Histórias e receitas de doze imigrantes

Editora Alpendre lança Cozinha de afeto – Histórias e receitas de doze mulheres imigrantes no Brasil

Há mais de um século o Brasil tem sido um porto seguro para imigrantes de todos os lugares do mundo. Na bagagem, eles trazem marcas profundas de sua cultura e da terra natal em um hábito singular: a culinária. Cozinha de afeto – Histórias e receitas de doze mulheres imigrantes no Brasil (Editora Alpendre) resgata receitas de família carregadas de carinho e saudades.

Vindas de Angola, Alemanha, Argentina, Colômbia, Etiópia, Espanha, Índia, Irã, Japão, Grécia, Itália e Ucrânia, doze mulheres contam a história de suas vidas por meio dos ingredientes e das memórias das refeições em família. Embora tenham raízes geográficas variadas e pertençam a culturas diferentes, essas imigrantes dividem uma característica comum: a paixão pelos aromas e sabores que marcaram suas vidas e a consequente dedicação em mantê-los nas suas mesas.

 Hoje com idades entre 30 e 80 anos, elas chegaram ao Brasil trazidas por razões diversas, em épocas distintas. Em seus relatos, compartilham sensações de estranhamento e as boas surpresas encontradas no país que as acolheu.

Por meio da culinária, essas mulheres ajudam a escrever novos capítulos em nossa história, contribuindo na formação de um país multicultural, multirracial e com sabores inigualáveis. E dividem com os leitores de Cozinha de afeto os segredos de pratos como borscht, empanadas vallunas e guisado de cordeiro com ervas frescas.

Editora Alpendre lança Cozinha de afeto – Histórias e receitas de doze mulheres imigrantes no BrasilCriado especialmente como livro digital, Cozinha de afeto aproveita as funcionalidades do formato ao incluir links internos que facilitam a consulta e enriquecem a experiência de leitura. A partir de 10 de maio, pode ser comprado nas principais livrarias digitais do país, como Amazon, Apple, Kobo e Livraria Cultura.

As autoras – Alexandra Gonsalez e Sonia Xavier são jornalistas e pesquisadoras do tema imigração. Em seu livro anterior, Mulheres sobre Rodas, contam as experiências vividas pelo Brasil em anos de trabalho como repórteres do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, principal volume do gênero no país.

A editora – Lançada em 2013 com foco nas publicações digitais, a editora Alpendre tem como missão editar livros de ótima qualidade na área da não-ficção, incluindo temas como turismo, gastronomia, biografias, história, vida prática, reportagens e obras de referência.

Cozinha de Afeto – Histórias e receitas de doze mulheres imigrantes no Brasil
Alexandra Gonsalez e Sonia Xavier
Editora Alpendre
Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.