Receita de salada prática e econômica

Túlio Villafañe

Com vegetais em lata, as sobras do peru ou do chester da ceia se transformam em uma salada incrível para o almoço do dia seguinte

Almoço de Natal é sinônimo de mesa farta e colorida. Mas, nos tempos atuais, temos que pensar também em economia e praticidade. Por isso, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), ensina a receita da Christmas Layred Salad, ou salada “deitada” de Natal, bem típica nos lares da América do Norte e excelente para saborear no verão, estação de Natal na América do Sul.

Com ervilha, milho, palmito e creme de leite em lata, a salada é montada em um pote grande de vidro e fica super charmosa na mesa. Como proteína, leva as sobras do peru ou chester da ceia, além de ovos cozidos. Mas, se você tiver preparado lombinho, também fica uma delícia.

Além de muito práticos, os legumes enlatados são mais econômicos. Isto porque são colhidos em plena safra e logo encaminhados para o envasamento. Como são embalados a vácuo dentro da lata de aço, ficam isentos de conservantes químicos. É comida gostosa e saudável à mesa, para um almoço de Natal inesquecível no dia 25!

Ingredientes:

1 lata de milho
1 lata de ervilha
1 lata de palmito picadinho
2 xícaras de maionese
1 xícara de creme de leite em lata
Sobras do peru ou chester desfiado
3 ovos cozidos com a gema dura, fatiados depois de frios
300g de tomates cereja cortados ao meio
Verduras frescas para as camadas (repolho, alface ou rúcula)
Salsa e cebolinha picadinhos

Modo de preparo:

  1. Escorra os legumes em lata e separe;
  2. Misture a maionese com o creme de leite e bata com um garfo, até ficar com consistência cremosa. Acrescente o cheiro verde e misture;
  3. Em um pote de vidro grande e transparente, monte a salada em camadas, colocando um ingrediente de cada vez e alternando com a maionese batida;
  4. Termine com uma camada de maionese e cheiro verde para decorar;
  5. Leve à geladeira por pelo menos uma hora antes de servir;
  6. Dura até 2 dias na geladeira.


Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva.

A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.

Deixe um comentário