Como usar um Decanter para vinhos

Mesmo quem não tem um em casa, já deve ter visto esse recipiente alguma vez na vida. Mas afinal, para que serve um decanter? Como se usa? O sommelier Gustavo Giacchero, do marketplace Wine Trader, ensina como utilizar esse importante acessório do vinho.

Para que serve?

Decantar, significa, livrar um líquido de suas impurezas. Além de desprender as partículas sólidas (borras) que podem ter na bebida, o decanter também enaltece as notas aromáticas e gustativas mais importantes e presentes no vinho. Para iniciantes, as mudanças no líquido podem não ser tão evidentes, mas o sommelier dá detalhes do que acontece ao fazer a passagem da bebida no recipiente. “O álcool que exala na decantação exclui aquela sensação quente que tem na bebida; consequentemente os aromas se tornam mais perceptíveis e por fim, o vinho se torna mais equilibrado”, explica Giacchero.

Passo a Passo para usar o Decanter

O procedimento para a utilização correta é simples. Porém, de acordo com Gustavo, é importante seguir as etapas do processo, dos cuidados com a limpeza até a forma de despejar o líquido na taça. “Primeiro, é importante identificar se o decanter está devidamente limpo, sem nenhuma impureza ou poeira; depois devemos tirar a cápsula do gargalo da garrafa, pois sem a mesma, é possível identificar com maior facilidade alguma partícula sólida no vinho ao fazer o ato de decantação”.

Como passo principal, o sommelier orienta a passar o líquido lentamente da garrafa para o acessório, mas com uma dica importante: “o finalzinho da garrafa não deve ir diretamente para o decanter, e sim para uma taça. Caso tenha sedimentos, ficará separado de toda bebida que está dentro do utensílio”.

Quais são os vinhos que podem ser decantados?

Segundo o sommelier, o decanter é recomendado para vinhos mais encorpados, com uma certa idade de evolução na garrafa e também rótulos que não são filtrados (informação consta no contra-rótulo). Já os vinhos leves e delicados, não são recomendados a serem colocados em decantação.

Vinhos na Wine Trader para decantar

Na plataforma Wine Trader há um vasto porftólio de vinhos antigos e raros. Alguns rótulos chegam a ter mais de 30 anos, “para decantar estes vinhos, o ideal é deixarmos as garrafas em pé por algumas horas para as partículas sólidas, que certamente teremos nestes vinhos, desçam para o fundo e facilitar nossa decantação” orienta Gustavo.

Sobre a Winetrader

O mercado de vinhos de alta gama ganhou em 2020 um novo player para ajudar donos de coleções e rótulos raros a identificar eventuais compradores através de uma plataforma digital que atua como um marketplace dinâmico e eficaz. Com esta premissa, e disposta a se diferenciar neste segmento, a Winetrader surge como um importante aliado ao encontrar compradores para a comercialização de rótulos únicos e diferenciados.

O negócio é inspirado em marketplaces americanos, como o Vinfolio e abre também a oportunidade de formar uma comunidade de colecionadores e investidores de vinhos, conectando o vendedor com o comprador de forma segura, prática, discreta e com suporte. Curadoria, variedade, preços competitivos e discrição são alguns dos “assets”que a Winetrader oferece a seus clientes. De forma facilitada, através de um cadastro online clientes enviam seus vinhos em foto padrão, e em seguida são analisados itens como volume do líquido, gargalo e rótulo, entre outros

Atualmente encontram-se disponíveis na Winetrader cerca de 500 rótulos que vão de 100 a 100 mil reais. Entre as metas deste ano os sócios miram aumentar a variedade de vinhos para 3.000 rótulos até o final deste ano, atrair para a plataforma grandes players do mercado e consolidar-se como o melhor marketplace de rótulos de alta gama, vindo a ser referência em vinhos premium no mercado nacional.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.