Obra revela como cozinhar sem receitas

Pratos vegetarianos

“Seguir uma receita passo a passo, mesmo que ela seja sua, é certeza de comida ruim”, afirma o renomado chef inglês Glynn Christian. Para ele, cozinhar envolve tantos fatores que, o fato de acompanhar passo a passo uma receita, como uma fórmula matemática, é um equívoco. Em Como cozinhar sem receitas, lançamento no Brasil da Editora Gutenberg, Christian revela como combinar os sabores sem reproduzir integralmente o feito de especialistas em culinária.

O autor defende o prazer e a liberdade de improvisar na cozinha e, para isso, ensina como discernir gostos e sabores, como reconhecer os ingredientes que possuem afinidades naturais ou que se complementam e como combiná-los de acordo com o que ele chama de “Trilhas do Sabor”.

Seguir uma receita passo a passo, mesmo que ela seja sua, é certeza de comida ruim.Glynn Christian, chef

E se a canela que se está usando está guardada há mais tempo que a usada pelo chef quando criou a receita? Será necessário colocar uma quantidade maior? E se a canela do chef estivesse mais velha que a que vai ser usada na receita? Deverá levar menos canela? A partir desse argumento, o autor sugere que o cozinheiro utilize seus próprios sentidos e sua experiência para avaliar o que dará certo.

Como cozinhar sem receitasAlém de uma breve introdução e um texto intitulado “Os insultos das receitas modernas”, em que analisa as diferentes formas de descrição de uma receita, a obra conta com seis capítulos. No primeiro, aborda questões como os gostos e sabores e os cinco gostos primários. No segundo, descreve as trilhas de sabor e listas de ingredientes doces, salgados, amargos, entre. Como criar Trilhas de Sabor é o foco do terceiro capítulo. No seguinte, desvenda diversos segredos sobre a sensibilidade bucal. O quinto explica a influência da temperatura, das gorduras e óleos, e apresenta dicas de cozimento. Já o sexto, refere-se ao desperdício, como o autor classifica as famosas receitas de chefs profissionais que exigem uma grande equipe para preparação ou custam uma fortuna.

Não importa se o leitor cozinha apenas nos fins de semana ou em algumas poucas datas comemorativas. Como cozinhar sem receitas proporciona uma série de simples conhecimentos científicos que ajudam o cozinheiro a obter sucesso na cozinha por seu próprio mérito.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.