O café é aquela velha bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro, possivelmente uma das maiores tradições do brasileiro. Pode ser preto, com leite, chantilly, açúcar, às vezes até whisky. Mas o que aconteceria se fosse feito com grãos infusionados em barril de tequila, destilado típico do México muito popular nas noites brasileiras? Pois foi justamente o que Marcelo Frank, fundador da marca de cafés especiais Franck’s Ultra Coffee, inventou na cidade de Curitiba.
[blockquote author=”Marcelo Frank, fundador da Franck’s Ultra Coffee” pull=”left”]”Existem vários métodos interessantes que ressaltam as características do café, mas os meus favoritos são os métodos de infusão, como a prensa francesa e o Clever.”[/blockquote]
O café é infusionado ainda em grão em barril de tequila, trazendo o melhor da mistura Brasil-México, resultado em um café único e extremamente saboroso. A ideia surgiu após um pedido especial de uma cervejaria que precisava de um café inspirado no México. “A Cervejaria paulista Augustinus precisava de um café diferente para a produção de uma cerveja Mexican Stout. Então reparamos uma pequena dorna de carvalho, tostada, e deixamos uma infusão de tequila com pimenta preparando, por quatro meses, essa dorna para que absorvesse a bebida por completo”, explica Marcelo Frank. Depois dos quatro meses, o café verde foi adicionado por seis semanas no barril e, posteriormente, torrado.
Para quem quiser experimentar essa grande novidade, a Espresso Station, loja conceito da Franck’s Ultra Coffee na cidade de Curitiba (PR), oferece diversos métodos manuais de extração, entre eles Hario V60, Clever, Chemex, Aeropress, Aram, ROK e French Press. “Existem vários métodos interessantes que ressaltam as características do café, mas os meus favoritos são os métodos de infusão, como a prensa francesa e o Clever”, detalha o especialista.
Já os amantes de cafés especiais que moram fora da capital paranaense podem adquirir os produtos da linha via e-commerce da marca, com entre em todo país, ou em cafeterias e empórios parceiros. No canal, o pacote de 250g é comercializado por R$ 45. “Nossos produtos estão disponíveis em todo Brasil. Além do e-commerce, disponibilizamos nossos cafés para cafeterias e empórios”, comenta Marcelo.
A loja conceito da Franck’s Ultra Coffee na cidade de Curitiba (Espresso Station) fica na Avenida Anita Garibaldi (nº 775), no Bairro Ahú, perto da Justiça Federal. A loja funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 14h às 19h.
Maior evento de degustação do ano chega à Brasília com mais de 100 rótulos de 20 vinícolas confirmadas
A importadora Grand Cru, maior rede de lojas de vinhos do país, inicia mais uma edição do Grand Tasting, evento da marca que chega à Capital Federal no próximo dia 29 de maio. Essa é uma grande oportunidade para os apaixonados pela bebida trocarem conhecimento com produtores internacionais e, é claro, degustarem os melhores vinhos que, neste ano, serão representados por mais de 100 rótulos. Entre as vinte vinícolas estrangeiras que estão confirmadas figuram as argentinas Escorihuela Gascón, Viña Cobos, Zuccardi, Humberto Canale, Leyda e Zorzal. Destaque também para os italianos Barone Montalto, Ricossa, Acquesi, San Marzano e Garofoli. Espanha e Portugal também estarão representados na degustação.
[blockquote author=”Deise Lima, sócia da Grand Cru Brasília” pull=”right”]“O grande diferencial desse encontro são os rótulos exclusivos e a presença de produtores com quem os clientes poderão conversar e trocar experiências.”[/blockquote]
Durante a Grand Tasting, os visitantes terão a oportunidade de conhecer também vinhos menos populares para os brasileiros, como o Ixsir, do Líbano. Al-IXSIR, do árabe, significa Elixir ou a forma mais pura de todas as substâncias, uma espécie de poção secreta que conceda juventude eterna e amor. Criada por um grupo de amigos, que partilhava o desejo de produzir os melhores vinhos do Líbano, esta vinícola foi construída nas montanhas do país, onde as uvas são expostas a condições extremas, amadurecendo sob os dias de sol quentes e as noites frescas. O resultado final é um vinho de essência, com aromas de pimenta, cardamomo, frutas vermelhas e flores com um equilíbrio admirável.
Para receber o evento em Brasília, os sócios da Grand Cru Brasília, Deise Lima, Fernando Rodrigues e Cristiano Sousa estão preparando um espaço amplo e confortável em frente à loja / restaurante para receber o Grand Tasting. “O grande diferencial desse encontro são os rótulos exclusivos e a presença de produtores com quem os clientes poderão conversar e trocar experiências”, avalia Deise. E para ficar melhor ainda o restaurante criou um menu especial para a ocasião, para aqueles que quiserem jantar na ocasião.
O cardápio fechado criado pelos chefs Leônidas Neto e Alexandre Aroucha conta com uma entrada (Blini de Dmidoff, salmão defumado e creme azedo), dois pratos principais (Confit de pato com chutney de amoras acompanhado por mil folhas de batatas com alho poró ou Posta de bacalhau confitada à baixa temperatura e salada quente de favas com hortelã) e duas opções de sobremesas (Gorgonzola dolce Serra da Antas com compota de abacaxi e baunilha ou Panna Cotta de chocolate belga 70% e calda de doce de leite artesanal). Tudo pelo preço único de R$ 178,00 (sem bebida alcoolica).
Entre as vinícolas confirmadas estão:
Escorihuela Gascón
Viña Errazuriz
Marqués de Cáceres
Viña Cobos
Quinta do Mouro
Kracher
Bodegas Pablo
Zuccardi
Barone Montalto
Ricossa
Acquesi
Garofoli
IXSIR
Morandé
Zorzal
Allegrini
Humberto Canale
Fanti
Serena
San Marzano
Saint Clair
Leyda
Sobre a Grand Cru
A Grand Cru importadora é a maior rede de lojas especializada em vinhos do Brasil. Em 2017 completou 15 anos e um faturamento de R$200 mi. Com sólida atuação OmniChannel, a empresa tem mais de 53 pontos de venda de Manaus a Porto Alegre, entre franquias e operações próprias. Além disso, também trabalha com e-commerce, clube de vinhos, venda direta e vendas para os melhores restaurantes, hotéis e empórios. O portfólio é composto por 1900 rótulos de alta qualidade dos mais diversos países do mundo, selecionados com critérios muito exigentes pela equipe de sommeliers. A Grand Cru é reconhecida como sinônimo de qualidade em vinhos no Brasil, tanto em termos de produtos como também serviços.
Serviço
Grand Tasting
Dia: 29/05
Local: Grand Gru Brasília na SHIS, QI 9/11, Conj L, loga 06- Lago Sul
Horário: Das 19h30 às 22h30
Preço do ingresso: R$ 299 sendo que R$ 100 se transforma
em crédito nas compras acima de R$ 400 na Grand Gru.
Vendas antecipadas, ou na hora, no local do evento.
Mais informações pelo telefone 3368-6868
Reconhecida como um dos maiores polos gastronômicos do país, Brasília tem como marca registrada seus restaurantes e bares bem frequentados. Há perfis para todos os gostos, comandados por chefs e enólogos de renome nacional.
“Queríamos criar um ambiente que ‘descomplicasse’ o vinho, trazendo um ar despojado e que fosse convidativo para todos os gostos.”
Para enriquecer ainda mais este leque de opções, a capital federal ganha um empreendimento inédito, embora sazonal, inspirado no conceito “Wine Garden”, já presente em países como Estados Unidos e África do Sul.
Na prática, a GB Vinhos apresenta, num dos pontos turísticos mais hipados da cidade (o Pontão do Lago Sul), ao lado do restaurante Soho, uma estrutura de container, com direito a deck, palco e lounges, servindo mais de trinta rótulos, entre tintos, brancos, rosés e espumantes. A novidade segue até o dia 30 de agosto.
“Pensamos na ideia do Wine Garden, pois o ambiente terá um paisagismo bonito e generoso aos olhos para combinar com um varal de luzes e folhas de parreira. Como será durante a temporada de inverno, teremos cobertor para quem quiser e um palco para diversas atrações”, adianta Guto Jabour, sócio da empresa.
Além da carta de vinhos, cujos produtos poderão ser consumidos em garrafa ou taça, a casa oferecerá, futuramente, a opção de rodízio para os clientes. Os que preferirem poderão pedir pratos à parte do restaurante Soho.
“Queríamos criar um ambiente que ‘descomplicasse’ o vinho, trazendo um ar despojado e que fosse convidativo para todos os gostos. Inspiramo-nos em vários Wine Bars fora do Brasil com essa pegada: um jardim grande e decorado, bastante aconchegante, sempre com um ponto de água presente, seja lago ou mar”, conta Jabour.
Capacidade
Com capacidade para 80 pessoas sentadas, o Wine Bar abre de quarta-feira a domingo. Até sexta-feira, funcionará de 18h até as 00h. Aos sábados e domingos, das 16h às 00h.
“Temos grande expectativa e vontade de criar um lugar legal não só para amantes de vinho, mas também para todos que gostam de sentar com os amigos em um bar gostoso e jogar conversa fora. Para nós, isso é muito interessante, assim podemos dar vida para um local descolado e confortável nos meses de inverno”, acrescenta.
Programação
Nas quartas-feiras, o espaço receberá jazz para harmonizar com o ambiente. Já nas quintas e sábados, o ambiente contará com apresentação de DJs selecionados pela própria GB. Nas sextas, os clientes terão músicas pop para alegrar o Wine Bar e, para fechar, o domingo receberá uma setlist especial do estabelecimento.
Sobre o GB Vinhos – Brasília é, hoje, um dos principais mercados de vinho do Brasil. O início da GB Vinhos se deu juntamente com os primeiros passos da capital neste mercado. A empresa foi responsável por criar grandes eventos, como a Wine ’n Music, WineSet e a organização de uma das maiores feiras de vinhos nacionais, a Vinum Brasilis. O projeto é uma parceria dos empresários Guto Jabour, Luiza Melo e Maria Eduarda Mendes.
Serviço
GB VINHOS
SAAN Quadra 2, Lotes 420 a 440 – Brasília, Brasil
(61) 3793-0003
[email protected]
Espumantes são presentes curinga para presentear em qualquer festa. Mas com as combinações certas entre espumantes e chocolates é possível surpreender os amigos e tornar o momento ainda mais especial. Por isso, o enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari, compartilha sugestões de harmonização entre a bebida borbulhante e trufas saborizadas – uma amostra do que é apresentado aos turistas que visitam o complexo enoturístico localizado em Garibaldi, na Serra gaúcha, e degustam as delícias da experiência Taça & Trufa. Saiba como combinar três espumantes internacionalmente premiados com diferentes tipos de chocolate:
ESPUMANTE CHARDONNAY E TRUFA DE MARACUJÁ
A combinação ressalta os sabores cítricos e a acidez do espumante Garibaldi Chardonnay, que tem notas de maracujá entre os aromas que mais se destacam. A doçura deixa uma sensação muito agradável ao paladar – ótima dica para um presente completo.
ESPUMANTE PROSECCO E TRUFA DE LARANJA
O resultado da combinação entre chocolate saborizado de laranja e espumante Garibaldi Prosecco (o segundo mais premiado da vinícola) é uma experiência refrescante e com toques agridoces. Essa harmonização é uma brincadeira que remete ao Spritz, drink famoso da região do Vêneto, na Itália, composto por Prosecco, laranja e Aperol.
ESPUMANTE MOSCATEL E TRUFA DE CHAMPANHE
Para quem gosta de equilibrar sabores mais adocicados, essa harmonização é poderosa: a trufa com chocolates branco e preto e um toque de espumante intensifica o sabor do Garibaldi Moscatel – eleito o Melhor Espumante do Cone Sul em 2018.
Sobre a Cooperativa Vinícola Garibaldi
A Cooperativa Vinícola Garibaldi celebra a passagem de seu 87º aniversário, festejando a concretização de mais um ano em sua história – que começou a ser escrita pela união de diversas famílias de agricultores como alternativa para vencer as dificuldades econômicas do país na época. Atualmente, congrega 400 famílias associadas, localizadas em 15 municípios da Serra gaúcha. Seu portfólio tem 70 produtos distribuídos em 12 marcas, entre vinhos tintos e brancos, espumantes de diversas variedades, linhas de exportação, frisantes, filtrados, sucos de uva e opções orgânicas. Em 2018, a Cooperativa soma 86 premiações nacionais e internacionais, figurando como a brasileira mais premiada no período.
Dicas de vinhos ideais para serem harmonizados com o clássico da gastronomia italiana
Nada melhor do que agradar as pessoas que gostamos. Uma maneira fácil e prática de conseguir isso, é com a gastronomia. Que tal apostar em um belo e versátil risoto, um clássico italiano, para conseguir uns pontinhos com aquela pessoa especial? Afinal, o jeito mais fácil de tocar no coração de alguém, é por meio do estômago.
[blockquote author=”Abel Blumenkrantz, executivo da Garage Vinhos” pull=”left”]”Os ingredientes utilizados no risoto é que vão determinar qual o melhor vinho para a harmonização.”[/blockquote]
O risoto pode ser servido como entrada em pequena quantidade, como prato principal ou ainda como acompanhamento de carnes. Além disso, a versatilidade permite que ele seja harmonizado com diversas bebidas, principalmente um vinho de qualidade. De acordo com Abel Blumenkrantz, executivo da Garage Vinhos, vinhos e risotos harmonizam tão bem que formam o “casal” perfeito da gastronomia.
No Brasil, os risotos mais conhecidos são o Risotto alla Milanese (risoto milanês), o Risotto com Funghi (risoto ao funghi) e o Risotto al Quattro Formaggi (risoto aos quatro queijos). Alguns ingredientes são indispensáveis para a receita, entre eles o arroz dos tipos arbório, arbório integral, carnaroli ou vialone nano, caldos aromáticos, cebola, manteiga, vinho e queijo.
Mas na hora da harmonização, qual é o vinho ideal para cada risoto? Para Abel, os ingredientes do preparo irão definir essa escolha. “Os ingredientes utilizados no risoto é que vão determinar qual o melhor vinho para a harmonização. Antes de escolher a bebida, é fundamental prestar atenção nas peculiaridades do preparo. Como o risoto é muito versátil, o leque de vinhos para harmonização também é muito grande”, comenta.
Segundo o especialista, os vinhos brancos e rosés costumam acompanhar muito bem risotos preparados com ingredientes leves. “Se você for fazer um risoto com legumes ou frutos do mar, os brancos e rosés são um complemento perfeito”, explica. “Mas as receitas com carne, linguiça, cordeiro ou carne de caça, precisam de um vinho com mais intensidade. Daí eu sugiro a harmonização com tintos leves”, completa Abel.
Confira algumas dicas especiais do especialista:
Risotos de filé mignon, com funghi, carne seca e ou linguiça
Vinho: Casa Scarpa
Tipo de uva: Tinta
Uva: Barbera D´Asti
Origem: Itália
Risoto de frutos do mar, com mexilhões, lulas e ou polvo
Vinho: Casas del Toqui Reserva Sauvignon BlancTipo de uva: Branca
Uva: Sauvignon Blanc
Origem: Chile
Risoto de aspargos com presunto parma
Vinho: Espumante De Vergy Blanc de Blancs Brut
Tipo de uva: Brancas
Uvas: Ugni Blanc, Colombard, Chardonnay
Origem: França
Risoto de queijo brie
Vinho: Las Perdices Reserva Chardonnay
Tipo de uva: Branca
Uva: Chardonnay
Origem: Argentina
Buscando sempre inovar e surpreender com seus rótulos criativos, a cervejaria Dogma acaba de lançar em Brasília a Hop Brut, uma Brut IPA com 7,5% de teor alcoólico. Esse estilo de cerveja tem ganhado cada vez mais destaque e apreciadores, e é conhecido por ser uma bebida seca e lupulada, com características similares ao de um espumante. A embalagem da Hop Brut inclusive possui uma ilustração que remete a uma garrafa de espumante, feita pelo estúdio FORM em parceria com o ilustrador Caio Stolf. Por ser um estilo único e que desperta curiosidade nas pessoas, a bebida pode ser apreciada em diversas situações desde comemorações até um happy hour.
A lata de 473 ml possui preço sugerido de R$ 34, e pode ser encontrada em diversas lojas especializadas em Brasília.
Sobre a Dogma – Fundada em 2015, a marca nasceu da paixão de três amigos por cervejas com personalidade. Bruno Moreno, da Cervejaria Serra de Três Pontas; Luciano Silva, da Noturna; e Leonardo Satt, da Prima Satt já se ajudavam com receitas, produção e logística, quando decidiram unir forças numa única empresa. Famosa pelos rótulos sazonais e as receitas criativas e lupuladas, a Dogma conta com mais de 50 rótulos que agradam consumidores ávidos por qualidade e complexidade. Para saber mais sobre as novidades, acompanhe a cervejaria em www.facebook.com/cervejariadogma
De cultivo 100% orgânico, este microlote de café é a expressão máxima do terroir de Orfeu
Café Orgânico e premiado é para poucos, pois exige o alinhamento ideal de diversos fatores como altitude, clima, solo, inovação em variedades de café, tecnologia e conhecimento. Há muitos anos existe uma certa relutância quanto a qualidade de cafés Orgânicos, mas Orfeu Cafés Especiais conseguiu surpreender ao ser um dos vencedores, por mais um ano consecutivo, do Cup of Excellence, o maior e mais prestigiado concurso internacional de excelência em cafés, com grãos Arábica da variedade Arara com certificação de cultivo 100% Orgânico pela Ecocert.
[blockquote author=”Amanda Capucho, CEO de Orfeu” pull=”left”]”Esse café quebra diversos paradigmas e é resultado de muito investimento e inovação, pois é incomum um café Orgânico conquistar tantos prêmios em concursos de qualidade.”[/blockquote]
Plantado a 1.300 metros de altitude, em um dos pontos mais altos da Fazenda Sertãozinho, no sul de Minas Gerais, colhido manualmente e sem nenhum uso de aditivos químicos ou defensivos agrícolas, o Microlote Premiado da safra 2018-2019 é um café raro, como a natureza quis. O resultado é um café Orgânico, de corpo médio e aveludado com notas aromáticas de mel e especiarias.
“Esse café quebra diversos paradigmas e é resultado de muito investimento e inovação, pois é incomum um café Orgânico conquistar tantos prêmios em concursos de qualidade. Foram muitos anos dedicados a pesquisa de variedades mais resistentes, estudo do comportamento dos cafezais em cultivo Orgânico e busca pela mais alta qualidade em sabor e aroma. Temos muito orgulho de expandir ano após ano nossos cafés Orgânicos com altíssima pontuação e prêmios”, comenta Amanda Capucho, CEO de Orfeu.
O Microlote Premiado com grãos vencedores do Cup Of Excellence estará disponível para vendas na loja virtual de Orfeu e em varejistas selecionados a partir de 5 de fevereiro nas versões em garrafa (290g) e pacote (250g).
“Serão apenas 700 unidades da garrafa, todas rotuladas e numeradas à mão. Elas vêm em uma embalagem cilíndrica exclusiva, que protege os grãos da luz, mantendo o frescor. Um formato inovador para reforçar nosso orgulho de manter para o brasileiro os melhores cafés que nosso país produz”, explica Tiago Ebisui, gerente de marketing de Orfeu.
Com a premiação, Orfeu reforça sua posição de café brasileiro mais premiado no mundo, acumulando 26 conquistas no Cup of Excellence além de diversos outros títulos, como bicampeão no Aroma BSCA, organizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais.
Orfeu Microlote Premiado – Safra 2018/2019
Especificações
Tipo: 100% Arábica
Variedade: Arara (Orgânico)
Fazenda: Sertãozinho
Região: Sul de Minas
Altitude: 1.300 metros
Plantação: Talhão Hasegawa
Processo: Natural
Safra: 2018/2019
Notas Aromáticas: Mel e especiarias
Torra: Média
Pontuação: 87.88
Preços
Grão Garrafa (290g) – R$99,90
Grão Pacote (250g) – R$49,90
Pontos de venda
A novidade pode ser encontrada em edição numerada no site oficial da marca com entrega em todo o Brasil: cafeorfeu.com.br No varejo: Casa Santa Luzia, Empório Santa Maria e Orbis, em São Paulo; Zona Sul no Rio de Janeiro e Carone no Espírito Santo. Restaurantes parceiros selecionados.
O Carnaval está chegando e nada melhor do que bebidas refrescantes para curtir uma das datas mais esperadas do ano. Seja na praia, nos bloquinhos de rua ou mesmo no conforto do seu lar, o carnaval nos convida a sair da rotina, e, pensando nisso, bons vinhos e espumantes podem fazer parte das festividades das mais distintas maneiras, sendo os drinks a principal sugestão. Confira cinco receitas deliciosas indicadas pela Casa Valduga para a folia, comprovando que o mundo dos vinhos é muito parecido com o carnaval, onde o clássico pode ser reinventado.
Mimosa Tradicional
Dois ingredientes bastam: um espumante gelado, como o delicado Naturelle Moscatel Casa Valduga, e suco de laranja fresco, espremido na hora. A proporção é de um terço de suco de laranja para cada quantidade do espumante. Para uma taça individual, separe 180 ml da bebida alcoólica e 60 ml do sumo. Misture tudo em uma taça fina e alta.
Clericot Rose Tropical
Se você adora os roses, aposte neste este drink incrível. Para o preparo, basta colocar no fundo de uma jarra meio abacaxi em cubos congelado, meia carambola fatiada e sementes de romã. Depois, adicione uma lata de água tônica, meia garrafa do refrescante Casa Valduga Terroir Merlot Rose, finalizando com cubos de gelo. Pronto! Agora é só diversão.
Caipirinha de vinho
Esta bebida é delicada e refrescante. Coloque em uma taça uma colher de suco de limão natural, duas fatias da fruta e misture com uma colher de açúcar. Em seguida, acrescente meia xícara do Casa Valduga Terroir Sauvignon Blanc. Caso você prefira bebidas mais doces, acrescente refrigerante de limão até completar a taça e cubos de gelo. Praticidade e sabor são boas definições para esse drink.
Espanhola
Para os amantes de coisas doces, este drink é imperdível. Bata no liquidificador uma rodela de abacaxi, quatro colheres de sopa de leite condensado, gelo a gosto e um copo do Casa Valduga Terroir Cabernet Sauvignon. Agora é aproveitar!
Sangria
No calor de março, que tal uma sangria? Misture meia xícara de suco de laranja natural com quatro colheres de açúcar, uma maçã e meio abacaxi cortados em cubos. Coloque na geladeira por, no mínimo, 30 minutos. No momento de servir acrescente um quarto de xícara de gin, meia garrafa de Origem Merlot Casa Valduga, uma lata de água tônica e gelo a gosto.
Sobre a Casa Valduga – Localizada no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), a Casa Valduga é reconhecida mundialmente por seu padrão de excelência e pela tradição na elaboração de vinhos e espumantes. Posicionada entre as dez maiores vinícolas do País, também foi uma das pioneiras no desenvolvimento do enoturismo, com a criação do Complexo Enoturístico Casa Valduga.
Na estreia, casa também comemora a marca de duas toneladas de costelas vendidas
O consumo de vinhos vem crescendo no país. Só no primeiro semestre do ano passado houve um aumento de 3% no abastecimento de vinhos no mercado brasileiro, comparado com o mesmo período de 2016. Os dados são do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Na época, as importações cresceram 40% e a participação do vinho brasileiro no mercado interno foi de 65%.
E aproveitando o ótimo momento da bebida pelo país, o Sous Ribs & Beer reservou um dia especial para celebrar a bebida. É a Quinta do Vinho, que traz rótulos com 20% de desconto, sempre às quintas-feiras.
E na estreia, na primeira quinta-feira promocional, também terá uma celebração a mais: a casa comemora a marca de duas toneladas de costelas vendidas. Na ocasião, na compra de uma costela para uma ou duas pessoas, o cliente ganha uma taça de vinho para acompanhar.
Estarão com desconto, na Quinta do Vinho, os rótulos: Casas Del Maipo Chardonnay (R$ 49,90), Casas Del Maipo Sauvignon Blanc (R$ 49,90), Casas Del Maipo Rosé (R$ 49,90), Casas Del Maipo Cabernet Sauvignon (R$ 49,90) e Sol Fa Soul Malbec (R$ 66).
Serviço
Sous Ribs & Beer
Quinta do Vinho: sempre às quintas-feiras Horário de funcionamento: segunda a sábado das 12h às 23h; domingo das 12h às 16h
Endereço: SCLN 309 Bloco E loja 09
Reservas: (61) 9.8103-1308
Os apreciadores de vinho já podem contar com um novo local para adquirir os melhores rótulos e acessórios, selecionados por aquele que mais entende do assunto no Brasil: o Pão de Açúcar. A marca lançou uma plataforma pioneira e totalmente especializada em vinhos, o Pão de Açúcar Adega, formado por um e-commerce exclusivo, com entrega em todo o Brasil, um aplicativo e uma loja na cidade de São Paulo, na Rua Augusta nº 2710. Além disso, o Viva Vinhos, programa de assinaturas da rede, estará integrado a essa novidade.
Para chegar a este conceito, a rede usou de todo o conhecimento adquirido na venda e disseminação da cultura dos vinhos no Brasil. O Pão de Açúcar é o maior vendedor da bebida no país, além de ter iniciado a função do Atendente de Vinhos em supermercados (especialistas treinados que trabalham em lojas, orientando os clientes em suas dúvidas e compras), o primeiro a contratar um consultor próprio de vinhos (o enófilo Carlos Cabral, uma das maiores autoridades do assunto no país) e a lançar uma marca exclusiva de vinhos, o Club des Sommeliers, hoje com mais de 90 rótulos. “Pensando em um consumidor multicanal que tem cada vez mais interesse em se relacionar com as marcas em diversas interfaces e a qualquer momento buscando uma experiência aprimorada no consumo de vinhos, lançamos o Pão de Açúcar Adega, uma plataforma que já nasce integrada de modo que a experiência na loja física seja complementada pela interação digital e vice-versa”, explica Frederic Garcia, Diretor-executivo dos Formatos de Proximidade, Postos e Drogarias.
No e-commerce ou na loja, será possível encontrar uma variedade única de vinhos (1,9 mil rótulos no site e 1,4 mil na loja física), de 16 países, que variam entre R$ 40 e R$ 8 mil, seja para o dia-a-dia ou para ocasiões especiais.
Destaque para uma variedade superior a 730 rótulos que não são comercializados em nenhuma outra loja da rede. Os clientes encontrarão, por exemplo, Cloudy Bay, Sassicaia, Pera Manca, Nuits Saint Georges e Chablis Louis Jador. Destaque também para Giornata, um espumante Prosecco e primeiro rótulo a ser comercializado da Domenico, primeira marca-conceito da Salton.
A plataforma contará também com uma seleção de acessórios, como abridores, decanters e taças – uma das apostas são os conjuntos Riedel, marca de renome internacional e ideal para vinhos da mais alta qualidade. Além disso, terá alguns dos melhores rótulos de destilados (uísques, vodcas, gins, tequilas, etc), selecionados de acordo com tendências de consumo.
Na loja física o cliente encontrará quatro atendentes para orientar nas compras e fornecer dicas dos produtos. Todos trabalhavam anteriormente em lojas Pão de Açúcar e foram formados por Cabral. O espaço foi preparado para ser convidativo e agradável, desmitificando que “comprar vinho é complicado”. Um painel mostra as uvas típicas de cada país e os respectivos vinhos; a disposição das gôndolas foi pensada para facilitar o encontro do rótulo desejado. No fundo da loja, um espaço agradável servirá de ponto de encontro para aulas e cursos, além de eventos especiais.
[blockquote author=”Rodrigo Pimentel, Diretor de E-commerce Alimentar do GPA” pull=”left”]”Criamos um ambiente totalmente voltado para o consumidor de vinhos.”[/blockquote]
Já para o e-commerce, uma das grandes novidades é o frete: o Pão de Açúcar Adega entregará em todo o Brasil – do Norte ao Sul do país, inclusive locais em que não há loja física da rede. O tempo de entrega varia de acordo com o CEP – para São Paulo/SP, por exemplo, é de até quatro horas. O site é outra atração em si. “Criamos um ambiente totalmente voltado para o consumidor de vinhos. Com inspiração nos streamings de música, designamos ‘listas de vinhos’ para diversas ocasiões; teremos uma seleção dos ‘queridinhos da loja’, onde mostraremos aos clientes do e-commerce os vinhos mais vendidos na loja do Pão de Açúcar Adega; vamos disponibilizar conteúdo para os amantes da bebida. Tudo isso em uma plataforma que tem como principal objetivo fazer com que o apreciador de vinho encontre tudo o que ele precisa em um único local, com a opção de receber tudo isso no conforto da sua casa e com a qualidade do Pão de Açúcar”, explica Rodrigo Pimentel, Diretor de E-commerce Alimentar do GPA.
Viva Vinhos
A plataforma conta, ainda, com o Viva Vinhos, iniciativa pioneira lançada em 2016, que oferece aos participantes a praticidade de receber rótulos exclusivos selecionados pelo time do Pão de Açúcar, além de disponibilizar conteúdo com dicas e informações sobre os vinhos recebidos. No Viva Vinhos, os clientes têm acesso a vinhos selecionados e aprovados pelo time de especialistas da rede, auxiliados pelo enófilo Carlos Cabral. Essa equipe visita e conhece periodicamente diferentes vinícolas pelo mundo para trazer rótulos diferenciados e exclusivos. Além de experimentar vinhos de ótima qualidade e inéditos no mercado, os rótulos incluídos no clube de assinaturas são comercializados a preços especiais, gerando assim, um ótimo custo x benefício.
Para assinar, basta acessar o site e optar por um dos quatro planos disponíveis: Essencial (a partir de R$ 89 – seleção de vinhos que se destacam nas melhores regiões produtoras), Essencial Brancos e Rosés (a partir de R$ 99 – ideal para quem busca vinhos frescos, leves e refrescantes), Suprema (a partir de R$ 119 – vinhos de personalidade, com maior complexidade de aromas e sabores, para paladares mais desenvolvidos) e Suprema Seleção (a partir de R$ 179 – vinhos com personalidade, complexidade e intensidade).