De olho em um segmento de mercado em expansão, a Patroni – maior rede de pizzarias do Brasil – acaba de lançar três pratos com proteína à base de plantas, usando o Futuro Burger 2.0, produzido pela Fazenda Futuro. Segundo pesquisa da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), 30 milhões de brasileiros (14% da população) já são vegetarianos. Em 2012, o percentual era de 8%. Além disso, 63% dos entrevistados gostariam de reduzir o consumo de carne.
Os produtos que compõem a linha Patroni Eco são o Cheese Salada Futuro™ (pão de massa de pizza, com maionese siciliana própria em parceria com Hellmann’s, Futuro Burger 2.0, muçarela e salada, acompanhado de fritas), o Burger Grill Futuro™ (Futuro Burger 2.0, arroz integral com brócolis, feijão e salada) e o Burger à Cavalo Futuro™, versão vegetariana do prato executivo mais vendido da rede, com cerca de 90 mil pedidos a cada mês. Os pratos custam em média R$ 24,90.
Há alguns anos, a Patroni já adota uma atitude sustentável, por meio do Projeto ECO PIZZA, utilizando em seus fornos apenas lenha ecológica (briquetes, feitos a partir do pó de serra prensado – subproduto da manipulação da madeira). O projeto permite que a empresa evite o desmatamento de uma área de 643,5 mil metros quadrados anuais – o equivalente a 100 estádios do Maracanã. Para 2020, a projeção é que a rede aumente em 28% a área preservada.
Parceria com a Fazenda Futuro
Os lançamentos refletem um movimento do mercado, que mostra um novo comportamento no que se refere ao consumo de alimentos. Para atender esse público, que busca opções com mais saudabilidade e sustentabilidade, mas sem abrir mão de sabor, a Patroni apostou na parceria com a Fazenda Futuro. Lançada em abril de 2019, a empresa é a primeira foodtech brasileira voltada à produção de carne vegetal sem nada origem animal, mas com um grande diferencial: a carne tem o mesmo gosto, textura e suculência de carne bovina.
Para Marcos Leta, fundador da Fazenda Futuro, a parceria com a Patroni é importante para democratizar cada vez mais a carne à base de plantas pelo Brasil. “Estamos felizes por somar mais um parceiro que acredita em nosso propósito, valores e na capacidade que temos em usar a tecnologia, e muita pesquisa, para revolucionar o modo de se produzir carne. Juntos, seguimos levando opções mais sustentáveis, mas sem abrir mão de sabor, textura e suculência da carne de origem animal”, explica Leta.
Os novos produtos chegam nas lojas de todo o Brasil a partir do primeiro dia de março.