Iniciativa integra o Programa Alimentando Sonhos, a partir do qual a companhia já capacitou mais de 23 mil pessoas nos últimos dois anos
Na última quarta-feira (7), a M. Dias Branco, o programa Ceará Sem Fome e o Instituto Pacto Contra a Fome assinaram um Termo de Adesão e um Acordo de Cooperação Técnica para a realização dos cursos de capacitação nas cozinhas comunitárias do Ceará Sem Fome. A iniciativa integra O Programa Alimentando Sonhos, desenvolvido com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e social de comunidades por meio da capacitação na área da gastronomia.
Este programa visa a formação de profissionais, estabelecendo parcerias com organizações do terceiro setor para oferecer cursos teóricos e práticos. O programa teve início em julho de 2022 e, até a presente data, já capacitou um total de 23.648 pessoas. As ações do programa foram realizadas em nove estados brasileiros e contaram com parcerias de 20 instituições do terceiro setor, fortalecendo assim a sua abrangência e impacto.
O encontro aconteceu no Palácio da Abolição, em Fortaleza, e contou com a presença do gerente de Comunicação, Cultura e Sustentabilidade da M. Dias Branco, Tiago Timbó; da primeira-dama do Estado epresidente do Comitê Intersetorial de Governança do programa cearense, Lia de Freitas; e da cofundadora e presidente do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Diniz.
A Companhia ficará responsável pela doação mensal de mais de 1.700 kg de insumos entre margarina, gordura vegetal e farinhas de trigo com fermento e tipo 1 ao Ceará Sem Fome, para utilização nas ações de qualificação do programa.
Timbó conta que a parceria tem como objetivo não somente contribuir para a questão da fome no estado, mas também promover uma transformação social. “Além de alimentos, a intenção é ampliar cada vez mais o número de projetos sociais apoiados pela M. Dias Branco. Entendemos o nosso papel enquanto líder nacional em massas e biscoitos, e o fato de termos nascido no Ceará torna o nosso compromisso com o estado ainda mais importante”, finaliza.
Sobre o Pacto por um Ceará Sem Fome
O Pacto por um Ceará Sem Fome conta atualmente com 54 signatários, e tem o objetivo de unir esforços do poder público e da sociedade civil para a definição de estratégias políticas e ações públicas ou privadas que promovam a dignidade alimentar no Ceará. A intenção é assegurar uma alimentação saudável para a população cearense em situação de vulnerabilidade social.
Sobre a M. Dias Branco
Fundada em 1953, a M. Dias Branco é uma multinacional brasileira do setor de alimentos, signatária do pacto global da ONU e com ações negociadas no segmento do Novo Mercado na B3. Sua história começou na década de 40, com a Padaria Imperial, uma iniciativa de Manuel Dias Branco em Fortaleza (CE). Hoje, as suas operações geram mais de 17 mil empregos diretos em diferentes regiões, refletindo o seu compromisso com o desenvolvimento econômico e social do país. A Companhia possui 22 indústrias, sendo 13 Fábricas de Massas, Biscoitos e outros alimentos; 07 Moinhos de Trigo e 02 Fábricas de Cremes e Gorduras Vegetais, além de 29 filiais comerciais, que favorecem a distribuição de seus produtos em todo o Brasil e para mais de 40 países.
Sediada em Eusébio (CE), a M. Dias Branco é líder brasileira em biscoitos e massas. A partir da aquisição da Jasmine Alimentos, concluída em agosto de 2022, a Companhia ampliou a sua participação no mercado de alimentos saudáveis, com produtos orgânicos, funcionais, integrais, sem glúten, sem lactose e zero açúcar. Em outubro do mesmo ano, anunciou sua primeira aquisição internacional, a LasAcacias, do Uruguai, focada no segmento de massas, mas que também tem no portfólio misturas para bolos e molhos.
A Companhia detém marcas líderes, como Vitarella, Piraquê, Adria, Fortaleza, Richester e Isabela, produzindo biscoitos, massas, farinhas, margarinas, snacks e torradas. Em novembro de 2021, foi feita a aquisição da marca FIT FOOD, a primeira iniciativa da Companhia no mercado de healthy food, com produtos como biscoitos de arroz, pasta de amendoim, chocolates e chips. Destacam-se ainda as marcas Frontera, de snacks, e Smart, de temperos e condimentos.