A aveia como aliada da alimentação saudável: como seu consumo pode trazer equilíbrio para as refeições
Com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e imunogênicas, o alimento é versátil e pode ser consumido de vários jeitos e em diferentes momentos do dia
Em 2021, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou um relatório mostrando como o aumento na demanda levou o Brasil a colher mais de um milhão de toneladas de aveia. Neste documento, a Conab estimou uma colheita de 1,088 milhão de toneladas referente à safra 2021/2022, um aumento de 27,7% em relação à anterior. Os dados dessa produção revelam uma presença significativa desse cereal nas casas dos brasileiros – e muitos nem sabem que a aveia é um dos alimentos funcionais mais reconhecidos no mundo todo.
A aveia possui diversos benefícios para a saúde e é, constantemente, chamada de “superalimento” pelos nutricionistas. Marcela Worcemann, nutricionista focada no estilo de vida vegano, explica como o consumo do cereal pode beneficiar a alimentação. “A aveia é um alimento muito completo, justamente pelo aporte de diferentes nutrientes.
É uma importante fonte de carboidrato, nutriente que fornece energia para nosso organismo. Também é uma grande fonte de fibras, especialmente beta-glucanas, que é um tipo de fibra que está relacionada positivamente com o controle dos níveis de colesterol.”
Quando falamos sobre vegetarianismo e veganismo, o alimento também entra como grande aliado para atingir o aporte protéico diário que o corpo precisa. “A aveia tem um excelente equilíbrio entre seus nutrientes, que se assemelha a nossa necessidade diária. Na dieta vegetariana, ela funciona como um complemento para atingir os nutrientes que precisamos. Combinada com frutas e sementes, por exemplo, é uma excelente opção de lanche intermediário ou café da manhã equilibrado”, finaliza Worcemann.
Opções para consumir a aveia não faltam – sendo um alimento extremamente versátil e podendo ser incluído em diversos lanches e pratos. Observando esse contexto, a empresária curitibana Celina Poersch decidiu surfar nessa onda e criar uma nova marca que traz um conceito inédito para o clássico mingau de aveia, trazendo mais praticidade para um alimento que já faz parte da vida do brasileiro, porém de uma maneira diferente, mais moderna e mais fácil.
A Goat chega ao mercado com quatro sabores do mingau de aveia, que vão desde o sabor clássico da casa da vovó, até sabores mais inusitados e tropicais, do jeitinho brasileiro. Celina revela que um dos principais objetivos com a marca é mostrar que a aveia pode ser tão gostosa quanto é saudável. “Nossas receitas são saudáveis, mas, acima de tudo, revigorantes, reconfortantes e deliciosas! E, além disso, queremos mostrar como a aveia é prática, sem segredos. Nosso mingau é preparado instantaneamente”, conta Celina.