3 Talheres realiza degustação de panetones

Fim de ano chegando e as lojas estão repletas de panetones e chocotones diferentes. São tantas opções que fica até difícil qual escolher para comer ou presentear, não é mesmo? Este ano, o site 3 Talheres – Gastronomia na Capital experimentou diversos tipos das mais variadas marcas. A gravação aconteceu nos estúdios da 32Zoom Produtora Multivisual, localizada em Águas Claras.

Entre os panetones tradicionais e os mais diferentes, listamos a seguir nossas impressões sobre os pontos positivos de cada um. Se você prefere o tradicional com frutas ou com chocolate não importa. O fundamental é celebrar a data com a família e amigos, superando todas as diferenças e dificuldades com alguma das delícias recomendadas abaixo.

Bauducco

Pandoro
Sempre lembrada quando o assunto é panetone, a Bauducco enviou para a redação nada menos que quatro de seus variados produtos para o Natal 2019. O Pandoro, mais diferente de todos, não tem recheio de frutas ou chocolate. A embalagem acompanha açúcar de confeiteiro e um livrinho de receitas, pois a ideia é que cada pessoa o sirva como sua imaginação mandar: com geleia, sorvete etc. Traz um sabor mais suave, por isso não enjoa, além de ficar muito bonito na mesa por causa do seu formato de estrela.

Panettone e Chocottone
O tradicional Panettone é vendido nas versões 80g (mini), 500g ou 1 kg. A nossa foi a versão 750g, em uma linda lata decorativa. De todos os experimentados foi o mais cheiroso, com um aroma que se espalhou assim que a embalagem foi aberta. O Chocottone também não decepcionou. Traz gotas de chocolate no lugar das frutas cristalizadas e massa com o sabor italiano que já é conhecido pelos brasileiros.

Linha Speciale
Com uma embalagem que lembra um presente, a linha Speciale surpreende pelos sabores: tem o panettone com frutas cristalizadas e damascos, e o chocottone com gotas de chocolate e laranja. O primeiro acerta na combinação e o damasco faz a diferença, acrescentando uma textura a mais. Já o segundo o gosto da laranja é bem suave. Todos já vêm com cobertura açucarada e amêndoas. Assim como os demais, a massa é bem fofa e molhadinha.

Havanna do ParkShopping

Está todo mundo correndo para trocar as notas fiscais pelo brinde do ParkShopping. A cada R$ 500 em compras, o cliente pode receber um maravilhoso panetone Havanna de 700g. Ele traz um recheio especial, que é um duo do tradicional doce de leite argentino com um saboroso creme de chocolate.  A massa não é seca e o recheio traz uma boa cremosidade!

Cacau Show

Recebemos duas latas luxuosas da Cacau Show. Uma tinha o Panettone Premium LaNut (com sabor de nozes, recheio sabor de avelã, coberto com chocolate ao leite com pasta de avelã e decorado com chocolate 70%). Quem é fã de creme de avelã vai se apaixonar porque o gosto é bem marcante. O outro entrou para a lista dos mais ousados. O Panettone Brownie mistura duas massas. E o resultado se complementa muito bem, agradando um público ainda maior.

Dengo

No quesito apresentação, os panetones da Dengo Chocolates se destacaram muito. São envolvidos por um tecido estampado bem colorido. Passa uma impressão que é tudo muito artesanal e feito com cuidado. E os sabores só ajudam a confirmar essa ideia. Provamos de dois sabores: goiabada e coco, e outro de chocolate, cupuaçu e castanha de caju. Todos acertam no açúcar, não sendo enjoativos. O resultado é um panetone que você consegue comer sem parar. O de goiabada é espetacular, ainda mais porque é finalizado com uma crosta de coco ralado. Já o segundo modelo tem pedaços de cupuaçu glaciado, gotas de chocolate amargo 58% e castanha de caju. Ponto positivo para a marca apostar em sabores inovadores!

Sodiê Doces

A Sodiê Doce, usando produtos da Nestlé, está lançando sabores deliciosos em seus panetones, como Chocomoça com recheio de leite condensado branco e de chocolate; Alpino com chocolate trufado; Brigadeiro, Cocada e Doce de Leite. O que provamos foi uma das novidades deste ano: o de Churros, recheado generosamente com um creme de churros. Ao comer, parece que estamos numa verdadeira festa com docinhos. Em Brasília, a Sodiê fica na 708/709 Norte e em Águas Claras.

Rubaiyat

Com uma qualidade inquestionável, a rede Rubaiyat está com dois panetones artesanais de 500g dentro de latas, o que garantiu que não chegassem amassados – um problema que pode acontecer quando a caixa é de papel. Eles são bem assados e com ótimos ingredientes. A versão tradicional é com frutas cristalizadas e outra com chocolate belga Callebaut e doce de leite. Este último, não economiza no recheio cremoso. Estão à venda por R$ 59,90 no Rubaiyat Brasília (Setor de Clubes Esportivos Sul).

Oba Hortifruti

O panetone do Oba veio num lata achatada muito bonita com estampa de onça pintada. O de chocolate veio com uma cobertura de chocolate meio amargo com granulados. Sem exagerar no açúcar, traz um sabor mais maduro que os demais, sendo que o recheio se concentra bem no meio.

Jacket Café

Jacket Café (106 Sul) está com três modelos de chocotones artesanais. Todos belíssimos e com sabores diferentes. Pudemos experimentar o chocotone com recheio cremoso de matcha, decorado com morangos. Há ainda o chocotone com recheio de café e praliné de amêndoas e o chocotone com arco-íris de leite ninho. Com um cardápio correto e antenado em tudo que é gostoso e está em alta, a cafeteria acertou mais uma vez com um chocotone com muito, muito, muito recheio!

Michel Toronaga

Jornalista brasiliense, cinéfilo. Acredita que a comida é uma troca de energia e que a cozinha é o lugar da casa onde todos se tornam iguais. Como parte de sua herança familiar, é fã de curry japonês, embora não abra mão de uma bela farofinha.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.