Dia do Chá: conheça os benefícios do chá verde

Vai um chazinho? Só de reconhecer o aroma de erva do chá verde já sentimos uma paz na nossa mente que se espalha pelo nosso corpo. Além dos inúmeros benefícios e nutrientes para o organismo, o chá é um ótimo aliado para a saúde emocional, capaz de reduzir o estresse do dia a dia.

A doutora em Ciência de Alimentos, Hellen Maluly, consultora do Comitê Umami, salienta que o hábito de tomar chá pode ter sido um dos costumes mais antigos do mundo. Até hoje, o chá verde é muito consumido no Japão na Cerimônia do Chá, que tem como princípios o respeito, a harmonia e a purificação da alma. Também utilizado para uso terapêutico, pode auxiliar na redução de danos ao organismo. Como o chá verde é rico em antioxidantes, composto que combate os radicais livres, ele auxilia na renovação das células, combate o envelhecimento e é considerado uma bebida para a “jovialidade”.

Outros benefícios à saúde, como a melhora na digestão, podem estar diretamente relacionados ao gosto umami, proporcionado pelos aminoácidos glutamato e teanina, presentes naturalmente nas folhas Camellia sinensis. O estômago possui receptores para o glutamato, o mesmo aminoácido que proporciona o umami. Ele produz uma ação local e libera moléculas que ativam o nervo vago. Este nervo informa o cérebro sobre a presença de proteínas no estômago e, consequentemente, a digestão é intensificada.

De acordo com Maluly, o chá verde é uma boa pedida, ainda mais neste friozinho. Ele pode oferecer ao paladar combinações saborosas de gostos doce, umami e levemente amargo, além de diversos aromas que variam de acordo com a mistura e a variedade da erva. “A sensibilidade ao umami pode elevar a salivação e equilibrar os outros gostos e aromas presentes nos chás”, explica.

Quer saber como preparar esta bebida deliciosa? Confira abaixo:

De preferência, a melhor forma de preparar o chá verde é com as suas folhas naturais secas para potencializar os benefícios. Na hora do preparo, é importante considerar a quantidade e o tempo de infusão. Isso significa que o tempo de fervura deve ser medido cuidadosamente para não esquentar demais e degradar os compostos bioativos da erva.

  • A cada 1 g de folha inclua 100 ml de água.
  • Deixe em infusão por cinco minutos.
  • Recomenda-se beber até três xícaras por dia.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.