A Hershey, gigante americana de chocolates, é pioneira no Brasil na democratização do consumo de chocolate com alto percentual de cacau a partir do lançamento da linha Special Dark, em 2016, que possui cacau certificado, sustentável e pedaços reais de fruta. Atualmente a linha Hershey’s Special Dark é composta pelas barras 60% cacau nos sabores Tradicional, Laranja, Cranberry, Café, Menta, Caramel’N’Salt, Aerado, a barra Special Dark 73% tradicional e o lançamento mais recente de Special Dark 80%.
A linha Hershey’s Special Dark é resultado da constante busca da marca por inovação, e, por conseguir unir saudabilidade e indulgência em um único produto. Com isso, as barras 60%, com pedaços de fruta são ideias para suavizar o sabor e são focadas em quem começa a consumir chocolate com alto teor de cacau; já as barras 73%, normalmente recomendadas pelos nutricionistas, contam com um sabor um pouco mais forte; e a barra 80%, já nas gôndolas dos mercados, chega para aqueles consumidores que possuem uma dieta mais restritas ou que buscam o sabor mais forte do cacau.
“Todo esse portfólio representa o cuidado que temos ao responder uma necessidade do nosso consumidor. Nós pensamos em cada perfil, estilo e gosto e criamos uma linha completa de chocolate com alto teor de cacau” afirma Camila Ribeiro, Head de marketing da Hershey para a América Latina.
O lançamento de 80% faz parte da análise da marca de novas tendências de consumo e inovação. “O consumidor vem buscando cada vez mais saudabilidade e a categoria de chocolates não fica para trás. É por isso que analisamos esses novos hábitos de consumo para entregar linhas cada vez mais inclusivas e oferecer a conexão entre saudabilidade e indulgência.” diz Larissa Diniz, Gerente Geral Latam da Hershey.
Segundo dados da Euromonitor, no período pós-pandemia os consumidores procuram cada vez mais produtos saudáveis que promovem o bem-estar, e que também são saborosos e atraentes. A produção dos derivados do cacau no Brasil aumentou 35% no comparativo entre 2020 e 2021, refletindo o maior consumo da população, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab).
Com isso, a marca identificou a importância de ganhar mais relevância, desenvolvendo produtos inovadores que atendam às necessidades e os desejos mais atuais dos consumidores: produtos que entregam mais benefícios e são sustentáveis.
Para a marca, o cacau sustentável também é uma garantia de qualidade e compromisso com o consumidor e meio ambiente. “Special Dark, assim como toda a companhia, tem um compromisso de transparência com uma cadeia de cacau certificada, segura e de alta qualidade, e o chocolate com alto teor de cacau é um exemplo disso. Muito mais benefícios como fibras, minerais e antioxidante para o mundo e para o consumidor”, completa Larissa Diniz.
Em 2020, a marca foi a primeira a conseguir certificação Rainforest Alliance para o cacau utilizado em sua produção no Brasil. A certificação é concedida às empresas que se comprometem com uma cadeia produtiva mais sustentável e com o cuidado ambiental necessário com as florestas com o intuito de promover a transparência sobre a origem do cacau e o compromisso com a sustentabilidade.
“O selo da Rainforest Alliance credita oficialmente a confiança e credibilidade quando mostramos que o cacau dos nossos produtos é cultivado e colhido em fazendas e florestas que seguem práticas sustentáveis. Temos como propósito contribuir e liderar uma mudança no mercado”, complementa Larissa.
Além das iniciativas de certificação, a Hershey trabalha globalmente no investimento em comunidades cacaueiras por meio do projeto Cocoa For Good, com foco em combater a má nutrição, pobreza, jovens em risco e ecossistemas vulneráveis.
A estratégia é respaldada pelo compromisso de investir US $500 milhões nas comunidades até 2030. O programa possui quatro pilares de ação: Nutrir Crianças; Empoderar os Jovens; Prosperar Comunidades e Preservar Ecossistemas.