Como escolher a garrafa de sake

Redação

A bebida símbolo dos japoneses já caiu no gosto dos brasileiros há muito tempo! O fermentado de arroz tem sabor suave e o teor alcoólico menor que os destilados, e isso o torna uma das bebidas preferidas para se brindar, seja em doses, em coquetéis ou no preparo das famosas sakerinhas.

No entanto, uma das principais dúvidas que rondam a bebida são seus nomes e o que cada um deles significa quando se trata de aroma, acidez e sabor. Para desvendar de uma vez por todas cada garrafa do fermentado, a Azuma, marca referência no mercado nacional com mais de 85 anos de história, explica todas as categorias de sake, como harmonizá-lo e servi-lo. Confira!

:: Tipos de sake

Comum: É o sake pioneiro com um dos aromas mais neutros. É incolor, tem sabor neutro e final seco. É ideal para misturas com frutas cítricas e uma boa pedida para o preparo das tradicionais sakerinhas, além de ser versátil para uso na culinária, como substituto ao vinho em algumas preparações. Pode ser facilmente combinado com frutos do mar e sushis mais tradicionais.

Soft: Indicado para o preparo de drinks e de quem busca um sabor discreto e agradável. Tem aroma suave, é frutado, leve e delicado no paladar. Permite que a fruta se destaque na preparação pois possui um menor teor alcóolico.

Dourado: O Dourado é um sake para uma legítima experiência oriental, com excelente acidez, aroma fresco e frutado, com sabor suave. É perfeito para consumo puro ou em drinks mais elaborados e considerado um produto de alta qualidade e preço acessível. Harmoniza muito bem com frutos do mar, peixes assados ou com pratos mais populares como pizza e hamburgueres.

Nama: É uma bebida delicada, frutada e de final cítrico. É um sake que passa por somente um processo de pasteurização, diferentemente dos outros tipos, que passam por mais de uma pasteurização, por isso o significado de seu some “sake cru”. Ainda por este motivo, o Nama pede mais cuidado no consumo e armazenamento, que deve ser obrigatoriamente refrigerado, boa pedida para os dias quentes.

Guinjo: Sake Premium, premiado em 20212 como um dos melhores Sakes do Mundo. Muito aromático, frutado e adocicado, com sabor leve e notas de maçã, combinando muito bem com sushis e sashimis, saladas, peixes cozidos, aves e pratos agridoces

:: Como escolher o sake ideal?

Tudo vai depender da forma de consumo pretendida. Entenda:

Aquecido: os sakes mais standard, que possuem menor complexidade de sabor e menos frutados, são ótimos exemplos de produtos para consumo aquecido. A recomendação é servi-los em temperaturas que variam entre 40 e 55 graus Celsius, sendo importante não aquecer além para não perder aroma e sabor.

Azuma Dourado: Excelente acidez e aroma fresco. O Azuma Dourado é ideal tanto para consumo puro, quanto em misturas com frutas, na confecção de drinks. Para harmonizar com a culinária oriental ou para pratos dia a dia, como hamburgueres e pizza, devido a sua versatilidade.

Refrigerado: No Brasil, com temperaturas tropicais, uma bebida refrigerada é muito mais fácil de ser compreendida como agradável no nosso costume. Por isso, o sake refrigerado, vem se tornando uma forma cada vez mais comum de consumo. Para manter os sabores finos de um sake diferenciado, pode se colocar colo sugestão o consumo em torno de 5 graus Celsius.

:: Como servir o sake?

No Japão é tradição servir a bebida em garrafinhas de cerâmica e em copinhos. No Brasil, o sake costuma ser servido em taças ou copos longos, em que o sabor, aroma e cor da bebida podem ser mais bem percebidos e a apreciados.

:: O sake pode ser harmonizado com outros pratos?

Apesar de ser uma bebida tradicional japonesa, o sake pode ser harmonizado com diferentes pratos além da comida oriental. Isso porque a versatilidade e leveza da bebida permitem que seja facilmente harmonizada com comidas do dia a dia, como hamburguer, petiscos de boteco, massas, carnes e até tábua de frios.

Leave a Comment