A American Cookies, rede brasiliense especializada no biscoito americano, cresceu 230%, de fevereiro de 2020 para fevereiro de 2021, indo na contramão da crise do novo coronavírus. E não foi só o faturamento da marca que aumentou nos últimos meses. Com um plano audacioso de expansão pelo sistema de franchising, a rede, que conta com 15 unidades abertas por quatro estados brasileiros (DF, MG, GO e SP), planeja fechar o ano de 2021 com mais de 60 unidades pelo país.
A expectativa é abrir outras oito unidades ainda no primeiro semestre deste ano, sendo quatro somente no Distrito Federal, uma em Caldas Novas (GO), outra em Uberlândia (MG), uma 2ª unidade em Belo Horizonte e uma no Rio de Janeiro, região central da Cidade Maravilhosa.
Em março e no início de abril, quatro novas unidades da marca já abriram as portas em Brasília. É o caso da 1ª loja conceito da rede American Cookies, inaugurada no bairro da Asa Norte, e que conta com as três opções de serviço: salão para consumo no local (fechado temporariamente por conta do decreto), take out e delivery.
Com investimento inicial de 300 mil reais, a nova unidade é uma das maiores da marca brasiliense. Outro ponto que acaba de inaugurar na cidade neste mês é o do Altana Mall, no Lago Norte, que conta com o investimento de R$ 250 mil reais e funciona, no momento, somente por take out e delivery.
A marca brasiliense também acaba de abrir uma unidade no Terraço Shopping, na Octogonal, que contou com investimento inicial de R$ 150 mil e funciona, temporariamente, apenas delivery e take out. A quarta inauguração em Brasília no início do mês de abril foi no Pátio Brasil, shopping tradicional da Asa Sul, com investimento de outros R$ 150 mil reais e também com serviços restritos de delivery e take out.
A expectativa do casal brasiliense por trás da marca, Francielle Faria e Rafael Macedo, que começou o negócio na cozinha de casa, em 2015, é fechar o ano com faturamento de R$ 20 milhões de reais. Para a sócia-fundadora da marca, o sucesso da American Cookies está no seu DNA voltado para o delivery.
”Nosso cookie foi o primeiro doce disponível pelos aplicativos de entrega, em Brasília. Naquela época, só se fazia delivery de pizza e hambúrguer, ninguém pensava na sobremesa. Isso foi muito importante para a marca ter o seu boom no mercado. Começamos como uma dark kitchen e, mesmo com a inauguração de unidades físicas, não abrimos mão do nosso DNA de delivery.
E isso foi fundamental para consolidar e expandir o negócio, mesmo com a pandemia. Afinal, as pessoas não deixam de comer, pelo contrário, pedem ainda mais comida em casa com o isolamento social, ainda mais se essa comida oferece conforto e um pouco de alegria em momentos tão difíceis como os de hoje. Ou seja, foi uma pequena árvore que plantamos anos atrás e que estamos colhendo os frutos agora”, explica a empreendedora.
Sabor e qualidade são os diferenciais
A American Cookies é reconhecida por oferecer ingredientes de qualidade na produção da sua receita exclusiva. Um exemplo desse cuidado na seleção dos insumos é a substituição da margarina pela manteiga de leite e a ausência de gordura vegetal e conservantes químicos – mudanças que garantem uma massa mais amanteigada, fofinha por dentro e crocante por fora.
Outra grande aposta da marca é a generosidade nas porções, com biscoitos maiores que os disponíveis atualmente no mercado (1 unidade – 100g). São mais de 20 variações da guloseima no seu cardápio, além de versões temáticas e sazonais. Entre os best-sellers da marca, merece destaque o Cookie de Nutella com Chocolate ao Leite (R$ 12,00 – unidade) – biscoito de baunilha amanteigado e recheado com puro creme de avelã da marca nutella – e o Cookie Red Velvet com Brigadeiro de Leite Ninho (R$ 12,00 – unidade) – biscoito vermelho de cacau, recheado de brigadeiro gourmet de leite ninho e gotas de chocolate branco.