Harmonização de café e cappuccino com doces

harmonização de café e cappuccino com doces

O Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, consumindo mais de 1,7 milhão de toneladas do produto em 2017, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Então que tal combinar essas bebidas com os doces favoritos ou facilmente encontrados pelos brasileiros, e ter uma experiência gastronômica ainda mais gostosa? José Augusto, especialista em bebidas e professor da Hotec – entidade de ensino reconhecida pelo MEC e referenciada pelo mercado profissional-, explica que na hora do açúcar ou adoçante a melhor escolha para equilibrar o amargor do café é harmonizar com um doce. O café tradicional e o descafeinado combinam com quase tudo, mas existem algumas particularidades:

“O café tradicional possui um aroma mais tostado, ou seja, mais amargo, então o ideal é harmonizar com doces que possuem sabores mais intensos para balancear bem esse amargor.”José Augusto, especialista em bebidas

“O café tradicional possui um aroma mais tostado, ou seja, mais amargo, então o ideal é harmonizar com doces que possuem sabores mais intensos para balancear bem esse amargor como com um chocolate amargo, mousse de chocolate ou cheesecake de frutas. Já o café descafeinado tem um sabor bem parecido com o tradicional, mas como ele não tem cafeína apresenta um pouco menos de amargor e tende a ser mais suave ao paladar, perfeito para combinar com doces mais leves como biscoitos amanteigados, doces com aromas cítricos como o bolo de laranja, quindim e pães doces”, explica José Augusto.

“Outra ideia é experimentar pães com geleia de frutas vermelhas ou manga e pão de mel.”

O cappuccino, bebida típica italiana que ganhou o paladar do brasileiro, também pode combinar com doces, mas atenção às dicas do especialista: “O cappuccino no Brasil é basicamente a mistura do café expresso com leite e com um toque de canela, e aqui está o segredo. Quando estiver tomando o cappuccino tradicional harmonize com doces em calda como pêssego ou doce de abóbora que evidenciam o gosto da canela. Outra ideia é experimentar pães com geleia de frutas vermelhas ou manga e pão de mel. Já o cappuccino de chocolate não tem erro se combinar com chocolate ao leite, meio amargo ou brigadeiro, pois é uma harmonização por semelhança. Você também pode experimentar com uma torta de frutas vermelhas que funciona muito bem! O cappuccino de caramelo tem uma nota mais adocicada e caramelizada, perfeito para combinar com tortas de castanhas, pé de moleque, pudim de leite e manjar de coco”, conclui o especialista.

Outra dica do especialista é aproveitar os lançamentos da linha de cafés e cappuccinos solúveis M&K, marca exclusiva do Makro, que acaba de chegar às gôndolas. Estão disponíveis três sabores para o cappuccino: tradicional, chocolate e caramelo. Já os cafés M&K oferecem duas opções aos clientes: o descafeinado e tradicional.

2 comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.