Livro muda a forma de entender a fermentação

Queijos

O processo de fermentação de alimentos é tão antigo quanto a própria humanidade. Desde os trópicos até o Ártico, os alimentos fermentados são valorizados por fazer bem à saúde e por seus sabores complexos. Assim, Fermentação Selvagem, de Sandor Ellix Katz, inspira as pessoas a usar a cozinha como verdadeiro laboratório e transformar, por meio deste processo, legumes em chucrute, leite em queijo e iogurte, cereais em pão e muito mais.

A apreciação de alimentos fermentados costuma ser um gosto adquirido. Nem todo mundo se imaginaria comendo um tofu fermentado cheio de vermes, muito apreciado em algumas regiões do Japão, ou bebendo uma cerveja de sorgo, cujo cheiro lembra o conteúdo do nosso estômago, mas que é consumida avidamente em algumas regiões da África. E poucos africanos ou asiáticos apreciariam os fedorentos pedaços de leite podre – chamados de queijo – tão agradáveis ao paladar ocidental. Esta obra é disponibilizada, portanto, a leitores famintos em se reconectar à verdadeira comida e à vida como um processo.

Esta edição de Fermentação Selvagem, revista e atualizada, apresenta ao leitor uma nova geração de sabores e benefícios dos alimentos fermentados. O livro traz, ainda, receitas inéditas – como kvass de morango, cerveja africana de sorgo, panquecas de trigo-sarraceno e tempeh de soja -, além de atualizações na maioria das receitas originais. Todos os processos de fermentação são detalhadamente explicados e trazem dicas e curiosidades ao leitor, além do modo de preparo acompanhado por belas ilustrações.

Sobre o autor

Sandor Ellix Katz é um revivalista da fermentação. Esse experimentalista autodidata mora no campo, no estado americano do Tennessee, e suas explorações no campo da fermentação têm raízes em seus interesses em culinária, nutrição e jardinagem. Este livro (publicado originalmente em 2003), ao lado de A Arte da Fermentação (2002) e das centenas de workshops que o autor conduziu ao redor do mundo, ajudou a consolidar o ressurgimento da arte na fermentação. Katz é ganhador do prêmio James Beard e autor na lista de best-sellers do The New York Times.

Serviço
Título: Fermentação Selvagem
Autor: Sandor Ellix Katz
Editora: SESI-SP
Páginas: 320
Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.