Criatividade e sabor no Jantar Contemporâneo do Kurotel

Kurotel - Jantar Contemporâneo

Aqueles que não conhecem um grande spa podem desconfiar da disponibilidade de boas refeições por causa da preocupação com as calorias. Mas foi uma grande surpresa a experiência que o 3 Talheres – Gastronomia na Capital teve ao aceitar o convite e se hospedar no Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar. Localizado no Rio Grande do Sul, na charmosa cidade de Gramado, o local oferece uma experiência incrível, além de garantir uma alimentação saudável e muito saborosa. E aqui já vai o aviso: lá ninguém passa fome porque, por dia, são sete refeições: desjejum, lanche da manhã, almoço, dois lanches da tarde, jantar e, por fim, a ceia, que é servida diretamente nos quartos dos hóspedes.

O último dia 20 de agosto foi marcado pela estreia do Jantar Contemporâneo, uma das novidades do espaço. Ele foi servido ao som de saxofone tocado ao vivo por um instrumentista.

O Kurotel ofereceu um cardápio que segue as diretrizes do chef francês relais gourmand Jean Paul Bondoux, que é o consultor gastronômico do local.

O resultado foi uma refeição atrativa e divertida, que chamou a atenção pela interatividade dos pratos. A entrada foi formada por uma salada colorida que brinca com o estado natural dos alimentos e segue a tendência crudívora: mini alface, folhas de cenoura, pimenta biquinho, rúcula baby, mini alho-poró, mini cenoura e mini beterraba. Também havia physalis com purê de cenoura e manga grelhada. Tudo acompanhado com um vinagrete de frutas vermelhas.

O prato principal, por sua vez, contou com purê de ervilhas com vieiras, cogumelo paris com creme de gorgonzola, purê de beterraba com salmão grelhado e camarões com creme de macadâmia, além de shitake com molho tarê e limão. Foram usadas várias texturas: do sólido até as mousses de laranja e de couve com gengibre. A iguaria foi servida com um pincel e dois potinhos de geleia de pimenta e molho mediterrâneo com alcaparras e tomate para que os hóspedes pudessem usar a criatividade para temperar e pintar sua refeição como uma obra de arte. Isso fez com que cada convidado tivesse sua própria experiência, de acordo com seu gosto.

Kurotel - Jantar Contemporâneo
Sobremesa do Jantar Contemporâneo do Kurotel

A sobremesa também seguiu a mesma linha surpreendente: figo assado com creme gorgonzola, laranja desidratada, chutney de laranja kinkan, laranja-de-sangue com molho de maracujá e perfume de rosas. Para decorar e dar uma crocância, crumble de frutas secas.

Uma curiosidade: as mesas estavam perfumadas com um raminho de lavanda e decoradas com um vaso de plantas comestíveis. Assim, qualquer pessoa poderia retirar um ramo ou folha e comer algumas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). Esses alimentos, por sinal, são sempre usados pelo Kurotel e o cardápio, sempre em transformação, é trocado a cada 15 dias.

A gastronomia do Kurotel desperta os sentidos e traz uma apresentação que salta os olhos. O serviço, impecável, iguala-se ao dos melhores restaurantes. Após uma hospedagem, além de desintoxicar corpo e alma, é possível ter a certeza de que alimentação saudável e sabor podem andar lado a lado.

Os jantares especiais acontecem semanalmente. Em agosto, por exemplo, já foi servido um Jantar no Sítio com Parrilla Saudável e Jantar Harmonizado com Chás. Para o próximo dia 27, a escolha será o Jantar Especial Cinema. Tudo isso garante que as refeições nunca caiam na rotina. O preparo de algumas delas pode ser conhecido no livro de receitas que foi lançado recentemente.

Confira em breve aqui no 3 Talheres – Gastronomia na Capital o relato de como foi a hospedagem no Kurotel – Centro Contemporâneo de Saúde e Bem-Estar, bem como os destaques das refeições e o programa relax que tivemos o prazer de experimentar.

Michel Toronaga

Jornalista brasiliense, cinéfilo. Acredita que a comida é uma troca de energia e que a cozinha é o lugar da casa onde todos se tornam iguais. Como parte de sua herança familiar, é fã de curry japonês, embora não abra mão de uma bela farofinha.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.