Em tempos de Dia dos Pais, a história do Frango no Pote ilustra como as parcerias familiares podem transformar um negócio. Fundada em Brasília por Carlos Nepomuceno e agora liderada por seu filho, Carlos Júnior, a rede de franquias comemora 12 anos de sucesso, com uma receita de R$ 110 milhões e planos ambiciosos de expansão nacional.
Empresas familiares desempenham um papel crucial na economia global. Segundo o Sebrae, no Brasil, 90% das empresas são familiares, contribuindo com cerca de 65% do PIB e empregando 75% da força de trabalho. No entanto, apenas 30% dessas empresas conseguem passar para a segunda geração, e um percentual ainda menor, cerca de 12%, chega à terceira geração. A história de sucesso do Frango no Pote é um exemplo inspirador de como uma boa gestão e um forte vínculo familiar podem quebrar essas estatísticas e garantir a perpetuação dos negócios.
Em celebração ao Dia dos Pais, a trajetória do Frango no Pote demonstra como as parcerias familiares podem resultar em negócios de sucesso e longevidade.
Fundada por Carlos Nepomuceno em Brasília, a rede de franquias Frango no Pote começou na churrasqueira de casa. O frango frito com gostinho 100% brasileiro surgiu após uma viagem aos Estados Unidos, inspirado no frango frito vendido no balde, tão apreciado pelos americanos.
Pai e filho “abrasileiraram” a receita, criando uma marinada com temperos nacionais e uma farinha exclusiva para empanar os frangos.
Formado em gastronomia, Carlos Jr. se uniu ao pai em 2018 para administrar o negócio e aprimorar o setor operacional. Em 2019, foi promovido a CEO, marcando o início de uma fase de expansão nacional para a empresa. A receita, que hoje é um segredo de sucesso da marca, simboliza o legado de pai e filho, refletindo uma trajetória de 12 anos de crescimento e inovação.
“Minha história é marcada pela combinação da gastronomia e do empreendedorismo. Cultivei um amor profundo pelo universo dos sabores e foi nesse contexto que tomei pra mim a oportunidade de agregar o tempero brasileiro ao clássico americano do frango frito que conhecemos”, conta o CEO. Somente em 2023, a empresa obteve uma receita de R$110 milhões. Isso aponta que, em relação a 2020, o Frango no Pote registrou um aumento de 378,2%.
Carlos Júnior também é pai de Stella, de 2 anos, que já segue o pai ao escritório e gosta de ajudar com os papéis. “Ver a Stella aqui comigo, mostrando interesse pelo trabalho, é muito especial. Quem sabe ela não será a próxima sucessora do Frango no Pote?”, diz Carlos, sorrindo.
Com planos de abrir mais 50 unidades até o final de 2025, Carlos Jr. continua focado em inovar e expandir. “Nosso objetivo é levar o Frango no Pote para cada canto do Brasil. Acreditamos na força do nosso produto e na união da nossa família para continuar crescendo”, afirma.
Sobre o Frango no Pote
Há 12 anos, nasceu o Frango no Pote com um propósito de oferecer o famoso frango frito americano com um toque 100% brasileiro.
Ideia que surgiu durante uma viagem aos Estados Unidos e consolidou-se no Brasil, na capital federal, pai e filho desenvolveram o autêntico frango no pote, com uma receita de sucesso, marcando o início de uma jornada de negócios.
Possui mais de 70 lojas espalhadas em 17 estados do Brasil, conta com um cardápio variado como Potes, Sanduíches, Refeições, além dos molhos diversificados disponíveis.
No Varejo & E-Commerce, o CEO da marca, Carlos Nepomuceno Júnior foi destaque pelo exponencial crescimento da marca Frango no Pote tanto no DF quanto no Brasil e entrou na lista Forbes Under 30 em 2024.