Conversa com Ensei Neto, especialista em café

Conversamos com Ensei Neto, autor do livro Receitinhas Para Você – Café. O especialista lançou a obra em Brasília e, nesta entrevista, falou mais sobre a bebida e os grãos que cada vez possuem mais fãs.

Seu livro traz muitas curiosidades. Gostaria que você falasse sobre o não-recomendado uso garrafa térmica, tão usada no Brasil para armazenar o café depois de feito.

A garrafa térmica pode ser utilizada desde que seja por pouco tempo, no máximo em até 1 hora. Depois disso o processo de oxidação, que modifica o sabor para pior, fica muito intenso, principalmente se for um café de menor qualidade e adoçado.Octavio Café ensina diferentes métodos de preparo de café

Apesar de muito presente no país, você acredita que o brasileiro sabe apreciar o café?

Pode-se afirmar que sim. O brasileiro está reaprendendo a consumir o café em razão das novidades que o atual vigoroso mercado vem apresentando. Produtores com sementes de alta qualidade, muitos novos torrefadores com torras muito bem feitas, diferentes métodos de preparo e utensílios que surgem a cada dia ajudam a criar maior interesse pelo café. Além disso, muitos artigos, publicações, blogs e programas sobre o café vêm sendo produzidos com base no maior interesse que o brasileiro tem pela bebida, sua origem e produção.

Para além da bebida, você acredita que o café é bem aproveitado na gastronomia brasileira?

Ainda o café é sub utilizado na gastronomia. Observe que a maior parte dos pratos utilizam de forma direta o café coado ou espresso, o que abre um mundo de novas perspectivas. Pode-se, por exemplo, combinar o café com extratos ou até mudar sua apresentação, como fazê-lo esferificado como na cozinha molecular.

Que dica você dá para quem quer começar a apreciar o café, mas está acostumado com os cafés mais simples e adoçados?

Experimentar de tudo e sempre! A experiência é o melhor caminho para o aprendizado, pois é um processo em que os sentidos precisam ser estimulados. E em relação ao açúcar, se sempre usou é porque essa pessoa provavelmente experimentou apenas cafés ruins. Consumindo cafés de boa bebida, tentar diminuir a quantidade de açúcar gradativamente é o treino diário a ser feito!

Há atualmente um movimento muito grande de apreciadores de café no país. O que te leva a crer que mais pessoas passaram a se interessar pela bebida?

O café se tornou definitivamente uma bebida de moda! Percebe-se o vigor do mercado porque programas de TV, eventos, premiações e novas cafeterias, além de instrumentos e utensílios criativos são claro sinal de que muita coisa está por vir e, por isso mesmo, atrai cada vez mais adeptos, os coffee lovers.

E como você, que soma mais de 30 anos de experiência no tema, começou a se aventurar no universo do café?

Foi praticamente por acaso minha entrada no café. Meu sogro tinha iniciado o plantio de café e pediu para que cuidássemos desse novo negócio, o que nos fez, inicialmente, mudar de São Paulo e passar a morar nessa fazenda. Daí foi uma paixão que cresceu, abrindo caminhos e criando grandes amizades, numa aventura sem fim.

Ficha técnica
Título: Receitinhas para você - Café
Autor: Ensei Neto
Editora: SESI-SP
Páginas: 112
Preço: R$ 32
Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.