Nespresso marca presença no Taste Festivals Brasília 2022

Nespresso marca presença no Taste Festivals Brasília 2022

Após participação de sucesso na edição do Taste Festivals São Paulo, a Nespresso, líder em cafés porcionados de alta qualidade sustentável, marcará presença novamente no maior evento gastronômico do mundo, dessa vez na capital federal. O Taste Festivals Brasília será realizado pela primeira vez na cidade que respira a cultura gastronômica e contará com o lançamento de um café exclusivo da Nespresso, o Rio de Janeiro Espresso, bebida que traz a essência do Brasil com sabor exótico, intenso e aveludado.

O evento também será uma oportunidade de reafirmar o compromisso da Nespresso com a responsabilidade social, como parte de sua atuação sustentável. Toda a renda da venda das doses de café comercializadas no estande será doada para o Quebrada Alimentada, projeto do chef Rodrigo Oliveira, que atende pessoas em situação de insegurança alimentar. Assim como na última edição em São Paulo, a empresa irá doar o dobro do valor arrecadado.

A marca referência em café de alta qualidade sustentável e experiências gastronômicas, se juntará a outros renomados restaurantes da capital no evento realizado no Pontão do Lago Sul, um dos mais requintados espaços de lazer de Brasília, entre os dias 27 e 29 de Maio e 3 e 5 de Junho. Serão 14 restaurantes e mais de 50 pratos que os visitantes poderão saborear às margens do Lago Paranoá, principal cartão postal da cidade. Ambiente perfeito para lançar o saboroso café Rio de Janeiro Espresso e os cafés do novo Sistema Vertuo Line, além de oferecer uma ampla variedade de opções da bebida que é a preferida dos brasileiros.

De acordo com Monica Lopes, diretora de Marketing da Nespresso Brasil, o apoio da empresa ao Taste Festivals Brasília é fundamental para presentar toda a alta qualidade e variedade de suas soluções de cafés e também para ressaltar o papel social da empresa. “Apoiar um evento como esse é uma grande satisfação por destacar um de nossos principais valores, o de promover o bem-estar social, além de ser a uma excelente oportunidade de mostrar nossos produtos para o público brasiliense”, afirma.

EXPERIÊNCIAS GASTRONÔMICAS: MASTERCLASSES

Ao longo do Taste Festivals Brasília 2022, o público presente terá a oportunidade de conhecer as famosas experiências com café realizadas pela Nespresso. Com várias turmas ao longo de todos os dias do evento, os visitantes poderão aprender a criar um drink inédito, feito com chá mate e o novo café Rio de Janeiro Espresso, proporcionando um sabor incomparável.

Além disso, por todo o estande será possível conhecer os produtos e serviços exclusivos da marca e apreciar um café delicioso.

ESTANDE SUSTENTÁVEL

O estande de 25m² é totalmente concebido com conceitos e design sustentáveis, diversos materiais reciclados e recicláveis, além de tecidos e substratos isentos de PVC e COV, que reduzem a entrada de calor. Visando eficiência energética, a iluminação é de LED, trazendo menor consumo e maior luminosidade.

Além disso, papelão, cortiça, madeira reciclada e revestimento ecopiso, que não libera gases tóxicos durante sua aplicação, são alguns dos materiais utilizados e toda a pegada de carbono da operação Nespresso, será neutralizada com a parceria da Eccaplan, sempre visando o menor impacto ambiental. A proposta é que os visitantes se sintam no universo da Nespresso e, junto com as experiências e workshops sustentáveis, consigam apreciar o portfólio de cafés da Nespresso.

Sobre a Nespresso

A Nestlé Nespresso SA é pioneira e referência em cafés porcionados de alta qualidade sustentável. A empresa trabalha com mais de 120.000 agricultores em 15 países por meio de seu Programa AAA de Qualidade Sustentável™ para incorporar práticas de sustentabilidade nas fazendas e nas paisagens. A marca tem investido na economia circular e na reciclagem de cápsulas, possui mais de 250 pontos de coleta no Brasil e oferece uma solução de reciclagem para todos os clientes brasileiros. Todas as informações sobre a Nespresso e o compromisso com sustentabilidade podem ser encontradas no site.

Cervejaria Quatro Poderes promove visita guiada pela fábrica

Cervejaria Quatro Poderes promove visita guiada pela fábrica

Eis que surge uma excelente notícia para os entusiastas e amantes das cervejas artesanais: após 2 anos de pandemia e o mesmo tempo de operação, a cervejaria Quatro Poderes abre as portas de sua fábrica neste próximo sábado (28), a partir das 11h. O evento será realizado nas instalações da cervejaria que ocupa uma área de 1800m2, em São Sebastião, sendo 1200 m2 de área verde onde será montado um Beer Garden especial para a data.

Além da grande atração, o Open House traz uma programação diversificada. As atrações musicais do dia começam às 11:00h, com o DJ Cottonete e na sequência o Trio Virato anima o almoço com Chorinho da mais alta qualidade. Na sequência, muito Rock’n’Roll com as bandas Old is Cool e Amanita e o encerramento em grande estilo com a tradicional banda Magoo.

A Cervejaria Quatro Poderes, com grande atuação no mercado cervejeiro brasiliense, realiza no próximo dia 28 de maio (sábado), o Open House Quatro Poderes abrindo as portas da sua fábrica

Durante todo o dia haverá visitas guiadas às instalações da fábrica onde os apreciadores poderão conhecer passo a passo do processo de fabricação das cervejas e degustar a bebida diretamente do tanque.

O evento ainda contará com a presença de Daniel Parga, do Forja Tattoo e David Aires, artista da cidade fazendo caricaturas da galera ao longo do dia. E as novidades não param por aí: para os que estão pensando em produzir sua própria cerveja, a Acerva Candanga – Associação dos Produtores de Cerveja Artesanal do DF vai orientar em como iniciar uma carreira profissional neste maravilhoso mundo de produzir sua própria cerveja.

A praça de alimentação funcionará ao longo de todo evento e contará com a participação de restaurantes consagrados da cidade como Lucas BBQ, Modesto Pizza e Comida Afetiva e Charcutaria Candanga.

Por ser um evento único (a cervejaria não funcionará com bar da fábrica), esta é uma oportunidade imperdível para o público de Brasília.

Os ingressos estão à venda no site www.cervejaria4poderes.com.br e com meia entrada solidária disponível mediante a doação de 1kg de alimento. Em uma parceria com o Instituto Setor Social, uma novidade é a Meia+, onde mediante a doação de 1 agasalho ou cobertor, o ingresso sai por R$15.

Cerveja artesanal no Open House Quatro Poderes
Data: Sábado, 28/05/2022
Horário: das 11:00h às 22:00h
Local: Qd. 01 Cj 10 Lote 26, Bonsucesso (São Sebastião), Brasília – DF
Maiores informações pelo WhatsApp 61 99267.2003
Ingressos à venda: www.cervejaria4poderes.com.br

Dia do Chá: conheça os benefícios da bebida para o organismo

Dia do Chá: conheça os benefícios da bebida para o organismo

Um traço que a pandemia deixou na rotina das pessoas foi o olhar atento para o cuidado com a saúde. E nesse sentido, não se pode limitar — é preciso cuidar de todos.

Dentro desse contexto, o chá surge como um importante aliado para as famílias que buscam um estilo de vida mais saudável. A bebida milenar e aromática é repleta de propriedades benéficas para o organismo. Companheiro de dias frios e quentes, ele auxilia em diversas funcionalidades do corpo humano, como digestão, relaxamento, entre outros.

Em 21 de maio é comemorado o Dia Internacional do Chá. A data, instituída pela FAO (Food and Agriculture Organization), em 2019, reforça o convite para o consumo desta bebida — considerada a mais popular do mundo, atrás apenas da água.

Diante desta efeméride e para desmistificar algumas questões relacionadas ao consumo das infusões, a Leão Alimentos e Bebidas conversou com Rodrigo Moreira, nutricionista especialista em chás. Segundo o profissional, existem estudos dos quais afirmam que as infusões estimulam desde a produção de leite até outros benefícios ao corpo. Confira a entrevista abaixo:

Bebês podem tomar chás?

Sim, mas só acima de seis meses de vida. Antes dessa idade, a alimentação deve ser constituída exclusivamente de leite materno ou da fórmula recomendada pelo pediatra. Mas depois disso, a bebida é oportuna para toda a família.

Tudo bem adoçar o chá das crianças?

Antes do primeiro ano de vida, é proibido adoçar qualquer tipo de alimento e bebida para as crianças. Depois dessa fase, tente minimizar o consumo. Então, sempre que possível evite adoçar chás com açúcar — caso faça questão, opte por opções mais saudáveis, como o stevia.

As crianças podem tomar qualquer chá?

Existem muitas ervas com diferentes efeitos. Então, é preciso saber, quais delas são seguras e eficientes para a criança. Existem chás, por exemplo, que ajudam com cólicas e diarreias. Dentre eles estão aqueles preparados com erva doce, erva cidreira, alcaçuz, funcho e camomila.

Uma alternativa boa para as crianças são os Chás Leãozinho. Com três opções, nos sabores Morango & Maracujá, Amora & Framboesa e Laranja Cor de Rosa, a linha foi desenvolvida a partir de ingredientes sem cafeína, açúcar e sódio. Os chás são opções de bebidas saudáveis para as crianças durante a rotina diária e atendem os gostos de toda a família.

Durante a amamentação, mães podem consumir chás?

Sim. Alguns chás inclusive têm propriedades que proporcionam o aumento da produção de leite materno em até 80% sem nenhum efeito adverso. A combinação de algumas ervas, se mostrou segura e eficiente para aumentar a produção de leite materno, como: urtiga, melissa, cominho, anis, erva-doce e capim-limão.

De modo geral, quais os benefícios terapêuticos dos chás e infusões?

Os benefícios são diversos para a saúde, como a possível redução na glicemia em diabéticos, do colesterol em hipercolesterolêmicos, da pressão arterial em hipertensos, além do efeito antibactericida, antifúngico e antiviral de forma geral.

Há diferença entre os produtos?

Sim, cada produto tem um tipo de erva ou de combinação delas. Possuindo propriedades nutricionais e gosto diferentes.

Portfólio com opções para a família

A busca por um estilo de vida mais saudável é também uma tendência entre os consumidores. A Leão como líder de mercado, abraçou a responsabilidade de atender a todos os públicos. Seja com produções de infusão, a granel, solúvel ou cápsulas, para consumo quente ou frio, para relaxar ou criar um hábito mais saudável, a empresa contempla todos os arquétipos de consumidores.

“O brasileiro, cada vez mais, busca por produtos que atendam a aspectos de saudabilidade, que aliam bem-estar, saúde e que não tenham restrição. Foi pensando nisso que olhamos para as mães, pais e cuidadores, e criamos a Linha Leãozinho. As opções atendem aos gostos dos pequenos ao mesmo tempo que oferece uma bebida com aspectos naturais”, comenta Flavio Andrade, Gerente de Trade & Marketing da Leão Alimentos e Bebidas.

Com sabores frutados, a linha Leãozinho foi lançada em 2021 e desenvolvida a partir de ingredientes sem cafeína, açúcar e sódio. O produto pode ser encontrado em três versões: Morango & Maracujá, Amora & Framboesa e Laranja Cor de Rosa.

Sobre a Leão Alimentos e Bebidas

A Leão Alimentos e Bebidas é responsável pela produção de chás para infusão do portfólio da Coca-Cola no Brasil. Entre os produtos que integram essa cadeia de responsabilidade, estão marcas líderes no seu mercado, como a linha de Matte Leão, Frutas e Flores, Funcionais, Preparo em Água Gelada, Leãozinho e muito mais.

A Leão Alimentos e Bebidas completou 121 anos, em 2021, com base em uma história de superação, inovação e sucesso, alinhada ao compromisso com a sustentabilidade, respeito às comunidades em seu entorno, funcionários, parceiros e consumidores.

Dia do Chá: conheça os benefícios do chá verde

Uma chaleira e uma xícara de chá bem quente sobre uma mesa de madeira clara

Vai um chazinho? Só de reconhecer o aroma de erva do chá verde já sentimos uma paz na nossa mente que se espalha pelo nosso corpo. Além dos inúmeros benefícios e nutrientes para o organismo, o chá é um ótimo aliado para a saúde emocional, capaz de reduzir o estresse do dia a dia.

A doutora em Ciência de Alimentos, Hellen Maluly, consultora do Comitê Umami, salienta que o hábito de tomar chá pode ter sido um dos costumes mais antigos do mundo. Até hoje, o chá verde é muito consumido no Japão na Cerimônia do Chá, que tem como princípios o respeito, a harmonia e a purificação da alma. Também utilizado para uso terapêutico, pode auxiliar na redução de danos ao organismo. Como o chá verde é rico em antioxidantes, composto que combate os radicais livres, ele auxilia na renovação das células, combate o envelhecimento e é considerado uma bebida para a “jovialidade”.

Outros benefícios à saúde, como a melhora na digestão, podem estar diretamente relacionados ao gosto umami, proporcionado pelos aminoácidos glutamato e teanina, presentes naturalmente nas folhas Camellia sinensis. O estômago possui receptores para o glutamato, o mesmo aminoácido que proporciona o umami. Ele produz uma ação local e libera moléculas que ativam o nervo vago. Este nervo informa o cérebro sobre a presença de proteínas no estômago e, consequentemente, a digestão é intensificada.

De acordo com Maluly, o chá verde é uma boa pedida, ainda mais neste friozinho. Ele pode oferecer ao paladar combinações saborosas de gostos doce, umami e levemente amargo, além de diversos aromas que variam de acordo com a mistura e a variedade da erva. “A sensibilidade ao umami pode elevar a salivação e equilibrar os outros gostos e aromas presentes nos chás”, explica.

Quer saber como preparar esta bebida deliciosa? Confira abaixo:

De preferência, a melhor forma de preparar o chá verde é com as suas folhas naturais secas para potencializar os benefícios. Na hora do preparo, é importante considerar a quantidade e o tempo de infusão. Isso significa que o tempo de fervura deve ser medido cuidadosamente para não esquentar demais e degradar os compostos bioativos da erva.

  • A cada 1 g de folha inclua 100 ml de água.
  • Deixe em infusão por cinco minutos.
  • Recomenda-se beber até três xícaras por dia.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento.

Como usar um Decanter para vinhos

Como usar um Decanter para vinhos

Mesmo quem não tem um em casa, já deve ter visto esse recipiente alguma vez na vida. Mas afinal, para que serve um decanter? Como se usa? O sommelier Gustavo Giacchero, do marketplace Wine Trader, ensina como utilizar esse importante acessório do vinho.

Para que serve?

Decantar, significa, livrar um líquido de suas impurezas. Além de desprender as partículas sólidas (borras) que podem ter na bebida, o decanter também enaltece as notas aromáticas e gustativas mais importantes e presentes no vinho. Para iniciantes, as mudanças no líquido podem não ser tão evidentes, mas o sommelier dá detalhes do que acontece ao fazer a passagem da bebida no recipiente. “O álcool que exala na decantação exclui aquela sensação quente que tem na bebida; consequentemente os aromas se tornam mais perceptíveis e por fim, o vinho se torna mais equilibrado”, explica Giacchero.

Passo a Passo para usar o Decanter

O procedimento para a utilização correta é simples. Porém, de acordo com Gustavo, é importante seguir as etapas do processo, dos cuidados com a limpeza até a forma de despejar o líquido na taça. “Primeiro, é importante identificar se o decanter está devidamente limpo, sem nenhuma impureza ou poeira; depois devemos tirar a cápsula do gargalo da garrafa, pois sem a mesma, é possível identificar com maior facilidade alguma partícula sólida no vinho ao fazer o ato de decantação”.

Como passo principal, o sommelier orienta a passar o líquido lentamente da garrafa para o acessório, mas com uma dica importante: “o finalzinho da garrafa não deve ir diretamente para o decanter, e sim para uma taça. Caso tenha sedimentos, ficará separado de toda bebida que está dentro do utensílio”.

Quais são os vinhos que podem ser decantados?

Segundo o sommelier, o decanter é recomendado para vinhos mais encorpados, com uma certa idade de evolução na garrafa e também rótulos que não são filtrados (informação consta no contra-rótulo). Já os vinhos leves e delicados, não são recomendados a serem colocados em decantação.

Vinhos na Wine Trader para decantar

Na plataforma Wine Trader há um vasto porftólio de vinhos antigos e raros. Alguns rótulos chegam a ter mais de 30 anos, “para decantar estes vinhos, o ideal é deixarmos as garrafas em pé por algumas horas para as partículas sólidas, que certamente teremos nestes vinhos, desçam para o fundo e facilitar nossa decantação” orienta Gustavo.

Sobre a Winetrader

O mercado de vinhos de alta gama ganhou em 2020 um novo player para ajudar donos de coleções e rótulos raros a identificar eventuais compradores através de uma plataforma digital que atua como um marketplace dinâmico e eficaz. Com esta premissa, e disposta a se diferenciar neste segmento, a Winetrader surge como um importante aliado ao encontrar compradores para a comercialização de rótulos únicos e diferenciados.

O negócio é inspirado em marketplaces americanos, como o Vinfolio e abre também a oportunidade de formar uma comunidade de colecionadores e investidores de vinhos, conectando o vendedor com o comprador de forma segura, prática, discreta e com suporte. Curadoria, variedade, preços competitivos e discrição são alguns dos “assets”que a Winetrader oferece a seus clientes. De forma facilitada, através de um cadastro online clientes enviam seus vinhos em foto padrão, e em seguida são analisados itens como volume do líquido, gargalo e rótulo, entre outros

Atualmente encontram-se disponíveis na Winetrader cerca de 500 rótulos que vão de 100 a 100 mil reais. Entre as metas deste ano os sócios miram aumentar a variedade de vinhos para 3.000 rótulos até o final deste ano, atrair para a plataforma grandes players do mercado e consolidar-se como o melhor marketplace de rótulos de alta gama, vindo a ser referência em vinhos premium no mercado nacional.

Qual será o Drink Perfeito?

Qual será o Drink Perfeito?

Após um mês de inscrições, a campanha ‘O Drink Perfeito’ da APTK Spirits reuniu mais de 200 inscritos de várias regiões do país. Homens, mulheres, amadores e profissionais de norte a sul estão entre os 50 participantes que passaram para a segunda fase na disputa pelo próprio drink engarrafado e uma viagem para a Itália.

Inúmeras receitas estiveram presentes nessa primeira fase, trazendo combinações de ingredientes locais que surpreenderam e deixaram os jurados curiosos. “Muitas receitas de qualidade com potencial de inovação foram iniciadas nessa primeira fase. Estou curioso para ver o resultado dessas combinações”, afirma o renomado bartender Ale D’Agostinho, fundador do APTK Spirits.

Para a segunda fase da disputa, os participantes deverão enviar um vídeo produzindo os seus drinks. Após a avaliação dos jurados Ale D’Agostinho, Márcio Silva, Ricardo Copia, Gelma Franco e Alex Sepulchro, nomes de referência no mundo da coquetelaria, serão selecionados 25 participantes para a terceira fase, que consiste em engarrafar o seu drink e enviar para os jurados.

Os inscritos que não passaram para a segunda fase receberão um presente em agradecimento pela participação da APTK Spirits, um voucher para curtir uma noite de Jazz no Raiz Club by APTK, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, com direito a dois drinks. O voucher tem validade até novembro de 2022.

“Queremos deixar a disputa cada vez mais acirrada e, em breve, ter a resposta que a alta coquetelaria está ansiosa para ter: Qual é o Drink Perfeito?”, diz Luiz Paulo Foggetti, CEO da APTK Spirits.

Saiba onde comemorar o Dia Mundial do Uísque

Saiba onde comemorar o Dia Mundial do Uísque

Neste domingo (15) é comemorado o Dia Mundial do Uísque. A data foi criada em 2012 para celebrar a bebida que é a mistura de cevada, água e levedura. Saiba onde saborear, em Brasília, os melhores drinques preparados com a bebida.

O Bla´s Cozinha Criativa (406 Norte) conta com receitas especiais que levam o destilado. O maracujack (R$32,50) contém Jack Daniels, maracujá, limão, Schweppes e gelo. O white russian (27,90) chama atenção pela criatividade. Ele é feito com uísque, vinho, suco de limão, angostura e clara de ovo.

No Fora do Eixo (Sudoeste, SAAN e Bosque Park – Asa Norte) o público encontra duas opções para se deliciar. São elas, o Johnie highball (R$ 40): Gold Label, água de coco e tônica; e o red lemon (R$ 27): Red Label e suco de limão.

O Italianíssimo (412 Norte) e o Blend Boucherie (412 Norte) apostam nas doses da bebida, como o whisky 8 anos (R$20) e o de 12 anos (R$24). No Le Parisien (103 Norte) os destaques são os deliciosos manhattan (R$28); e Jack Javier (R$35), preparado com Jack Daniels , espumante, suco de limão e alecrim.

A Vinny’s Pizzeria Napoletana (205 Sul) também conta com uma excelente carta de drinques. Uma das criações é o vecchio stile (R$ 37), que leva na receita bourbon, Johnnie Walker double black, redução de stout com pimenta da Jamaica, angostura, flor de sal e twist de laranja. Outro que chama a atenção é o whisky sour (R$33) feito com bourbon, xarope simples, limão e clara, casca de laranja .

 

Bla´s
Endereço: CLN 406 Bloco D Loja 38
Telefone: (61) 3879-3430
Horário: Terça a sábado das 12h às 16h; 
Quarta a sábado das 19h às 21h; e Domingo das 12h às 16h
Siga: instagram.com/blas406

 

Complexo Fora do Eixo
Endereço: SAAN, Quadra 1
Horário de funcionamento: Terça, a partir das 19h; 
Quarta a Sábado, a partir das 20h; Domingo, a partir das 17h.
Instagram: @complexoforadoeixo

 

Fora do Eixo - Sudoeste
Endereço: CLSW 105, Loja 122, Sudoeste
Horário de funcionamento: Quarta e quinta, das 16h às 2h; 
Sexta, de 15h às 2h; Sábado, das 12h às 2h; Domingo, de 15h às 00h.
Instagram: @foradoeixosudoeste

 

Bosque Park Experience
Local: (SHLN Bloco A - Setor Hospitalar Norte)
Horário de funcionamento: De terça a quinta, das 16h às 23h; 
sexta a domingo, das 11h30 às 23h
Instagram: @foradoeixobosque
Blend Boucherie
Endereço: CLN 412 Norte, Bloco B
Take Out e delivery: (61) 3544-7444
Horário: de terça a quinta das 12h às 15h e das 18h30 às 23h
Sexta e Sábado das 12h às 16h e das 18h30 à 0h e 
domingo das 12h às 16h e das 18h30 às 23h
Siga: @blendboucherie

 

Italianíssimo
Endereço:CLN 412 Norte, Bloco B
Telefone/Whatsapp: (61) 3964-4442
Horário: de terça a quinta das 12h às 15h e das 18h30 às 23h
Sexta e Sábado das 12h às 16h e das 18h30 à 0h e 
domingo das 12h às 16h e das 18h30 às 23h
Instagram: @italianissimobsb

 

Le Parisien Bistrot
Endereço: CLN 103, bloco B - Asa Norte
Horário: Terça a sexta das 12h às 15h e das 19h às 22h. 
Sábado das 12h às 16h e das 19h às 22h. Domingo das 12h às 16h.
Siga: @leparisienbistrotbsb

 

 

Vinny´s Pizzeria Napoletana
Endereço: CLS 205 bloco A Loja 27
Horário: De terça a domingo, das 17h às 22h40
Takeout e Delivery: Todos os dias, de 17h às 22h30
Instagram: @vinnyspizzerianapoletana

Vinho é a bebida favorita dos brasileiros

Vinho é a bebida favorita dos brasileiros

A supremacia do vinho entre as preferências dos brasileiros é comprovada mais uma vez. Uma pesquisa realizada pela Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo, em parceria com a MindMiners, mostra que a bebida é a preferida de quase metade dos entrevistados – 49%. O estudo “O Mercado de Vinhos” revela alguns impactos da pandemia no consumo de vinhos e novos hábitos de compra.

O levantamento foi realizado em outubro de 2021, com cerca de 900 homens e mulheres, de todas as regiões do Brasil, que compraram vinhos nos últimos 18 meses antes da pesquisa e a partir de R$ 30 o preço da garrafa.

Estudo mostra que ocasiões especiais e conhecer um rótulo diferente são situações que mais motivam a compra da bebida

Uma das conclusões da pesquisa é que a pandemia de Covid-19 trouxe novos hábitos de consumo de vinho. Os resultados mostram que 20% dos brasileiros passaram a beber vinho em ocasiões diferentes e 15% disseram passar a beber sozinhos. Outros 6% revelaram apreciar um bom vinho com novas companhias, enquanto 5% bebem dentro de casa.

O levantamento aponta que a frequência de tomar vinho mudou para 43% dos brasileiros, sendo que neste universo 28% aumentaram o consumo da bebida e 16% reduziram. O estudo mostra ainda que os brasileiros bebem vinho em média 5,6 vezes por mês: 17% afirmaram consumir duas vezes por semana e 12% de três a quatro vezes por semana. Já 20% elegem somente um dia da semana para o consumo de bebida alcóolica.

Ao serem perguntados sobre as ocasiões de compra do vinho, 51% dizem que aproveitam sempre uma oferta interessante, enquanto 43% escolhem a bebida para um jantar especial ou quando recebem convidados. Já para 42%, a compra de vinho acontece ao se deparar com um rótulo diferente. Para 40%, a motivação é o término do estoque da bebida em casa. Quando fazem uma compra de vinho, 42% dos brasileiros adquirem duas garrafas, mas 18% têm o hábito de levar para casa três garrafas por vez.

“Cada vez mais vemos que a relação entre o consumidor e o vinho está muito pautada pela experiência e isso reflete desde o momento da compra até o consumo. O nosso mercado vem se desenvolvendo com a entrada de novos tomadores de vinhos e a versatilidade fez dele a bebida perfeita para todas as ocasiões”, afirma Laura Barros, Diretora de Marketing da Wine.

Consumo por cidades

A pesquisa aponta também que o aumento da frequência de consumo de vinhos foi mais expressivo em algumas cidades: Belo Horizonte (37%), Fortaleza (37%), Campinas (37%), Recife (35%) e São Paulo (32%). Na capital do Ceará, por exemplo, 18% dos entrevistados afirmaram que o hábito de tomar vinho começou na pandemia.

Em São Paulo, os paulistanos bebem vinho em média 7,1 vezes por mês, enquanto Belo Horizonte tem o menor consumo: 4,7 vezes por mês. Já quem mora em Campinas, no mês, bebe vinho em média 6,4 vezes, no Rio de Janeiro 6,3 vezes, em Fortaleza 5,8 vezes, em Porto Alegre e Recife 5,7 vezes e em Curitiba 5,6 vezes.

Na hora de escolher um rótulo, 53% dos consumidores usam sites e aplicativos das marcas para obter mais informações. Recomendações de amigos e familiares são a opção de 43%. Há ainda quem recorre a redes sociais, como Facebook (17%) e Instagram (34%) para escolher qual vinho comprar.

“Nossa missão sempre foi democratizar o mundo do vinho para que as pessoas possam consumir a bebida sem mudar o seu estilo de vida. O vinho combina com todas as estações do ano e em diferentes situações, como um jantar, churrasco, praia ou piscina. Nossa estratégia está pautada na hiperdisponibilidade, ou seja, tornar o vinho disponível, no preço certo, no momento certo e na qualidade certa. Queremos levar rótulos de qualidade para os apaixonados por vinho em todas as regiões do país. Em 2020, diferentes estados receberão lojas físicas da Wine, diz Laura.

SOBRE O GRUPO WINE

A Wine foi fundada em 2008, com a missão de conectar pessoas por meio da paixão pelo vinho. A empresa, que já nasceu online há 13 anos, ousou investir em vinho no país da cerveja e, hoje, é o maior clube de assinatura de vinhos do mundo e líder no ranking de importação. Além do Clube Wine, do e-commerce www.wine.com.br e do app Wine Vinhos, disponível para download na App Store e Google Play, a empresa possui atualmente dezessete lojas físicas: um Winebar em São Paulo e outras quatro unidades na capital paulista, uma loja em Barueri (Alphavile), duas no Rio de Janeiro e outras nove em Natal, Fortaleza, Goiânia, Campinas, Recife, Belo Horizonte, Curitiba, Vitória e Porto Alegre. Com a aquisição da Cantu Importadora, em 2021, o Grupo Wine se consolida como um player de peso no canal B2B que engloba off-trade (hipermercados, supermercados, minimercados, hortifrutis e, mercearias) e on-trade (bares, restaurantes, casas noturnas, clubes e hotéis) e segue no caminho da omnicanalidade.

SOBRE A MIND MINERS

Fundada em 2013, a MindMiners é uma empresa de tecnologia especializada em pesquisa digital. Com uma rede social exclusiva, o MeSeems, com mais de 4 milhões de usuários cadastrados, a empresa oferece uma plataforma de Human Analytics para que marcas dos mais diversos segmentos possam obter respostas ágeis e de qualidade. Unindo inteligência, informação e uma equipe especializada, a MindMiners atende a vários tipos de clientes que buscam opiniões e experiências sobre seus serviços, produtos e marcas.

Gin Bombay Sapphire promove mostra cultural “Arte dos Sentidos”

Gin Bombay Sapphire promove mostra cultural "Arte dos Sentidos"

No dia 15 de maio, a partir das 14h, Bombay Sapphire, gin premium mais vendido do mundo pertencente ao Grupo Bacardi, realiza a mostra cultural “Arte dos Sentidos”. Essa é a materialização da campanha que carrega o mesmo título e que vem sendo trabalhada desde 2021, ela tem como objetivo instigar a criatividade por meio dos cinco sentidos. O evento será aberto ao público e acontece de forma gratuita na Alameda Eduardo Prado, 667 -Campos Elísios, São Paulo.

Para os apaixonados por arte e por experiências interativas, essa é a oportunidade perfeita para uma verdadeira imersão no universo da criatividade a partir da interação com obras desenvolvidas especialmente para aguçar os 5 sentidos. Para os interessados em viver esse momento exclusivo, promovido por Bombay Sapphire, basta se cadastrar no link: e comparecer ao evento no dia marcado.

Com curadoria de Guilherme Teixeira, em abril desse ano, Bombay Sapphire ofereceu aos artistas convidados uma Masterclass exclusiva guiada por Paulo Miyada, o artista, professor, curador adjunto da Bienal e agora curador do renomado complexo cultural francês Pompidou. No evento, foram feitas provocações para despertar a criatividade, inspirando-os para a criação das obras que estarão em exposição na mostra.

“A Masterclass com o Paulo Miyada me enriqueceu muito, ele é um excelente professor e senti uma conexão muito grande com o conteúdo que ele apresentou e o trabalho que eu já estou desenvolvendo, mesmo sem ele saber o que eu estou preparando.” Contou a artista Marcela Cantuária, no dia da Masterclass, que já estava desenvolvendo a obra que vai apresentar na mostra.

“Bombay Sapphire acredita que todo ser humano nasce criativo, mas sua criatividade vai sendo suprimida pelo cotidiano ao longo da vida e, portanto, a marca convida todos a reascender a criatividade. Estamos trabalhando a campanha Arte dos Sentidos desde o ano passado, e agora teremos a materialização dessa experiencia sensorial através de um evento totalmente interativo e imersivo. Uma das principais intenções de Bombay Sapphire é democratizar a arte, torna-la acessível e fazer com que a maior parcela possível do público tenha experiências criativas” diz Veridiana Carvalho, Head de Bombay para América Latina e Caribe.

A mostra “Arte dos Sentidos” foi pensada para investigar o sentir e traz obras imersivas e interativas, com diversas linguagens e mídias, que codificam a arte através do olhar dos artistas e com a lente do posicionamento Global de Bombay: o Stir Creativity.

Serão quatro instalações de diferentes nomes que estão despontando no cenário artístico nacional:

– Íkaro Cavalcante, que se apropria da linguagem e das possibilidades do formato digital para inserir o corpo humano em um novo lugar: propõe a construção de um espaço composto por um painel de LED curvo, uma série de esculturas e uma exposição virtual interativa acessada por meio de óculos de Realidade Virtual. Sua obra será ativada assim que um visitante fizer uso do dispositivo de realidade virtual, e também será espelhada no telão de LED. As imagens que compõem essa mostra virtual são estruturas formadas a partir do seu próprio repertório estético.

– Karola Braga, que utiliza sua pesquisa olfativa para criar uma estufa no espaço, onde essências líquidas de botânicos de Bombay como Zimbro, Casca de Limão, Cubeba, Grãos do Paraíso e Amêndoas estarão dispostos. A artista traz uma história para cada essência olfativa e o espaço convida o espectador a explorar a relação entre corpo, cheiro e memória.

– Marcela Cantuária, explora o espaço efetivando uma relação entre o que é representado na tela e como aqueles elementos se comportam na tridimensionalidade, construindo assim um ambiente instalativo e imersivo para o público a partir das experiências visuais e táteis da artista. Fará parte da instalação uma cortina, um biombo e um oratório, além de elementos da pintura que serão colocados fisicamente no espaço. Os visitantes são convidados a adentrar um oceano de cortinas e se sentar nas possibilidades do Mundo Interior da artista.

– Saskia, que propõe uma imersão sonora com tons, escalas e melodias se fundindo ao espaço. A interatividade de sua instalação se dará por meio de ativações especifícias feitas por sua equipe, além da manipulação direta feita pelos visitantes.

Este é o primeiro evento aberto ao público que Bombay Sapphire realiza pós pandemia e é um convite a uma experiência sinestésica, pensada para exercitar os cinco sentidos, a memória afetiva e a criatividade.

Arte dos Sentidos
Dia 15/05, a partir das 14h
Alameda Eduardo Prado, 667 -- Campos Elísios

Empresa do ramo cervejeiro adota SAP Business One

Empresa do ramo cervejeiro adota SAP Business One

A cerveja está entre as bebidas prediletas dos brasileiros. Para atender à crescente demanda do mercado cervejeiro, a WE Consultoria, empresa que presta serviços de atendimento e fornecimento de matéria-prima para o setor, acaba de anunciar a adoção do SAP Business One, sistema de gestão para empresas em crescimento da multinacional alemã. O projeto é de responsabilidade da ALFA, que visa, por meio da ferramenta, agregar ainda mais eficiência aos fluxos de processos.

Levando em conta os hábitos culturais da população, o consumo da bebida mantém o seu protagonismo. De acordo com um levantamento realizado pelo Euromonitor, o consumo de cerveja aumentou 7,7% em 2021 em comparação ao registrado no ano anterior, totalizando a marca de 14,3 bilhões de litros vendidos. Diante das perspectivas promissoras de mercado, mesmo durante o período de pandemia, o avanço de empreendimentos no setor foi crescente.

Tendo em vista a expansão do mercado cervejeiro, a WE Consultoria vem prestando atendimento para micro, pequenas e médias cervejarias em território nacional, desde 1997. Com três filiais localizadas nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais, a empresa também dá suporte para cervejeiros artesanais, importando e comercializando produtos e insumos, além de prestar consultoria na análise laboratorial de cervejas, malte e água.

Ao mesmo passo em que o setor vem indicando sinais de crescimento, diversas complexidades nos processos operacionais também aumentaram. Com a expansão dos e-commerces, a empresa adotou uma plataforma de gestão de frete para facilitar o processo de cotação de transportadoras para entrega de pedidos feitos via televendas. Contudo, a companhia identificou problemas pontuais para controle de rastreamento, lançamento de despesas, controle de estoques e gestão de custos.

Visando encontrar uma solução eficiente para tais dificuldades, a WE Consultoria entendeu que o SAP Business One seria a solução mais completa para suas necessidades. “A adoção dessa ferramenta pela empresa demonstra toda a sua versatilidade e usabilidade, permitindo um grande ganho de eficiência e controle operacional a um custo viável”, destaca o co-CEO da ALFA, Fábio Rogério.

Dentre as expectativas da implementação, a empresa pretende aplicar a integração do backoffice em todos os processos em desenvolvimento, de modo que seja escalável para as futuras demandas da companhia. Isso, além de obter a redução de controles até então realizados de formas paralelas e permitir a rastreabilidade total em cada processo.

A integração do SAP Business One à plataforma de fretes já utilizada pela empresa também se destaca dentre os objetivos da companhia, com foco em aplicar melhorias nas customizações do sistema e contemplando os seguintes processos: validação de CEP, consulta de frete e prazos, solicitação de pedido de frete, solicitação de etiqueta de despache, despacho de notas e atualizações do status.

A meta é concluir e fazer o lançamento oficial do projeto em julho. “Essa parceria com a WE Consultoria, mostra todo o potencial de alcance da ALFA na capacidade de atender os mais variados tipos de mercados em expansão. E, nesse propósito, o SAP Business One é a nossa ferramenta mais poderosa”, finaliza Rogério.

Sobre a ALFA Sistemas:

A ALFA é uma consultoria Gold da SAP com 19 anos de atuação, com foco na implementação e suporte do ERP SAP Business One, possui mais de 100 clientes ativos no Brasil e Exterior. Sua equipe de mais de 90 especialistas já recebeu mais de 20 prêmios como forma de reconhecimento pelo alto nível de excelência. Para obter mais informações sobre a ALFA, visite http://www.alfaerp.com.br.

Sobre a SAP

A estratégia da SAP é apoiar os negócios para que funcionem como empresas inteligentes e sustentáveis. Como líder de mercado em software corporativo, ajudamos empresas de todos os tamanhos e em todos os setores a obter o melhor desempenho: 87% das transações comerciais no mundo passam por algum sistema da SAP. Nossas tecnologias de aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análises avançadas ajudam a transformar os negócios dos clientes em empresas inteligentes e sustentáveis. A SAP fornece a pessoas e organizações uma visão aprofundada dos negócios e promove níveis de colaboração que as impulsionam a ficar à frente da concorrência. Simplificamos a tecnologia para que as organizações possam adotar nosso software da maneira que desejam – sem interrupções. Nosso conjunto completo de aplicações e serviços permite que clientes dos setores público e privado de 25 setores operem com lucratividade, se adaptem continuamente e façam a diferença. Com uma rede global de clientes, parceiros, funcionários e líderes de opinião, a SAP ajuda o mundo a funcionar melhor e tornar a vida das pessoas melhor. Para obter mais informações sobre a SAP Brasil, visite www.sap.com, a Central de Notícias da SAP em http://news.sap.com/brazil/ e siga a SAP no Twitter @SAPBrasil.