A Seleção Brasileira de Panificação embarcou para a França no último dia 10 de outubro para disputar a 10ª edição do Mondial du Pain, o mais prestigiado campeonato de panificação do mundo. O torneio será realizado em Nantes, entre os dias 17 e 20 de outubro.
Com a panificação brasileira em um momento de grande crescimento (220 novas padarias por dia), o Brasil, em sua oitava participação, busca uma colocação recorde no mundial.
Quem é o time da excelência:
- A delegação é liderada pelo chef padeiro, confeiteiro e chocolatier Fernando de Oliveira.
- A equipe em competição é formada pelo chef padeiro Rodolfo Nunes (Maniçoba) e seu assistente, o jovem Kássio Pereira, de 21 anos.
A preparação envolve uma rotina de alto desempenho, com treinos que chegam a começar às 5h da manhã e o acompanhamento de uma equipe de psicólogos para gerenciar a pressão.
A competição:
O campeonato reúne 21 equipes de diferentes países e exige excelência em diferentes frentes:
- Técnica: domínio de fermentações e precisão em peso e medida.
- Inovação: criação de pães festivos e artísticos com assinatura autoral e reinterpretação de produtos brasileiros com técnicas internacionais.
- Diferencial: o uso de massa madre será um critério de avaliação crucial para complexidade de sabor, textura e durabilidade.
A preparação final da equipe é realizada sob condições de temperatura e pressão locais, com a delegação ajustando tempos e movimentos no Baking Center™ da Lesaffre em Lille, França.
A Lesaffre, que é referência e pioneira no desenvolvimento de massa madre viva em escala industrial no Brasil, oferece suporte técnico e insumos especializados à equipe. O apoio se alinha à missão da empresa de “trabalhar juntos para melhor nutrir e proteger o planeta”, fomentando a cultura do pão a partir da inovação e da qualidade.
Sobre a Lesaffre
Um em cada três pães no mundo é feito com fermento Lesaffre. Com 170 anos de história, a multinacional francesa é referência em fermentação, desenvolvendo soluções para panificação, sabor e prazer dos alimentos, saúde e biotecnologia.
Fundada em 1853, iniciou com a produção de álcool e, em 1863, expandiu para fermento de panificação. Com experiência em massa madre desde a década de 90, oferece produtos que prolongam frescor e maciez com soluções clean label.
Presente em mais de 50 países, a Lesaffre está presente no Brasil há mais de 30 anos e inaugurou em 2021 a primeira fábrica local de massa madre viva. Com sede em Campinas, a empresa conta com uma equipe técnica via Baking Center™ e uma rede de distribuidores por todo o país.