Um dos doces típicos mais famosos do Brasil é a rapadura! Feita a partir da cana-de-açúcar, os produtores moem, fervem, moldam e deixam secar, após esse processo o doce toma a forma do jeito que já conhecemos.
Com todo sabor irreverente da rapadura, chef Melchior Neto, que comanda as cozinhas do Botequim Carioca e do Bistrô 558, em Santo André, elaborou o Sorvete de Rapadura com Banana Flambada na Tapioca sobremesa que é a cara do Brasil. “Com um mix de ingredientes característicos do Nordeste, a banana e o sorvete de rapadura harmonizam perfeitamente com a suavidade da tapioca, deixando o adocicado no ponto certo”, destaca Neto.
Além disso, a sobremesa pode ser servida em encontros informais com os amigos, ou até mesmo em eventos sofisticados. Veja abaixo a receita dessa maravilha.
Sorvete de Rapadura com Banana Flambada na Tapioca
INGREDIENTES
- 500g de rapadura ralada
- 900g de melaço de cana
- 4 iogurtes naturais
- 6 limões (suco)
- 400g de creme de leite
- 2 kg sorvete de creme
- 1 banana
CALDA – INGREDIENTES
- 200g de rapadura ralada
- 50 ml de água
- 50 ml melaço de cana
- 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
Deixe o sorvete fora do freezer, ele será o último ingrediente.
Coloque numa bacia 400g de rapadura, 850 ml de melaço, os iogurtes, os limões espremidos, o creme de leite e mexa até ficar homogêneo.
Incorpore o sorvete e deixe congelar no freezer.
Corte a banana ao meio com casca, frite com duas colheres de sopa de manteiga sem sal e uma colher de sopa de açúcar para caramelizar.
Sirva com a bola de sorvete no meio, a cauda de rapadura, uns pedacinhos de rapadura e raspas de limão.
CALDA – PREPARO
Leve a rapadura, a água, o melaço e uma pitada de sal na frigideira até reduzir e formar a calda.
Botequim Carioca Rua Santo André 524 - Vila Assunção Santo André – SP Horário de Funcionamento: De terça a sexta-feira, das 17h às 23h. Aos sábados, das 12h às 23h Telefone: (11) 44368821
É para tomar de joelhos. O melhor de todos.