Como surgiu o panetone?

O panetone é um bolo tradicionalmente consumido durante o Natal na Itália e em outros países de língua portuguesa. É um bolo alto e redondo feito com farinha de trigo, ovos, açúcar, manteiga e uvas passas, e é coberto com açúcar glacê.

A história do panetone é um pouco controversa, mas a lenda mais comum é que ele foi criado por um padeiro chamado Toni em Milão, Itália, no século XV. A lenda diz que Toni criou o bolo como um presente para o Duque de Milan, usando ingredientes que ele tinha em excesso em sua padaria. O bolo foi um sucesso e logo se tornou um item popular nas festas de fim de ano na Itália.

Outra teoria é que o panetone foi criado pelos romanos e foi trazido para a Itália pelos invasores bárbaros. De qualquer forma, o panetone se tornou um símbolo da culinária italiana e é um item popular em mesas de Natal em todo o mundo.

Quais são os países que comem panetone?

O panetone é mais popular na Itália, onde é um bolo tradicionalmente consumido durante o Natal. No entanto, ele também é muito popular em outros países de língua portuguesa, incluindo o Brasil, onde é chamado de “panetone” ou “panettone”.

O panetone também é consumido em outros países da Europa e América Latina, bem como em alguns países asiáticos, como o Japão. Em geral, o panetone é um bolo popular em muitas partes do mundo e é muitas vezes associado com as festividades de fim de ano.

Deixe um comentário