Intolerância ao glúten

A dieta moderna é tão rica em carboidratos refinados, açúcares, industrializados e aditivos químicos que fica difícil encontrar um único culpado para a grande crise de obesidade e doenças crônicas dos dias atuais, mas não podemos negar que o trigo faz parte desse grupo de alimentos altamente inflamatórios para o nosso organismo, e quando eu falo trigo eu me refiro ao trigo refinado e aos integrais também.

O trigo que temos nos dias de hoje foi altamente modificado geneticamente para conseguir resistir as pragas da colheita, mudanças climáticas e conseguir assim atender a uma grande demanda requerida pela indústria alimentícia. Não se pensou em como isso iria afetar a saúde dos seres humanos e o meio ambiente, mas sim em como iria continuar gerando mais lucro para a indústria.

Dentre os efeitos nocivos do trigo nos seres humanos está a estimulação do apetite, picos exagerados de açúcar no sangue que acionam ciclos de saciedade alternados com um aumento do apetite.

Traduzindo: Quando você come algo com trigo (mesmo se for o integral) sua fome será saciada momentaneamente, pois logo virá uma fome maior ainda devido ao pico de insulina.

Já existem inúmeros casos documentados relacionando o consumo do glúten moderno a diversas doenças como: diabetes, doenças cardíacas, artrite, urticárias, esquizofrenia, síndrome metabólica, gordura visceral, resistência a insulina, déficit de atenção, hiperatividade, Alzheimer, etc.

Com tantos casos documentados em livros como: Barriga de Trigo, A Dieta da Mente, dentre outros, podemos concluir que a grande maioria das doenças que assolam a nossa sociedade atual estão relacionadas a uma alimentação completamente desequilibrada, onde o açúcar e o carboidrato tem sido a base e o glúten com todo seu poder de elevar a insulina e inflamar o intestino veio complementar o caos que já estava instalado no organismo.

O conselho que estamos recebendo de comer mais cereais integrais, alimentos diet, light, com baixo teor de gordura, para ter mais saúde, é uma grande mentira da indústria, pois esse conselho nos privou do controle do nosso apetite e nossos impulsos e tem nos levado a uma grande crise de obesidade, doenças crônicas e auto imunes.

Trocamos saúde por conveniência e isso está nos custando caro, precisamos de uma grande mudança nos hábitos alimentares, retirar o glúten da alimentação é um começo, devemos começar individualmente, com pequenas mudanças em nossos hábitos diários, que nos levarão a grandes conquistas em toda nossa saúde.

Comece priorizando as proteínas, depois verduras, legumes, folhas, gorduras boas e as frutas da estação e você verá grandes mudanças agora e no futuro.

Coma COMIDA DE VERDADE.

Mônica Rocha

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.