Na última semana, o restaurante Mesa de Lemos recebeu sua primeira estrela Michelin durante evento de gala promovido pelo guia. Localizado em meio a colinas verdes, em uma propriedade rural que produz vinhos, azeites e mel, a Quinta de Lemos, o estabelecimento tem agora a primeira distinção do guia de toda a região do Centro de Portugal.
Situada a 20 minutos da cidade de Viseu, a casa já completa cinco anos desde sua abertura e tem à frente o brilhante e ambicioso chef Diogo Rocha, que aposta em uma gastronomia sustentável, com produtos regionais trabalhados com imaginação e técnicas consoantes com a cozinha contemporânea.
A principal preocupação do chef é a seleção dos ingredientes, e faz questão de ter apenas os melhores e mais saborosos em seus pratos. O cardápio alinha sua genialidade com o respeito profundo pela natureza e estações do ano, e utiliza em maioria produtos da região do Dão ou cultivados na própria horta da quinta. O resultado são pratos ousados e deliciosos, com belas apresentações e nomes que remetem à origem do elemento principal, como o bacalhau “De Islândia”, a couve-flor “De Nossa Horta” e o porco “Do Montado Alentejano”.
Para explorar a criatividade do autor, o Menu do Chefe, com sete pratos, é uma boa escolha. Há ainda o Menu Lemos, com cinco pratos, todos exaltando os sabores locais e com uma elegância única.
O interior do restaurante é muito sofisticado e acolhedor, decorado em tons claros, em um moderno edifício cravado nas pedras do terreno, e construído em cimento e vidros que emolduram a bela vista para os vinhedos da Quinta de Lemos e campos ao redor. Os vinhos ali produzidos harmonizam perfeitamente com o menu, ajudando a marcar as refeições na memória dos visitantes.
O restaurante é muito exclusivo e funciona de quarta-feira a sábado para o jantar e de sexta-feira a domingo para o almoço. Por isso, para saborear essa experiência inesquecível em gastronomia, o ideal é fazer uma reserva.
Sobre o Centro de Portugal
A mais charmosa região portuguesa é cheia de destinos populares: Aveiro, Coimbra, Viseu, Nazaré, Óbidos, Tomar, Fátima e tantos outros. Suas belezas se estendem por todo o território – ocupado por 2,3 milhões de habitantes que têm o dom de bem receber. O Centro de Portugal possui inúmeros patrimônios da UNESCO, um litoral que é um paraíso do surfe, aldeias históricas, gastronomia riquíssima, vinhos inesquecíveis, natureza exuberante e muita cultura, que se somam a incontáveis motivos para uma visita. A principal cidade, Coimbra, está a apenas 200 quilômetros de Lisboa e a 135 quilômetros do Porto.