A loja do Pão de Açúcar do Lago Norte será a primeira unidade de Brasília a receber, nesta quinta (26/9), a evolução do formato de lojas que a rede apresenta como parte do aprimoramento da experiência de consumo da marca. O projeto é resultado direto dos encontros geracionais de cocriação com clientes, realizados nos últimos dez meses, e também reflete os aprendizados obtidos com as unidades laboratórios do Pão de Açúcar, nas quais a rede implementou e testou diversas iniciativas sob o conceito “Test and Learn” durante o mesmo período. O conceito representa, ainda, um aperfeiçoamento em relação à sétima geração (G7) de lojas do Pão de Açúcar, lançada em 2017, e que apresenta um crescimento de duplo dígito em vendas na comparação com as unidades que ainda não foram revitalizadas.
“Queremos proporcionar uma experiência de compras cada vez mais satisfatória, fluída e prazerosa. Por isso, construímos com os nossos clientes e colaboradores este novo modelo que evolui e expande a sétima geração de lojas do Pão de Açúcar. São novos olhares de quem está todos os dias consumindo em nossas lojas e, por isso, são absolutamente importantes para a cocriação deste e de nossos próximos projetos”, explica o Diretor Executivo do Pão de Açúcar, Laurent Maurice Cadillat.
O novo modelo de loja está baseado em quatro pilares que redesenham completamente a experiência de consumo: Experimental, Exclusivo, Social e Fluído. Os conceitos trazem um layout que revitaliza o fluxo, reforça a integração de transformação digital ao processo de compra, valoriza espaços verdes e as seções de produtos sustentáveis, além de ampliar o sortimento de itens premium e trazer a criação de espaços de convivência com produtos prontos para o consumo. A reinauguração da unidade Lago Norte é parte do plano de revitalização, que inclui cerca de 20 lojas dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, além do Distrito Federal, e deve ser concluído até o fim deste ano.
Unidade foi reinaugurada na quinta-feira (26/9). Mais 20 unidades estão previstas para serem revitalizadas até o fim deste ano nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal
Dentro do pilar Experimental, estarão abarcadas todas as iniciativas executadas sob o conceito “Test and Learn”, mantendo viva a característica de unidade laboratório que permeou o projeto até aqui e com a continuidade de lançamentos de produtos, serviços e conceitos inovadores para avaliação de viabilidade comercial e operacional. Com o vértice Exclusivo, o Pão de Açúcar reforça o seu pioneirismo em produtos que são vendidos somente nas lojas da rede e continua trazendo tendências mundiais de consumo, seja por meio de grandes marcas nacionais e internacionais, ou foodtechs que desenvolvem produtos diferenciados e inovadores. O pilar também reforçará os produtos de Marcas Exclusivas, como Taeq, Qualitá, Casino e Club des Sommeliers, trazendo cada vez mais novidades e agregando qualidade a preço competitivo.
Já o conceito Social está diretamente ligado a novas experiências de convivência para o momento de compras, como a completa reformulação do Espaço Café, que agora conta com um ambiente ainda mais aconchegante e um cardápio completamente reformulado repleto de soluções prontas para o consumo imediato ou para viagem. Por fim, o pilar Fluído agrupa todas as tecnologias que permitem otimizar a experiência de compras, a exemplo do Self Checkout (ou “autoatendimento”), entre outras modalidades avaliadas sob o conceito de Test and Learn nos últimos meses.
“A inovação está totalmente conectada à história do Pão de Açúcar. Há mais de 20 anos, fomos a primeira rede a atuar com e-commerce, quando a internet ainda engatinhava no Brasil, e a ofertar produtos orgânicos em nossas lojas – hoje uma tendência crescente de consumo. Nos últimos meses, temos apertado o passo para entender como podemos evoluir a experiência de compra de nossos clientes com ainda mais foco dentro do conceito de omnicanalidade, para que ele possa consumir da maneira como, onde e quando quiser”, analisa Cadillat. “A reinauguração desta unidade simboliza esta evolução para um novo formato das lojas do Pão de Açúcar, onde os pilares da tecnologia, produtos premium, saudáveis e praticidade estão alinhados para proporcionar uma experiência completamente nova aos nossos consumidores”, complementa o executivo.
CONFIRA AS PRINCIPAIS NOVIDADES DA NOVA LOJA PÃO DE AÇÚCAR LAGO NORTE:
Novo layout: o layout da unidade foi totalmente reformulado para ajustar o fluxo de compras, tornando a jornada de compra mais intuitiva e lógica. Um exemplo são as categorias de Padaria e Frios, e Açougue e Peixaria, que foram realocadas para otimizar a compra de produtos em combinação. Nas seções de Mercearia, todas as gôndolas e mobiliários foram renovados para opções que ressaltam cada categoria de produtos, como a Adega, que ganhou um novo corredor, personalizado para se adequar à exclusividade do sortimento oferecido pela rede, e o Espaço Saudável, onde a exposição dos produtos também foi repensada para valorizar o frescor, a qualidade da seleção e a variedade única do Pão de Açúcar.
Nova linguagem visual: a comunicação visual foi totalmente redesenhada para facilitar o destaque das seções que foram criadas, ampliadas e ou modificadas, além de ganharem frases divertidas como “Tem Pão no Pão” para a categoria Padaria.
FLV e Produtos Sustentáveis: o novo layout agrupa os produtos da seção de FLV (Frutas, Legumes e Verduras) em gôndolas mais baixas para ampliar o campo de visão do cliente.
Novo Espaço Café: o novo Espaço Café foi desenvolvido para harmonizar com a experiência de compras do cliente. No espaço interno na loja, um jardim suspenso torna a experiência do cafezinho ainda mais aconchegante. Outra novidade do Espaço Café serão os balcões diferenciados “Pra já”, com um cardápio focado em pratos e lanches prontos para consumo na loja, e “Pra levar”, com pratos para levar para viagem.
Guichê Cheftime e lançamento de nova linha: Os kits gastronômicos Cheftime, pioneiros no Brasil e com receitas assinadas por chefs convidados e já com todos os ingredientes necessários e nas quantidades corretas, fresquinhos e higienizados, para o preparo das refeições ganham um guichê próprio e com uma novidade: a marca agora oferecerá também porções prontas para o consumo, em quantidades ideais para o almoço ou para o jantar.
Novas tecnologias de pagamento: A seção de checkout continua com a expansão de iniciativas que já estavam em teste na loja para tornar mais prática a finalização das compras, como o Caixa Express, que permite agendar o horário de atendimento no caixa do supermercado por meio do aplicativo Pão de Açúcar Mais. Outra novidade é o Self-Checkout, modalidade de caixas em que o próprio consumidor passa suas compras e paga, sem interferência de um funcionário.
Não se pode falar de transformação digital num mercado sem pelo menos tentar imitar a experiência da Amazon Go. Self Checkout já existe há muito tempo em outros países e em alguns supermercados do Brasil. No máximo, fizeram modernização de layout e atendimento.
Oi Flávio, tudo bem? Eu concordo com o que você disse ainda mais sabendo que Amazon Go e Self Checkout já são tecnologias antigas. Eu imagino que os limitadores devam ser mais humanos do que tecnológicos porque o mercado acabaria economizando em mão de obra. O primeiro problema que eu vejo no self checkout é que exige uma população honesta (e você pode olhar os dados de furto em mercados no google) e, segundo, a tecnologia da Amazon Go demanda difusão tecnológica e uma população bem instruída. Você pode pensar, por exemplo, por que o Pão de Açúcar do Lago Norte que recebeu essa atualização e não outro, de outra cidade.
Sabe o ditado: “por fora belo fermento, por dentro pao bolorento?”. Pois é, muito boa a reforma da unidade do Lago Norte, DF, porém se esqueceram dos fundos do mercado que faz divisa com lotes de moradores. Aquilo ali está uma vergonha para vocês. Pó favor, dêem um jeito no seu quintal pois está afetando a comunidade com a sujeira . A comunidade está discutindo que atitudes tomar, seria tão bom se resolvessemos esta questão com civilidade, não? Cada um limpa seu quintal, acho que nem seria um bom marketing para uma empresa tão conceituada ser vista como o vizinho problemático de uma comunidade tranquila onde moram famílias preocupadas com o bem geral. Fica o apelo .Desde já agradeço pois sei que ponderarão bem no assunto.