Como conservar alimentos por mais tempo

Túlio Villafañe

A nutricionista da Água Doce ensina truques para manter por mais tempo as frutas, legumes e verduras

Com a chegada do Verão, muitos alimentos precisam de cuidados redobrados para não estragarem na geladeira, isso porque além das altas temperaturas, famílias aproveitam a época de férias para viajarem e acabam por passar muitos dias fora de casa. Pensando nisso, a nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Jaqueline Lopes, ensina truques para prolongar a durabilidade de frutas, verduras e legumes armazenados na geladeira.

Higienização

È primordial que a limpeza de frutas, verduras e legumes seja feita corretamente para evitar sujeiras e agrotóxicos usados durante o plantio. A higienização deve ser feita sempre antes do consumo ou armazenamento na geladeira. Dessa forma, o recomendado é lavar os itens em água corrente para remover qualquer tipo de impureza. Após, coloque as frutas e as verduras com casca de molho em uma solução, que leva um litro de água e uma colher de bicarbonato de sódio, por 15 minutos e lave novamente em água corrente.

Secagem para armazenamento: após a limpeza, evite colocar os alimentos úmidos na geladeira, dessa forma, eles não estragam rapidamente devido ao acúmulo de água. Uma dica é secar os alimentos e guardar em potes de vidros ou plásticos, intercalando com folhas de papel toalha, pois ajudará a absorver a umidade e servirá para manter as frutas e verduras por mais tempo na geladeira.

Congelamento

Para famílias que irão passar muito tempo fora de casa, uma sugestão é apostar no congelamento das verduras, frutas e legumes. Para isso, é necessário seguir à risca a retirada de água após a higienização. No caso das frutas, pode cortá-las ou fazer polpas e congelar.

No caso dos legumes e verduras, é importante cozinhar os alimentos antes, já descascados e picados, e fazer a técnica de branqueamento, que nada mais é ferver a água, deixar o alimento cozinhar até que fiquem ‘al dente’ e, em seguida, mergulhá-los em água gelada até que fiquem frios, desta forma a água fria irá pausar o processo de cozimento e preservar as qualidades sensoriais do alimento por um tempo maior. Após, é só guardar em potes ou sacos. No congelador, os produtos duram, em média, até três meses. Atenção, vegetais que são consumidos crus, como a alface, acelga e almeirão não devem ser congelados.

Curiosidade — Você sabia?

Algumas frutas como banana, manga, abacate e mamão possuem uma substância chamada de etileno. Conhecido como hormônio do amadurecimento, o elemento permite que as frutas fiquem maduras com mais rapidez. Por isso, esses alimentos devem ser armazenados separados, dessa forma outros itens não são contaminados com a liberação do etileno. Uma sugestão eficaz para impedir o contato com outros alimentos é embrulhar as frutas em plástico filme.

“É importante seguir o passo a passo de como higienizar e guardar os alimentos de forma correta. Assim, conseguimos prolongar a durabilidade do produto, além de evitar o desperdício. Além disso, a limpeza dos alimentos que ingerimos é primordial para ter uma alimentação segura, sem ingestão de bactérias, agrotóxicos e impurezas”, finaliza Jaqueline.

Sobre a Água Doce:

Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos.

Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró.

Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.

Deixe um comentário