Livro revela o que grandes escritoras cozinhavam

refeição

Dez grandes escritoras. Dez diferentes maneiras de se interpretar literatura e cozinha

A COZINHA DAS ESCRITORAS

Cozinhar – e comer – muito tem a ver com a arte da escrita: cozinheira e escritora compartilham do poder da criação, enchem a sua arte de personalidade e de sabor e capricham até chegar ao ponto desejado.

Em A cozinha das escritoras – Sabores, memórias e receitas de 10 grandes escritoras, a jornalista Stefania Aphel Barzini presenteia o leitor com pequenas “biografias gastronômicas” de dez grandes autoras da literatura mundial. Cada uma, a seu modo e ao seu tempo, revela sua relação de amor e ódio, exagero e escassez com a comida. E para deixar a lei­tura ainda mais saborosa, a autora apresenta as receitas dos pratos que fizeram parte da vida de cada uma delas, como o robalo de Gertrude Stein em homenagem a Picasso e a geleia de maçã e limão preferida de Virginia Woolf.

Virginia Woolf, que adorava contar os humores de seus personagens por meio da comida, tinha uma relação tortuosa com ela: morreu anoréxica e, nas piores crises, era o chocolate que lhe dava esperança e segurança.

Gertrude Stein, por outro lado, era uma amante da boa gastronomia – neste livro, descrevem-se os jantares que preparava para convidados como Picasso e Matisse.

Já a relação de Simone de Beauvoir com a comida oscilava entre a fome e a abundância, inclusive etílica, e está intrinsecamente associada a cada fase, de amor ou ódio, de seus relacionamentos com Jean-Paul Sartre e Nelson Algren.

Ao conhecer um pouco mais a intimidade de cada uma das escritoras, a leitura de suas obras ganha outro tempero.

Em cada história e em cada prato estão guardados sabores e recordações que continuam vivos no tempo e na memória.

Sobre a autora: Stefania Aphel Barzini nasceu em 1952, em Roma, Itália, e trabalha com culinária e enogastronomia. É escritora, jornalista e organiza eventos enogastronômicos. Entre seus livros estão L’ingrediente perduto, Cosi mangiavamo e Una casalinga a Hollywood.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.