Autor inova no mercado literário e apresenta aos donos e gestores de estabelecimentos comerciais o que pensa o seu cliente, o que pode ser melhorado, o que fazer para viver com a casa cheia e como solucionar problemas simples com soluções, muitas vezes, a custo zero. Um resumo daquilo que esses empresários sempre quiseram ouvir de seus clientes, mas que quase nunca chegou aos seus ouvidos.
Ajudar empresários e gestores de estabelecimentos comerciais a melhorar a eficiência e qualidade de seus serviços sem que, com isso, precisem dispender de grandes investimentos. Ou melhor, em muitos casos, não gastando sequer um único centavo, apenas utilizando as ferramentas que já estão disponíveis.
Com olhar crítico, paladar apurado e o coração cheio de memórias afetivas, Edson Pudence apresenta ao público o livro “Da Gafe ao Garfo”, que ele lança este mês pela editora Literare Books. Uma obra que vem para lembrar aos donos de estabelecimentos comerciais, de forma prática e direta, que não importa todo o investimento que você fizer, se esquecer do principal: que seu maior objetivo consiste em um ser humano a ser surpreendido e conquistado – o seu cliente.
A obra é uma verdadeira coletânea das mais variadas experiências vividas pelo autor em hotéis, pousadas, quiosques de praia ou em torno de uma mesa de um sofisticado restaurante ou no banco alto de um balcão de bar, experimentando bebidas ou alimentos elaborados por chefes renomados ou donos de botecos do interior do Brasil ou do exterior. Listando gratas surpresas – e outras, nem tanto, Edson Pudence não tem a pretensão de trazer um manual para o empreendedor ou gestor, mas sim, um conjunto de observações capazes de promover a mágica de encantar cada cliente e ter a casa sempre cheia e o tão almejado sucesso.
O autor traz também a importância de se atentar aos detalhes, afinal, são pontos fundamentais para o sucesso do empreendimento, capazes de surpreender os fregueses e despertar o tradicional “boca a boca”, definido por ele como a melhor publicidade. “Para chegar a esse patamar não é difícil, mas exige trabalho e dedicação”, observa.
Edson também ilustra com bom humor o que não fazer e afirma como o treinamento é um ponto estratégico do negócio. “Se o empreendedor não conseguir alcançar a importância que cada um tem enquanto ser humano, dificilmente conseguirá alcançar bons resultados, seja na condição de empreendedor, colaborador; e na condição de cliente”, revela o autor.
TRECHOS:
“Em primeiro lugar, não importa se estamos falando de hotéis cinco estrelas, pousadas, bares, restaurantes ou de um quiosque de praia. O importante é garantir que os clientes sejam atendidos como se deve. Assim, o estabelecimento comercial terá garantida a satisfação por parte de seus usuários e terá uma avaliação positiva no boca a boca – para mim, a melhor avaliação que existe. Portanto, não dê tanta importância ao visual plástico do espaço. Invista cada centavo pensando no conforto e comodidade de cada frequentador. Todos os clientes merecem ser bem atendidos e saírem satisfeitos com o local que escolheram para aproveitar seus momentos. Essa é sua garantia de sucesso!”.
“Após anos e anos viajando e experimentado comidas, bebidas e hospedagens, passei a observar que os detalhes começaram a se sobrepor aos pratos, bebidas e instalações desses estabelecimentos comerciais. Aprender com os erros dos outros é um ato de sabedoria. Não errar deve ser uma busca constante e corrigir deve ser a primeira coisa a se fazer quando se descobre ou são revelados os erros. Cuidado, zelo, limpeza e carinho devem ser as primeiras ferramentas de marketing de um estabelecimento comercial. Não há fórmula de sucesso que se sustente sem a qualidade dos serviços oferecidos aos seus clientes.”.
Sobre o autor
Edson Pudence é advogado tributarista, também cursou psicologia e é pós-graduado psicopedagogia. Trabalhou como executivo em uma usina de produção de álcool e, nos dias de hoje, atua junto a empresas no ramo de bebidas. De família humilde, não mediu esforços e, ainda na juventude, largou tudo o que tinha para ir morar em Portugal. Ao explorar, praticamente, todo o território europeu, pôde conhecer os costumes locais, frequentar hotéis, bares e restaurantes voltados ao público local e também aos turistas. Teve a oportunidade de saborear receitas de chefes estrelados e estabelecimentos voltados a comunidade local. Edson explorou as três Américas e se considera um apreciador da boa mesa brasileira e, também, dos vinhedos do país. Em sua obra, inicia um novo sonho, o de trazer a excelência aos bares e restaurantes nacionais, alertando os erros que possam encobrir a qualidade das bebidas e comidas servidas, seja nos pequenos detalhes ou nas grandes apresentações.