Cepêra e Eureciclo já reciclam 22% das embalagens

Redação

De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), no Brasil, 50% do lixo é coletado, mas apenas 3% do resíduo reciclável é reciclado.

Com base nesses índices e ciente de sua responsabilidade socioambiental, a Cepêra junto com a eureciclo – empresa que tem como missão elevar as taxas de reciclagem e criar valor para todos os agentes dessa cadeia, se uniram para reduzirem os impactos no meio ambiente pós-consumo.

Atualmente, muitas embalagens com potencial de reciclagem acabam sendo destinadas para aterros e lixões irregulares. Com a proposta de reduzir a quantidade de resíduos sólidos descartados em destinos impróprios, foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em 2010, que traz o conceito de responsabilidade compartilhada e a necessidade de um sistema de logística reversa para aumentar o retorno dos resíduos ao ciclo produtivo, com meta progressiva estabelecida em acordo setorial, atualmente definida em 22%.

Para isso, a eureciclo utiliza a tecnologia de compensação ambiental, amplamente aplicado na Europa e criou um mecanismo de oferta e demanda de certificados de reciclagem rastreáveis, que resultam em um fluxo de contínuos investimentos para o desenvolvimento do setor. A marca é a maior certificadora de logística reversa do país, e, por meio do selo eureciclo, gera reconhecimento e valorização do público, que está cada vez mais preocupado com os impactos ambientais do seu consumo.

Hoje a Cepêra já recicla 22% de suas embalagens em âmbito nacional e já possui autorização para utilizar o selo em suas embalagens. Mas esta não é a única ação da empresa em prol de atitudes mais sustentáveis. Em maio último, criou um “Movimento de Conscientização Socioambiental” com a Campanha #CêpiraEco em homenagem ao Dia Internacional da #Biodiversidade (22/05), com ações recorrentes e extensivas ao longo do ano para consolidar a marca como uma empresa que possui consciência da própria responsabilidade ambiental e está focada em iniciar movimentos favoráveis à temática, como logística reversa, cozinha circular, reciclagem, inovação em processos, parcerias com cooperativas, entre outras.

Como explica a Gerente de Marketing da Cepêra, Ana Carolina Penteado, o propósito da Cepêra é estimular a preocupação com a sustentabilidade, proporcionando o destino correto às embalagens pós-consumo e, ainda, estimular a circularidade, dando um novo destino a resíduos que podem ser reciclados. “Há ainda, todo um ecossistema que se beneficia desse processo de logística reversa, que incluem desde a maior geração de renda para os catadores de materiais recicláveis, redução na emissão de gases de efeito estufa e milhares de embalagens não serão mais descartadas no meio ambiente”, lembra a gerente.

De acordo com o Programa AD Circular, da Avery Dennison, apenas no segundo trimestre de 2021 a Cepêra reciclou mais de 6,61 toneladas de materiais autoadesivos. O liner é transformado em polpa de celulose, virando novamente papel, e os resíduos plásticos são transformados em nova matéria-prima, a resina. Em indicadores ambientais, essa cifra corresponde a 165 árvores e 23 mil KWh de energia poupadas.

Vale lembrar que os consumidores estão mais conscientes e atentos às empresas que utilizam práticas sustentáveis, sendo que 35% estão dando mais preferência para produtos com menos embalagens e 32% valorizam marcas sustentáveis, segundo dados da pesquisa Opinion Box, realizada em 2020. “Nossas ações nesse sentido incluem tratamento de efluentes com 90% de remoção, o que possibilita o reuso em limpezas externas e jardinagem”, explica Carolina. “Os resíduos líquidos e gasosos da fábrica recebem tratamento para que retornem ao meio ambiente sem poluir os rios e o ar da cidade”, diz.

A Cepêra direciona suas atividades para que a empresa seja cada vez mais sustentável em seus processos. Entre elas se destaca o Movimento #CepiraEco, que incentiva a Conscientização Socioambiental, com ações para consolidar a marca como uma empresa ambientalmente responsável. “Nosso lema é ir e voltar, sem desperdiçar, o que remete, entre outros, à economia circular, à utilização de caixas de embarque provenientes de fonte renovável, o bagaço de cana-de-açúcar, ao compromisso da Cepêra de utilizar ovos livres de gaiolas em toda a sua produção até 2025, ao tratamento de efluentes e à logística reversa para garantir o descarte correto de embalagens”, pontua Ana Carolina.

Sobre a Cepêra:

Tradicional e moderna, a Cepêra está presente no mercado desde 1947 com sua linha de condimentos, conservas, molhos e pimentas, com o propósito de prover sabores e experiências àqueles que amam cozinhar, sejam profissionais ou amadores. Uma empresa que pensa no paladar dos brasileiros e que acompanha tendências e traz constantemente novidades aos seus consumidores que buscam experimentações e memórias afetivas de forma simples, democrática e autêntica. Além de estar presente em restaurantes, lanchonetes e casas do território nacional, a Cepêra exporta seus produtos para países da América Latina, Europa e Estados Unidos.

Leave a Comment