A cachaça Ten é idealizada pelo Tenente J.C. Sobrinho, que traz das suas experiências de 20 anos de missões pelo mundo uma história única para seu produto. A bebida tradicional é comercializada por R$ 96,99 e a envelhecida por R$ 249,99; ambas também podem ser adquiridas pelo site.
O projeto foi desenvolvido pela Premier Pack, fornecedora de embalagens premium, e idealizado pelo Tenente aposentado J.C. Sobrinho. A empresa paulista desenvolveu o conceito, o projeto, o desenvolvimento e a finalização – em um serviço 360°.
A cachaça é inspirada pelas histórias das missões de paz do Tenente Sobrinho. A bebida conta com 40% de teor alcoólico, comercializada por R$ 96,99 a bebida tradicional e a R$ 249,99 a bebida envelhecida 3 anos – extra premium. Ambas podem ser adquiridas na internet.
Conceito da bebida – A cachaça carrega em si a história de um jovem que, como militar, saiu pelo mundo em missões de paz e em busca de novos horizontes. Em duas décadas, ele esteve em mais de cem países e agora, na volta ao Brasil, criou uma cachaça cheia de aromas e sensações com influências de todo o mundo, mas com raízes brasileiras. O produto é resultado de uma parceria com fornecedores de Maceió e São Paulo.
[blockquote author=”J.C. Sobrinho, idealizador da cachaça” pull=”left”]”Trata-se, antes de tudo, de um produto premium para ser degustado.”[/blockquote]
Por isso leva a assinatura: Inspired by the world. Handcrafted in Brazil (inspirado pelo mundo, produzido artesanalmente no Brasil). “Trata-se, antes de tudo, de um produto premium para ser degustado. Prezamos pela qualidade da produção, desde os alambiques, até o engarrafamento da bebida. Assim chegamos a um produto final robusto, elegante e com sabor bastante harmônico”, diz Sobrinho.
A composição da bebida – A cachaça tradicional, popularmente conhecida como branquinha, foi destilada do mosto fermentado da cana de açúcar e armazenada em toneis de inox por dois anos. Já a bebida envelhecida contém destilado do mosto fermentado da cana de açúcar e foi armazenada por três anos em toneis de carvalho americano. “São sabores premium para que o consumidor tenha uma experiência marcante com a bebida”, diz Sobrinho.
As características da garrafa – Na tendência de retornar as formas artesanais, a cachaça Ten. utilizará uma garrafa Forty Six, que tem como característica principal um design distinto de silhueta redonda que lhe dá um aspecto moderno. O vidro extra branco destaca o ombro largo da garrafa de base redonda e formato cônico. Seu perfil alto e a grande superfície decorável tornam a garrafa personalizável. A tipografia do logotipo da marca foi desenvolvida com uma fonte de aspecto bold para trazer força e grandiosidade à marca. Há ponto final após o nome ‘Ten.’ que representa uma pessoa em frente ao mundo.
A bebida carrega a assinatura do tenente Sobrinho, idealizador do projeto, para trazer mais intimismo e personalidade à bebida. A logomarca tem um grafismo com um mapa antigo que remete à jornada pelo mundo em missões – A garrafa carrega uma rolha cortiça natural e cabeça de madeira pintada. “O produto tem identidade e história. A embalagem é o principal elemento de conexão e de comunicação entre o consumidor, o produto e a marca, por isso, reforçamos a tradição e a qualidade da bebida para um mercado muito seleto, o premium”, afirma Marcelo Falcão, diretor da Premier Pack.
O Beer Club (403 Sul), point cervejeiro inaugurado em abril, traz a Brasília um conceito que integra a experiência cervejeira para além das torneiras de chope. A operação segue a ideia de beer cuisine, na qual a cerveja e seus ingredientes-base (malte e lúpulo) são incluídos em todas as etapas do menu – entrada, pratos principais, sobremesas, aperitivos e até nos drinques.
A intenção é tornar mais acessível no preço e mais atrativo na apresentação o mercado das cervejas artesanais. Os tradicionais, que também desejam experimentar cervejas no caneco, podem se divertir com as 13 torneiras de chope da casa, além dos mais de 100 rótulos em garrafa, que vão sendo constantemente renovados com a chegada de novidades na cena cervejeira local.
Beer cuisine
A casa traz um menu para o almoço e outro para o jantar, ambos enxutos, e com alternativas bem pensadas para agradar os mais diferentes públicos. Alguns petiscos são renovados mensalmente.
Os Sticks de Bacon (R$ 18 com 8 unidades e R$ 28 com 16 unidades), petisco campeão de vendas, consistem em grandes lascas de bacon assadas com açúcar e gergelim, finalizadas com caramelo de cerveja Tupiniquim Red Ale. Nas entradas do almoço há também Caesar Salad (R$ 28) e Bruschetta (R$ 25, 4 unidades, R$ 30, 6 unidades). De principal, o destaque é para o Risoto de Rabada (R$ 40), cuja carne é cozida em cerveja Red Ale. Para a sobremesa, o mousse Guiness com nibs de cacau (R$ 18) combina mousse de chocolate 70% com calda de cerveja Guiness e nibs.
No período da noite, além das mesmas entradas do almoço, há uma seção de petiscos, que inclui Filé Mignon com pão de malte ao molho (R$ 30), que pode ser de vinagre balsâmico com cerveja ou manteiga de limão siciliano. Há também um mix de pastel (R$ 28, 6 unidades e R$ 45, 12 unidades) de costela bovina, queijo e pernil. De principal, uma das atrações é a Costelinha suína com barbecue beer e batata rústica (R$ 55, meia e R$ 80, inteira).
No jantar é possível pedir a Tábua de harmonização, que varia de preço de acordo com as alternativas disponíveis na noite, e apresenta vários pratos combinados com cerveja, sempre elaborados de maneira inédita para os clientes.
A carta de drinques elaborada pelo mixologista Gustavo Guedes apresenta bebidas como Club Fizz (R$ 24) com gin, redução de maracujá e baunilha, pimenta de cheiro, sumo de limão, dash de água tônica com redução de gengibre e Caipira Mule (R$ 26), de cachaça premium, sumo de limão, horchata, bitter de cacau e espuma de gengibre.
Particularidades cervejeiras
Um dos diferenciais do Beer Club é o sistema My Tapp, no qual a cobrança é feita por mililitro de cerveja consumido, podendo dar ao cliente a alternativa de provar todas as torneiras, bebendo um pouco de cada alternativa e repetindo apenas a que mais gostar. Outra aposta é o infusor de sabores, que pode combinar ingredientes como frutas e especiarias à cerveja, garantindo que os sabores frescos fiquem ainda mais marcantes.
Todos os atendentes da casa têm conhecimento de cervejas, e a maioria também acumula curso de beer sommelier. Cabe também ressaltar a programação cultural da casa, que varia os estilos de terça a sábado, apresentando jazz, rock, música ao vivo, pop etc. Toda semana a programação é divulgada nas redes sociais da casa.
Serviço
Beer Club Brasília
Endereço: 403 Sul, Bloco D, Loja 28
Horário de Funcionamento: Terça a sábado, das 12h à 1h30.
Mais informações: (61) 3254-6222
Para a Casa Valduga, o ano de 2018 foi marcado por momentos importantes na história da vinícola: a já comentada safra icônica deste mesmo ano, as mais de 500 premiações em concursos internacionais e o recém-lançado Sur Lie eleito o melhor vinho do Brasil.
A nova edição do Guia Adega de Vinhos do Brasil 2018/2019 apresenta como destaque o espumante Casa Valduga Sur Lie, que obteve 93 pontos, a maior pontuação da publicação.
Publicado pela Inner Editora, que também edita a revista ADEGA, o Guia tornou-se a principal referência de vinhos nacionais, não somente para os consumidores, mas também para a própria indústria, pois, a cada ano, traz um amplo panorama do mercado, servindo de termômetro do que está acontecendo de melhor por aqui.
O resultado confirma o quanto a produção nacional vem aprimorando-se cada vez mais na elaboração de espumantes. Dedicação está já reconhecida internacionalmente por renomados concursos e experts do mundo do vinho.
Com apenas um ano de existência, o Sur Lie também foi eleito o melhor espumante da América do Sul pelo Guia Descorchados 2018, evidenciando a consistência da qualidade do produto.
Elaborado pelo método tradicional, com uvas Chardonnay e Pinot Noir, o espumante matura por 30 meses nas caves subterrâneas da vinícola, em sua própria garrafa. A técnica conhecida nome sur lie permite que a bebida permaneça em constante evolução, na presença de leveduras, até a abertura da garrafa, quando o espumante atinge sua plenitude.
Por não passar por dégorgement, a autólise das leveduras ocorre enquanto a garrafa permanece fechada. Esse é o grande diferencial deste exemplar. O novo espumante da Casa Valduga continua envelhecendo por tempo indeterminado e a decisão de interromper esse processo é única e exclusiva do consumidor, que decidirá o tempo de maturação da bebida, para aprecia-la de conforme a preferência do consumidor.
Exclusividade
Segundo Daniel Dalla Valle, diretor e enólogo da Casa Valduga, trata-se de um produto que quebrou paradigmas no meio enológico, já que é um espumante em sua forma mais bruta, sem dégorgement e consequentemente, sem dosagem pós-dégorgement de licor de expedição. Uma edição limitada, de apenas 3 mil garrafas e 1 ano após o seu lançamento, já alçamos o marco de mais de 15 mil garrafas vendidas. Teve alta aceitação, especialmente com nossos consumidores que visitam a vinícola. É ideal para quem busca uma experiência sensorial distinta e singular.
Além do Sur lie, outros rótulos da vinícola foram os vencedores em suas categorias. Confira:
Casa Valduga 130 Blanc de Noir: melhor espumante brut do Brasil;
Casa Valduga 130 Brut Rosé: melhor espumante rosé do Brasil;
Casa Valduga Terroir Exclusivo Viognier 2018: Melhor Viorgnier do Brasil;
Casa Valduga Terroir Pinot Noir 2017: Melhor Pinot Noir do Brasil.
Primeira a lançar uma linha de vodkas saborizadas e a categoria de vodka 100% Glúten Free do mercado, é a única vodka com o Certificado Alpha Grade Spirit, que é alcançado com um exclusivo processo de tripla destilação e filtragem em quatro estágios, garantindo a mais alta pureza
Com uma linha completa, que varia desde a tradicional (Premium), passando pelas saborizadas (Stoli Vanil e Stoli Blueberi) e chegando ao mais recente lançamento, a Gluten Free, a vodka Stolichnaya está presente em todos os grandes momentos, há mais de 80 anos.
Única vodka com o Certificado Alpha Grade Spirit, que é o certificado russo alcançado com um exclusivo processo de tripla destilação e filtragem em quatro estágios, garantindo a mais alta pureza, ela é a escolha ideal para festas e comemorações de fim de ano, seja para um evento pessoal, corporativo ou até mesmo como um presente.
No Brasil, a Stoli é importada pela Aurora Bebidas e Alimentos Finos e possui algumas opções, tais como: Stoli® Premium, a escolha dos que preferem os clássicos, desde um Dry Martíni, Bloody Mary ou um Moscow Mule, drink que virou febre nos bares e restaurantes.
Marca que preza pelo mais alto grau de qualidade – além de seus grãos serem cultivados no solo negro de Tambov (Rússia), um dos mais férteis do mundo – e pioneira em novidades, lançamentos e curiosidades (como a primeira vodka a ter ido ao espaço, em 1975), a Stolichnaya até hoje é sinônimo de inovação e pioneirismo. Um exemplo é a Stoli® Gluten Free, novidade da marca, única certificada no mercado nesta categoria. Artesanal e feita em pequenos lotes, ela é destilada a partir de um blend de milho e trigo sarraceno, ingredientes naturalmente sem glúten. Ela possui controle total do processo de fabricação “farm to table”, desde o cultivo dos grãos até o engarrafamento, garantindo uma vodka 100% glúten free, livre de contaminação cruzada, ideal para quem não pode consumir glúten e também aos que preferem opções mais leves.
Já a Stoli Blueberi, feita com mirtilos vindos do sul da França, oferece um paladar de grãos adocicados e notas de eucalipto. Uma dica para o verão é a Stoli Blueberi Lemonade, que é preparada com 2 doses de Stoli Blueberi, 1 dose de xarope de açúcar, 1 dose de suco de limão, 2 doses de água e gelo. Adicione todos os ingredientes em uma jarra e mexa suavemente. Sirva em uma taça Martíni com mirtilos. Leve e refrescante, assim como a estação pede.
Aos que preferem um sabor mais adocicado – especialmente os fãs de chocolate – a pedida é a Stoli Vanil, feita com Bourbon de favas de baunilha de Madagascar – considerada a melhor baunilha do mundo – o que resulta em um aroma de baunilha, creme inglês e chocolate. O paladar com nuances de cacau, grãos torrados, notas de especiarias adocicadas e pimenta branca, permite que ela seja tomada pura com gelo ou ser acrescentada em um drink, tal como o Stoli Fresh Vanilla Martíni, que leva 2 doses de Stoli Vanil®, 1 dose de suco de limão fresco e 1 dose de xarope de açúcar. Para o preparo, basta misturar os ingredientes com gelo em uma coqueteleira e shakear, coar e servir em uma taça Martíni. Ao final, decore com uma rodela de limão.
Serão três dias de muita música, gastronomia e cultura cervejeira no Mané Garrincha
Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro de 2018, a Capital Federal será palco de um grande encontro da cena cervejeira local. E o Estádio Nacional Mané Garrincha foi o local escolhido para receber o Brasília Brew Fest & Homebrewers (BBFH), evento de Cervejas Artesanais de Brasília, que chega em sua quarta edição. De sexta a domingo, o evento tem ingressos a R$ 20. No sábado e domingo, até às 14h, o acesso é livre.
Na programação desta edição especial de Natal, o BBFH terá apresentações de 13 bandas e quatro DJ’s; festa anos 80 no sábado; vila cervejeira com dezenas de cervejarias e mais de 100 rótulos; praça de food trucks, área reservada para cafeteria, paleteria, vinhos e espumantes, frios, doces e outros. O evento também inaugura nesta edição a Praça dos Pubs, com a participação de alguns dos principais pubs da cidade, como Bunker Micro Pub e Galpão 17; e realiza ainda workshops com temas relacionados ao universo cervejeiro.
Participam as brasilienses Corina, Máfia, Cerrado, Substanz, Cruls, 2 Candangos, Criolina, entre outros. De outros estados, Dogma, Schonrstein, Bodebrown, Maniacs, Roleta Russa, Imigração, Lola, Asturia, entre outros. De presença internacional, cabe citar Stone, Brooklyn (USA) e Delirium (Bélgica).
Durante o dia, no sábado (15/12) e domingo (16/12), a partir das 11h, programação familiar, com almoço musical e apresentação de grupos de chorinho e samba; espaço kids com brinquedos infláveis, brinquedoteca, pintura de rosto; bicicletário para estacionar as bikes, fraldário, e um fim de tarde com happy hour ao som dos DJs do evento.
Essa edição é especialmente dedicada a comemorar um ano ímpar da história cervejeira brasiliense. “Em 2018, as cervejarias locais e os cervejeiros caseiros brasilienses conquistaram mais de 20 prêmios nacionais e internacionais. Foram 12 prêmios de cervejeiros caseiros, conquistados no Festival Nacional da Acerva (Associação dos Cervejeiros Caseiros), além de mais de 10 prêmios obtidos por cervejarias brasilienses, em diversos concursos nacionais e também no internacional South Beer Cup 2018. Um marco para nossa recente história cervejeira! Conquistas que definitivamente elevam o DF a destaque nacional e promissor centro cervejeiro do país”, ressalta Kennedy Bitencourt, idealizador do evento.
Programação
O palco do BBFH receberá algumas das melhores bandas cover de Brasília: Breakdown, Pig Four, ABCD, The Police Experience, Quatro Estações, Magoo, Boys In Panic, Ledbetter, Let´s Grohl, Rubinho Gabba e Banda e Fast Track. Nos repertórios, Guns ‘N Roses, AC/DC, Metallica, The Police, Legião Urbana, Queen, The Cure, Pearl Jam, Foo Fighters, Coldplay e Audioslave.
Nos três dias, o Almoço Musical será embalado por roda de choro e samba com os grupos Voz e Choro e Tartaruga, das 12h às 14h. E, no happy hour, os DJ’s Leo QP, Tamara Maravilha e Maraskin comandam as picapes ao por do sol. No sábado, após as apresentações musicais, o DJ Cotonete finaliza com uma festa anos 80.
Os clientes que forem de 99 para o BBFH têm 20% de desconto na ida e na volta do trajeto, na categoria Pop. Para ter direito, é preciso utilizar o código BBFH. O desconto é válido para pagamento com cartão de crédito no app ou Paypal. Limite de 2 corridas, com desconto de até R$10 em cada, no DF.
O evento possui ainda algumas parcerias de responsabilidade social desde sua 1a edição: Detran-DF, que sempre realiza campanhas na arena do evento, de conscientização e direção responsável, e Mesa Brasil Sesc, projeto que atende 217 instituições sociais e mais de 56 mil pessoas carentes.
Serviço
4ª edição do BBFH – Brasília Brew Fest & Homebrewers
Quando? 14 (sexta-feira), 15 (sábado) e 16 (domingo) de dezembro
Onde? Estádio Nacional Mané Garrincha
Horários: Dia 14/12 (sexta-feira), a partir das 17h e dias 15 e 16 a partir das 11h
Ingressos: Acesso livre até às 14h no sábado e domingo. Pré-venda: R$ 20 (meia-entrada), primeiro lote.
Ingressos comprados em primeiro lote dão direito à um chope grátis e ao eco-copo do evento.
Não recomendado para menores de 18 anos. Menores somente terão acesso diurno acompanhados dos responsáveis.
A maioridade será checada na entrada do evento e os maiores de idade serão identificados e receberão pulseira de maioridade, que permitirá o consumo de cervejas e vinhos.
Os lançamentos para a loja do Boulevard Shopping, na Asa Norte, incluem opções de receitas personalizadas para o período natalino
A paixão por degustar um bom chá e a dificuldade em encontrar uma versão prazerosa da bebida tornaram-se o ponto de partida para a criação da Tea Shop, uma loja especializada em chá de alta qualidade. A empresa levou sua produção para a Espanha, Itália e Brasil e, dois anos depois da abertura da primeira loja em Brasília, a marca inaugura uma nova unidade na Asa Norte. O espaço abre suas portas em 14 de dezembro, no Boulevard Shopping Brasília, administrado pela Aliansce Shopping Centers.
Os ingredientes selecionados dão um sabor especial para os chás e infusões, que aparecem em grande variedade no cardápio, chegando a 120 combinações. No Boulevard Shopping, em Brasília, três lançamentos prometem encantar os frequentadores, dando um toque especial para o período natalino com versões personalizadas para a data. Os sabores oferecidos agradam a diferentes paladares, transitando entre os mais fortes, doces e mentolados. Vale lembrar que a franquia é a maior rede de chás gourmet do país.
A marca desenvolve suas atividades desde 1990 e se destaca por oferecer um produto artesanal de qualidade. Para garantir o toque especial dos chás, a empresa cuida de todas as etapas, desde a produção e recolhimento das plantas até a mescla, embalagem e transporte. Na nova unidade será possível degustar a bebida acompanhada por delícias doces e salgadas, como bolos e pães de queijo. O local promete se transformar em um espaço acolhedor para quem busca agradar o paladar durante o período de compras.
Serviço
Tea Shop – Boulevard Shopping Brasília
Data de inauguração: 14 de dezembro
Endereço: Boulevard Shopping - STN, Shin Ca 5 Conjunto D - Asa Norte
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22h e domingo, das 14h às 20h.
O Cantucci Bistrô (403 Norte) aproveita o embalo dos brindes de fim de ano para apresentar sua nova carta de vinhos. A seleção, feita pelo chef Rodrigo Melo em parceria com o sommelier Guto Jabour, da GB Vinhos, já está disponível no bistrô mediterrâneo.
A principal mudança no menu é a configuração das opções: os rótulos passam a ser divididos por sensações que cada vinho causará ao comensal. Nas seções “Macios e Suaves”, “Refrescantes”, “Encorpados” e “Frutados e Aromáticos”, cada vinho tem valorizada sua característica mais marcante. A carta conta com rótulos de nacionalidades como Brasil, Argentina, Chile, Portugal, Espanha e África do Sul.
[blockquote author=”Rodrigo Melo, chef” pull=”left”]”Um bom vinho nunca vem sozinho, ele sempre estará acompanhado de vivências e culturas.”[/blockquote]
A ideia é aproximar os apreciadores de vinho que não detém tanto conhecimento com a experiência de saborear a bebida e harmonizar ainda melhor com os pratos da casa. “Um bom vinho nunca vem sozinho, ele sempre estará acompanhado de vivências e culturas. Foi pensando em todas as pessoas que tem dúvida na hora de escolher o vinho que melhor harmoniza com o prato escolhido que planejamos a nossa carta de vinhos nova”, explica o chef Rodrigo Melo.
As garrafas menores também tem vez na seção “Só um brinde”, com opções de vinhos de 187 ml e 372 ml. Outra novidade é a possibilidade de personalizar a rolha com palavras italianas, como Felicitá, Sucesso e Gratitudine. A rolha é grafada na hora pelo restaurante, tornando-se um mimo colecionável e uma lembrança de um bom brinde.
Quartino de Vinho
Além das garrafas vendidas, o Cantucci também dispõe do Quartino de Vinho durante o almoço executivo, uma jarra de 250 ml, ideal para duas taças, que sai a R$ 22. A nova carta se junta ao cardápio de drinques da casa, com drinques autorais especiais do resto e clássicos da mixologia, elaborado em parceria com o mixologista Gustavo Guedes, uma boa pedida para a temporada de festividades.
De influências europeias, especialmente italianas e mediterrâneas, o bistrô figura entre as opções para quem busca um local aconchegante para um encontro com amigos, reuniões com colegas de trabalho e ocasiões especiais. Com sua fachada inspirada na Toscana, as lamparinas e jardim suspensos promovem um toque ainda mais charmoso ao lugar. Para o almoço de sábado, restaurante oferece a la carte com risotos, filés, peixes e entradinhas tradicionais da cultura mediterrânea no jantar e no almoço dos sábados.
Cantucci Bistrô
CLN 403 Bloco E, loja 3 (61) 3328-5242
Aceita todos os cartões
Aceita tiquete restaurante Sodexo, VR, Ticket e Visa Vale
Capacidade: 80 pessoas
Wi-Fi: Sim
Funcionamento: de segunda a sábado das 12h às 23h
Acessibilidade: Rampa e Banheiro com acessibilidade
Maíra Teixeira, mestre de torra e barista, Felipe Giglio, diretor de arte e designer e Gustavo Giglio, sócio-diretor de marketing e novos negócios do Update or Die e curador/head do UNLOCK CCXP lançam marca e curadoria de cafés.
Coffee Hunter é para o profissional que busca os cafés de mais alta qualidade e de características singulares. Identificar, compreender e desenvolver potencialidades de cada lote especial é a vocação da The Hunters Collective. Trazendo em cada escolha uma personalidade ao café. Essa caça envolve pesquisa em campo e contato direto com os produtores e outros profissionais da área para compreender como o café foi plantado, colhido, processado e torrado. Fatores que influenciam diretamente o resultado final da bebida na xícara.
Na torra, a análise de cada lote, testes e a criação de um perfil de torra específico faz com que todo o trabalho anterior seja elevado, trazendo o máximo potencial do grão. Além dos conhecimentos técnicos, o “Coffee Hunter” precisa buscar a essência de cada café e conhecer a história de quem o produz – afinal – vidas são transformadas através da cadeia produtiva cafeeira.
Extrair o melhor de cada café é um desafio constante. E, contar essa história, do grão à xícara, é a principal missão do coletivo. O primeiro lote especial, produzido no cerrado mineiro, já pode ser adquirido (em grãos e pó) através do site, redes sociais e whatsapp.
O pacote, de 250g, pode vir em grãos ou moído, custa R$ 35 + o frete (para todo o Brasil).
Carioca, cappuccino, americano, expresso, mocca, macchiato e até o bom e velho pingado. Independente da forma de preparo, o café é quase uma unanimidade: nove entre 10 brasileiros com mais de 15 anos consomem o produto, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC). Por isso, o Pão de Açúcar realiza para seus clientes um bate-papo com a barista Maria Pire, do Café Rancheiro na próxima quarta-feira, 28 de novembro, na loja do Lago Sul, no Gilberto Salomão, às 19h30.
Na ocasião, os presentes terão a oportunidade de aprender a fazer deliciosos drinks de café e aproveitar as dicas de harmonização da bebida. O evento é gratuito, com capacidade máxima de até 35 pessoas.
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O brasileiro ama café. Aqui nos 3 Talheres temos muitas matérias sobre café, desde sobremesa sem glúten com café e chocolate até dicas de cafeterias.
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Serviço
Bate-Papo Pão de Açúcar e Café Rancheiro
Data: 28/11
Horário: 19h30
Local: Pão de Açúcar Lago Sul, Gilberto Salomão
Entrada livre e gratuita
Capacidade máxima: 35 pessoas
Entrada sujeita à lotação
É possível encontrar bebidas brasileiras com ótimo custo e benefício nas gôndolas de grandes lojas
O espumante é a bebida símbolo para brindar nas festas de final de ano – seja para celebrar o encerramento de um bom ciclo, seja para desejar novas conquistas. Mas o consumidor que vai às compras em grandes supermercados, onde geralmente não há um profissional especializado à disposição, muitas vezes acaba em dúvida sobre qual produto escolher degustar com os convidados. São rótulos de inúmeras nacionalidades, preços e variedades, mas é possível encontrar ótimos espumantes brasileiros com excelente custo e benefício – um para cada paladar.
Para tornar a escolha mais assertiva, nada melhor do que contar com dicas de quem entende do assunto. A sommelière gaúcha Deisi da Costa está no mundo dos vinhos desde 2013, quando saiu do Brasil em busca de mais conhecimento na Irlanda, Inglaterra e Nova Zelândia. Ela busca informação de diversos países para trazer à realidade brasileira, já que se assume fã dos produtos nacionais. Atualmente trabalha como sommelière na Adega Refinaria, loja localizada em Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, cidade conhecida como Capital Brasileira do Vinho e principal destino enoturístico do país.
Conheça seis dicas infalíveis para acertar na escolha de espumante:
Garrafas na vertical não prejudicam a qualidade da bebida
Nas gôndolas de supermercados, os espumantes sempre estão posicionados na vertical – e é melhor assim, para que a rolha não fique molhada e úmida. Se isso acontecer, ela perde sua elasticidade e, quando abrirmos o espumante, vamos perceber isso nitidamente, porque ela estará murcha. Portanto, os consumidores podem comprar as bebidas na posição vertical sem medo. Quem for guardar a garrafa em casa pode mantê-la em pé, mas o melhor é não perder tempo para apreciar.
Escolha de acordo com seu paladar
Quando se trata de escolher espumantes em supermercados, onde geralmente não há orientação de um profissional, o primeiro passo é procurar pelas variedades que mais agradam o seu paladar. Para quem gosta de vinho seco, a dica é procurar pelos termos Brut, Extra Brut e Nature. Já para os amantes de bebida doce, os espumantes indicados são Moscatel ou Demi-Sec.
Outro fato importante é: se você gosta de espumante leve e refrescante, tente achar no rótulo ou contra-rótulo o termo “Método Charmat”, que produz um vinho com características jovens e frescas. Já para os apreciadores de espumante estruturado e complexo, melhor escolher um rótulo que informe “Método Tradicional” ou “Champenoise” – com certeza uma bebida mais ‘cremosa’ e com complexidade maior, podendo trazer uma experiência mais intensa.
Na dúvida, prefira espumantes jovens
Verificar a safra do espumante é super importante. Para quem vai adquirir a bebida sozinho e quer garantir uma boa experiência, o ideal é não arriscar safras muito antigas, ou seja, sempre que possível, escolha o vinho mais novo (se for safrado, constará no rótulo). A menos que você vá a uma loja especializada e tenha atendimento orientado para tirar dúvidas e entender melhor o produto. “Na minha opinião, espumante é parecido com pão de queijo: talvez amanhã ainda esteja bom, pois tem estrutura, mas por que arriscar? Consuma o quanto antes e brinde a vida”, brinca Deisi.
Produtos premiados passam confiança
Os vinhos e espumantes brasileiros vêm ganhando importantes premiações internacionais a cada mês que passa. São diversos rótulos com destaques vindos de países como Argentina, Chile, Inglaterra, Espanha e França – berço do champanhe. Por isso, é interessante optar por produtos com várias medalhas, pois funcionam como um guia para o consumidor diante de tantos espumantes nas prateleiras. Não que os produtos sem medalhas não sejam bons, afinal pode ser uma decisão da vinícola não participar de concursos, mas esses selos certamente auxiliam o consumidor final em meio às gôndolas de grandes supermercados.
Dica: o espumante Garibaldi Moscatel, da Cooperativa Vinícola Garibaldi, apresenta ótimo custo e benefício para quem busca uma bebida premiada e com preço acessível. Entre as distinções recebidas estão o título de Melhor Espumante do Cone Sul concedido pelo Catad’Or Wine Awards, um dos concursos mais importantes da América Latina, e a medalha de Prata no francês Effervescents Du monde. Preço médio: R$ 36,10.
Sirva na medida certa
Uma dúvida bastante comum entre os consumidores é em relação ao volume de bebida que deve ser comprado para as festas de final de ano. Por isso, separamos um consumo médio em duas situações: apenas para o brinde e para beber durante todo o evento (entradas, refeição principal, brinde e sobremesas).
Se você deseja oferecer espumante aos convidados apenas para brindar o momento, é elegante servir cerca de 70 ml por pessoa (uma taça não completamente cheia). Isso resulta em uma garrafa a cada 10 pessoas, ou uma garrafa a cada 7 pessoas – caso os convidados sejam bons de taça. Mas se a ideia é organizar uma festa regada a espumante, calcule uma garrafa para cada duas pessoas.
Deguste na temperatura ideal
Servir o espumante na temperatura certa é um dos principais fatores para garantir que a degustação do produto seja perfeita – isso porque, se muito gelado, fechar demais os aromas e sabores, comprometendo a elegância da bebida. Nesse sentido, espumantes leves e jovens merecem ser gelados no refrigerador entre 2ºC e 3ºC, pois até chegar à taça a temperatura aumenta um pouco. Já os espumantes mais estruturados merecem uns graus a mais, justamente para mostrar sua estrutura mais complexa, então mantenha perto de 6ºC, refrigerado na geladeira. Na dúvida, sirva sempre gelado a 2ºC.
Espumantes para todos os paladares
Aos 87 anos de história, a Cooperativa Vinícola Garibaldi tem um portfólio com 70 produtos distribuídos em 12 marcas, entre vinhos tintos e brancos, espumantes de diversas variedades, linhas de exportação, frisantes, filtrados, sucos de uva e opções orgânicas. Conheça algumas opções de espumantes para brindar nas festas de fim de ano:
ESPUMANTE GARIBALDI MOSCATEL
Eleito o Melhor Espumante do Cone Sul pelo concurso chileno Catad’Or Wine Awards, é uma bebida que expressa tropicalidade e quebra todos os paradigmas acerca da variedade Moscatel – pois é doce, refrescante e de baixa graduação alcoólica. Combina com frutas frescas ou em calda, sorvetes e bolos. Preço médio: R$ 36,10
ESPUMANTE GARIBALDI VERO DEMI-SEC ROSÉ
Lançamento, o rótulo chega ao mercado com a promessa de conquistar os paladares pelo equilíbrio de sabores em sua composição. Elaborada com uvas Cabernet Sauvignon e Merlot pelo método Charmat, a bebida se destaca por sua jovialidade, refrescância e notas aromáticas frutadas – versátil e perfeita para ser apreciada desde o happy hour até a sobremesa. Preço médio: R$ 27,20
ESPUMANTE GARIBALDI VG EXTRA BRUT
Elaborado pelo método Charmat longo, denota coloração amarelo palha com reflexos esverdeados, aspecto brilhante e ótima formação de perlage (borbulhas). A bebida, que integra a linha Premium da marca, conta com notas aromáticas de abacaxi, baunilha e um delicado toque de pão tostado, além de paladar estruturado e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante. O VG Extra Brut combina com frutos do mar, patês, carne vermelha, aperitivos, peixes e queijos. Preço médio: R$ 65