chefs e produtores, cozinhas ao vivo, aulas, palestras e eventos requintados com cozinheiros convidados. Em 2019, entre os destaques estão os Festins, jantares que voltam a ser protagonizados por chefs nacionais de relevância, como: Marcelo Petrarca (DF), Alberto Landgraf (RJ), André Mifano (SP), Morena Leite (SP), Henrique Gilberto (MG) e Marco Gil (CE).
No Festival, os estandes se dividem entre a Praça da Rodoviária e a Praça Campos das Vertentes, com pratos variados, entre os restaurantes já confirmados estão: Cultivo; Plano B, Biroska, Taberna dos Inconfidentes, Ora Pro Nobis, Cia do Boi e Estalagem do Sabor.
As praças também sediam o espaço Origem ao Prato, onde convidados preparam receitas em tempo real, que podem ser degustadas pelos visitantes. Na programação já estão nomes como Elzinha Nunes e Márcia Nunes, do Dona Lucinha, Juliano Caldeira, do Rima dos Sabores, Cristóvão Laruça, do Caravela, Caio Soter de Noronha, do Alma Chef e Bruna Martins, do Birosca.
Na Praça do Conhecimento haverá os espaços: Interativo – onde o público cozinha com os chefs, com aulas como a de pães, da DuPain, ou de confeitaria, com o chef Rafael Pires. E Degustação, com palestras dos mais importantes especialistas em gastronomia, como por exemplo, Eduardo Girão e Juliana Ustra, falando de queijos e chocolates brasileiros; ou Elzinha e Márcia Nunes abordando o legado Dona Lucinha. A Pousada Escola Senac também recebe aulas ao longo da programação.
Quem quiser levar ingredientes garimpados dos mais diversos estados, pode passar no espaço Produtos & Produtores, os embutidos e queijos do Casal Gastrô e os doces da Doces Bom já estão entre os confirmados. A programação artística dá a trilha sonora perfeita para o evento, com shows e performances.
Parte do Projeto Fartura – Comidas do Brasil, que tem como premissa mapear a cadeia produtiva da gastronomia, da origem ao prato, o Festival em 2019 tem a sustentabilidade como um objetivo. Não só nesta edição, mas para ser aprimorado ano após ano. Entre as ações sustentáveis praticadas pelo evento, estão: reprocessamento do óleo, pratos biodegradáveis, coleta seletiva de lixo, fomento do mercado local, reutilização de madeiras e lonas, doação de árvores frutíferas para instituições, entre outras ações.
A base da curadoria gastronômica é a Expedição Fartura que já percorreu o Brasil inteiro em mais de 77 mil km coletando informações sobre chefs, produtores, produtos, ingredientes, mercados e receitas. Além disso, a presença dos festivais Fartura em todas as regiões do país consolidam o Fartura – Comidas do Brasil como a mais completa plataforma e fonte gastronômica do país.
SERVIÇO:
22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes
Data prevista: de 23 de agosto a 1° de setembro
Local: Tiradentes/MG
farturabrasil.com.br
facebook.com\farturabrasil
instagram.com\farturabrasil
SOBRE A PLATAFORMA FARTURA – COMIDAS DO BRASIL
A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear a cadeia produtiva da gastronomia, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia.
As Expedições Fartura são viagens que já percorreram mais de 77 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram mais de 264 cidades visitadas e cerca de 600 fontes entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizados no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados.
A celebração do projeto são os Festivais Fartura, onde há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Nos eventos – que já acontecem em Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa – é possível adquirir conhecimento, aprender receitas, conhecer histórias, comprar produtos e, claro, experimentar os pratos dos mais renomados chefs de todo o país. Até 2018, os festivais serviram 285 mil pratos, realizaram 2.700 atividades gastronômicas e 1.130 culturais; foram 4.700 profissionais de gastronomia envolvidos para servirem um público de mais de 770 mil pessoas.
Entre outros prêmios, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil recebeu o second runner-up em Inovação em Turismo, da United Nation World Tourism Organization.