Como eliminar gordura e aumentar massa muscular magra

Exercícios e rotinas saudáveis são grandes aliados da boa forma.

A maior parte das pessoas empenhadas na prática de atividades físicas deseja queimar gordura corporal e aumentar sua massa muscular, conseguindo um corpo mais forte, definido e esbelto.

Não é um objetivo fácil, pois requer disciplina, treinos intensos, descanso e alimentação regrada. Veja a seguir algumas dicas para queimar gordura relacionadas a exercícios, sem esquecer que contar com orientação profissional é muito importante para sua segurança e para obter melhores resultados.

Pratique exercícios aeróbicos

Chamamos de aeróbicos os exercícios que trabalham uma grande quantidade de músculos de maneira rítmica. Realizados por um período de tempo contínuo e seguindo um determinado nível de intensidade, os exercícios aeróbicos estimulam a função dos sistemas cardiorrespiratório, vascular e o metabolismo.

Quando bem dosados, adequados individualmente e praticados com regularidade, esses exercícios aumentam a queima de gordura de forma significativa. Além de caminhada, corrida, ciclismo, natação, você encontra nas academias aparelhos como esteiras e bicicletas ergométricas nas quais pode praticar seus aeróbicos com inúmeras variações. Também as aulas de spinning são boas aliadas na queima de gordura.

Empenhe-se nos treinos com carga

Treinos de musculação ou com pesos, também chamados de treinos de contra resistência, são os mais eficientes para quem deseja aumentar os músculos. É preciso manter uma frequência elevada de prática (3 a 4 vezes por semana) e um aumento gradativo das cargas para ver e sentir os resultados, sempre de acordo com seus limites e contando com orientação especializada.

Hábitos saudáveis para toda a vida

Seguiu as dicas anteriores? Agora está na hora de pensar na sua vida como um todo. Veja três dicas que valem não só para a perda de peso, mas para toda a vida.

Alimente-se logo após os treinos

Depois do treino, seu organismo fica debilitado e pede a reposição rápida de vários nutrientes. Se o corpo não recebe nenhum alimento até uma hora depois do treino, ele pode buscar reservas nas proteínas dos seus músculos, causando um efeito totalmente contrário aos seus objetivos. Dê preferência ao consumo de proteínas magras e de carboidratos de baixo índice glicêmico.

Evite o estresse

Além de todos os efeitos negativos que sentimos muito claramente quando estamos estressados, esse vilão pode também desacelerar o seu metabolismo. Quando em níveis muito elevados, o hormônio do estresse, o cortisol, inibe a habilidade do corpo de queimar gordura. Por isso, lembre-se de tirar algumas pausas durante o dia para respirar profundamente, relaxar, alongar-se e assim contribua para manter o seu metabolismo funcionando bem.

Durma tranquilamente

São inúmeros os benefícios associados às boas noites de sono. Diversos estudos indicam haver uma relação entre a privação de sono e o ganho de peso. Um sono tranquilo, de sete a oito horas por dia, garante a liberação de hormônios que contribuem para o vigor físico, combatem o estresse, melhoram a imunidade, evitam o envelhecimento precoce e ainda ajudam a equilibrar o apetite.

7 dicas para eliminar gordura

Existem muitas maneiras de se livrar da gordura indesejada, mas a chave para o sucesso é encontrar um método que seja sustentável a longo prazo. Se nossas dicas anteriores não foram suficiente, aqui estão mais 7 super dicas para ajudá-lo a eliminar a gordura indesejada e atingir seus objetivos de saúde e fitness:

  1. Adote uma dieta equilibrada: O que você come é tão importante quanto o quanto você come. Opte por alimentos nutritivos, como frutas, verduras, grãos integrais, leguminosas e proteínas magras, em vez de alimentos processados, açúcares adicionados e gorduras saturadas.
  2. Pratique exercícios regulares: O exercício físico é essencial para a queima de gordura e manutenção da massa muscular. Escolha atividades que você goste e que sejam apropriadas para o seu nível de condicionamento físico.
  3. Beba muita água: A água é importante para ajudar o corpo a eliminar toxinas e manter-se hidratado. Tente beber pelo menos 8 copos de água por dia.
  4. Dormir o suficiente: O sono é importante para a recuperação do corpo e para a regulação do metabolismo. Tente dormir pelo menos 7-8 horas por noite.
  5. Reduza o estresse: O estresse pode afetar negativamente a saúde e pode aumentar os níveis de hormônios do estresse, como o cortisol, que podem contribuir para o ganho de peso. Tente encontrar maneiras de gerenciar o estresse, como exercícios de relaxamento ou atividades que você goste.
  6. Considere suplementos: Alguns suplementos, como óleo de coco e cetona de framboesa, podem ajudar a acelerar o metabolismo e a queimar gordura. No entanto, é importante lembrar que os suplementos alimentares não são uma solução mágica e devem ser usados em conjunto com uma dieta saudável e exercícios regulares.
  7. Seja paciente: O processo de perda de gordura pode levar tempo e não é sempre linear. Não se desanime se você não vir resultados imediatos.

8 comentários em “Como eliminar gordura e aumentar massa muscular magra”

  1. O melhor suplemento pra quem inicia uma prática de exercícios é o Whey Protein. Não é obrigatório, mas ajudará a aumentar as proteínas consumidas diariamente.
    Inclusive, pessoas na terceira idade têm a recomendação de usar ajudar na manutenção da massa magra e melhorar a qualidade de vida.
    O geriatra ou o nutricionista pode indicar se whey puro ou algum suplemento que tenha whey + vitaminas.

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    • hahah
      Rose, amamos o comentário! Acredito que seja o problema da maioria das pessoas. Eu mesmo não resisto a um docinho depois de qualquer refeição. Você pode tentar substituir aos poucos o chocolate ao leite por versões com mais de 70% de cacau. Vai trazer os benefícios do cacau e ao mesmo tempo você vai ‘desacostumando’ o corpo ao açúcar. Com o tempo você vai ver que prefere muito mais as endorfinas vindas da prática de exercícios do que de uma caixa de bombons.

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