Cozinhar vai além de combinar sabores. É preciso ter técnicas e truques, o famoso Pulo do Gato. Qual a verdadeira receita do cuscuz paulista? Essa resposta virou notícia semana passada na 7ª edição de um reality show de culinária em um canal de tevê fechada.
A tarefa era preparar o prato que no Nordeste é só hidratar o fubá, colocar na cuscuzeira e na hora de comer, passar uma manteiguinha. Já na terra da garoa, a refeição que tem como base a farinha de milho, pode ser recheado com camarão, peixe ou frango, vai do gosto de quem está preparando.
O prato tem segredos e um modo de preparo que requer atenção para conseguir desenformar sem quebrar e para não ficar seco ou com gosto de cru.
Mas é só um truque! Quando pega o jeito, é maroto, meu!
Cuscuz Paulista de Frutos do mar
Por: Chef Melchior Neto
Ingredientes:
- 4 mexilhões com casca
- 200 gramas de camarão médio
- 2 lagostins
- 200 gramas de anéis de lula
- 500 gramas de farinha de milho flocada
- 1 cebola roxa picada
- 1 dente de alho picado
- 4 colheres de sopa de azeite
- 1 talo de salsão picado
- 1 sachê de molho de tomate
- 1 xícara de água
- Salsa
- Sal e pimenta do reino a gosto
Preparo:
Frite os camarões até ficarem brancos cozidos (rápido, não deixe passar do ponto). Reserve
Na mesma panela frite a cebola e o olho, coloque os anéis de Lula mexendo sempre, jogue o salsão picado, o molho de tomate, água e deixe ferver. Acerte o sal e a pimenta. Quando ferver jogue o mexilhão e o lagostim e a salsa picada.
Desligue o fogo e tampe a panela. Deixe descansar por 10 minutos.
Retire os mexilhões e o lagostim e reserve junto com os camarões. Eles serão a decoração do seu cuscuz. Acomode os camarões, os mexilhões com a casca e os lagostins no fundo da forma redonda com furo no meio. Ligue novamente o fogo baixo dessa vez, incorpore toda a farinha de milho flocada mexendo bem para formar uma massa lisa. Jogue a massa ainda quente na forma e deixe descansar por 20 minutos, desenforme e sirva bem 6 pessoas.
Truque 1 – Unte a forma de buraco com azeite para que desenforme sem quebrar.
Truque 2 – A farinha flocada está bem cozida quando fica com aparência de pirão encorpado
Truque 3 – Recheie com os ingredientes que mais gostar. Pode ser a famosa sardinha, frango desfiado e o que a sua imaginação permitir.