Conheça algumas curiosidades do tomate

Fruta, legume ou verdura?

Muitos acham que o tomate é um legume por fazer parte da salada, mas ele é uma hortaliça do tipo fruta, mesmo sem o sabor doce

É muito nutritivo

O tomate típico (de coloração vermelha) é rico em ácido ascórbico (vitamina C). Também fornece pró-vitamina A (em pequenas concentrações). É uma boa fonte de vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio e potássio.

Pode evitar alguns tipos de câncer

Por ser rico em licopeno (que confere a cor vermelha típica dos frutos), o tomate tem propriedades que evitam o desenvolvimento de diversos tipos de câncer de próstata, ovário e na redução de doenças cardiovasculares.

Teve origem nas Américas

Apesar de ser popular na Itália, o tomate não é obrigatório da Europa, e sim das Américas. De acordo com o pesquisador da Embrapa, “o tomateiro é nativo da região Andina, englobando o Peru, Norte do Chile, Equador (incluindo as Ilhas Galápagos) ”.

Demorou para chegar à Europa

Apesar da fama dos molhos italianos, o tomate só chegou à Europa no século XVI. E no início, eles não eram comidos, mas usados como decoração nas mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a usar tomate como comida. Por lá, chamaram a fruta de “promo d’oro” (pomo de ouro), que também deu origem ao nome da receita de molho de tomate pomodoro.

O Brasil cultiva quase todas as variedades

A produção brasileira de tomates abrange quase todas as variedades da fruta. “Os tipos mais populares são os tomates caqui (longa-vida ou convencional), tomate Santa Cruz/Santa Clara/Débora, tomate Italiano ou Saladette, tomate mesa rasteiro e tomate industrial, tomate cereja e tomate grape”, conta o pesquisador. “As principais diferenças estão no formato e tamanho dos frutos, e como eles são cultivados (com estacas, todos os grupos) ou rasteiros (tomate mesa rasteiro e tomate industrial) ”.

Existem tomates mais indicados para molhos ou saladas

Na hora de escolher qual tomate comprar, leve em consideração que alguns tipos são melhores para molhos, in natura nas saladas ou outros usos:

  • Tomate caqui (longa-vida ou convencional): consumo in natura;
  • Tomate Santa Cruz/ Santa Clara/ Débora: consumo in natura e molhos caseiros;
  • Tomate Italiano/Saladette: consumo in natura, molhos caseiros e tomate seco;
  • Tomate mesa rasteiro e tomateiro industrial: consumo in natura, molhos caseiros, extratos, ketchup;
  • Tomates cereja e grape: consumo in natura;

Outros usos

Além das comidas, o tomate também faz suco e drinks como o Bloody Mary, que leva molho inglês, pimenta e vodka.

Sobre a Predilecta -A Predilecta é hoje uma das maiores indústrias de alimentos do país. Entre os alimentos produzidos destacam-se os atomatados, condimentos, doces, conservas, molhos, massas, vegetais e goiabadas. A Predilecta produz e comercializa produtos de alta qualidade que são elaborados com equipamentos de tecnologia de ponta em conformidade com as mais rigorosas normas de processo de fabricação. Atualmente a empresa é auditada e fiscalizado pelos órgãos mais exigentes, que comprovam a qualidade e a segurança alimentar durante toda a cadeia de produção. Produz também diversos itens com marcas próprias das principais redes supermercadistas do país. A Predilecta exporta seus produtos para mais de 58 países. São 27 anos de tradição no ramo alimentício.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.