Bebida refrescante e nutritiva para o verão

Bebida refrescante e nutritiva para o verão

A beterraba e a cenoura são alimentos que trazem diversos benefícios para a saúde. Verdadeiramente ricas em vitaminas, minerais e antioxidantes, elas se combinam ao sabor frutado da maçã e a proteína do PuraJuice para criar uma bebida nutritiva e refrescante. Ficou curioso para aprender? Confira o passo a passo.

Ingredientes:

  • 150g de beterrabas descascadas e em cubes;
  • 60g de aipo;
  • 70g de cenoura descascadas e picadas;
  • 150g de maçã em cubos;
  • 80g de pepino em cubos;
  • 10g de gengibre;
  • 2 scoops de PuraJuice Protein Limão Tahiti & Yuzu;
  • 250 ml de água;
  • 8 Pedras de gelo para servir;
  • Talinho de aipo para decorar.

Modo de preparo:

  1. Coloque 250 ml de água em uma coqueteleira, adicione o PuraJuice e agite vigorosamente até dissolver. Reserve. 
  2. Bata todos os outros ingredientes no liquidificador e depois coe numa peneira de tela fina. 
  3. Misture PuraJuice e o suco com uma colher, sirva com pedras de gelo e um talinho de aipo. 

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.  

Segurança e qualidade para as cervejarias

Segurança e qualidade para as cervejarias

Especialistas contam por que não é só o custo que deve ser observado no momento de fabricar e comprar a bebida

Segundo o Anuário da Cerveja 2021, o Brasil tem uma cervejaria registrada para cada 137.713 habitantes. O estudo aponta que “o setor cervejeiro demonstra evolução quantitativa e qualitativa e resiliência às crises internas e externas”. A qualidade da cerveja brasileira deve, portanto, acompanhar todo o crescimento do mercado. Para isso, entender os processos de fabricação é muito importante.

Dentre eles, está a gaseificação ou carbonatação, que é realizada por meio de uma reação química. O dióxido de carbono (CO2) é dissolvido na água (H2O) através do borbulhamento do CO2 no líquido. Isso faz com que mantenha sua propriedade e, em alguns casos, as realçando, sem ter nenhuma contraindicação para a saúde do consumidor.

O mestre cervejeiro paranaense, proprietário da Don Gentilis Cervejaria Artesanal e apresentador do programa “Cerveja & Tal”, Cadu Lopes, que já trabalhou em grandes indústrias de bebidas, explica a importância de profissionalizar ainda mais o setor para os micro e pequenos empreendedores, bem como capacitar tecnicamente quem já atua no mercado.

“Tivemos um grande salto no número de micro cervejarias no Brasil, que chegam hoje a mais de 1.500, o que exige capacitação e desenvolvimento técnico. As empresas envolvidas na cadeia da cerveja podem se unir e melhorar ainda mais o desenvolvimento dos profissionais e a qualidade dos produtos”, comenta.

Dentre as soluções para cervejarias está o uso dos gases, como CO2, oxigênio e nitrogênio. “Os gases precisam ter grau alimentício para que estejam de acordo com a legislação, bem como, no caso do oxigênio, ter o grau de pureza adequado. Para garantir a segurança para o consumidor, os lotes são rastreados em todo o processo”, explica Lopes.

E completa: “a cerveja é um alimento e isso exige por parte de quem fabrica muita responsabilidade, em especial com a escolha dos insumos e questões sanitárias, para garantir que o produto chegue à mesa do consumidor com segurança. Os gases, por exemplo, são importantes de ponta a ponta do processo, desde o armazenamento do lúpulo até consumo da mesma, quando os bares utilizam CO2 e/ou nitrogênio, para pressurizar barril e empurrar o líquido para a torneira, com o objetivo de deixar a bebida com uma espuma mais cremosa”, conta.

O mestre cervejeiro esclarece ainda que a cerveja precisa ter um perfil de carbonatação agradável, um insumo como CO2, que se solubiliza no produto, precisa ser de qualidade para que a experiência sensorial seja livre de contaminações, que podem alterar totalmente o sabor da cerveja. “A boa cerveja tem uma espuma com cremosidade, estabilidade e com bolhas bem pequenas. Outra dica é sempre pesquisar quem é o fabricante, qual a lista de ingredientes no rótulo e buscar por certificações de qualidade. Quem aprecia uma boa cerveja artesanal deve buscar segurança e não apenas preço”, conclui.

Sobre a qualidade da bebida, Rafael Sarkozi, engenheiro de aplicações e desenvolvimento da Air Products Brasil, multinacional especializada em gases industriais, especiais e medicinais, explica que “o uso do nitrogênio de qualidade alimentar, por exemplo, pode ajudar a formação do famoso colarinho (espuma cremosa), isso significa melhor qualidade, preservação térmica e aromática e menos efeito de estufamento para o consumidor”.

E para trazer mais eficiência ao processo cervejeiro, Valdir Batista Fontes, Supervisor de vendas da Air Products, indica a adoção do serviço de Microbulk CryoEase®. “Com esse sistema de fornecimento de gases, oferecemos mais benefícios no fornecimento dos produtos na forma líquida.

A solução abrange a instalação de um tanque compacto criogênico (a partir de 250L até 3.000L) na cervejaria, disponíveis para o abastecimento de consumo de Oxigênio, Nitrogênio, Argônio e Dióxido de Carbono, regularmente reabastecido por um veículo de entrega especialmente projetado”, explica.

Segundo Fontes, os especialistas da Air Products personalizam a melhor solução para o suprimento de produtos de acordo com as necessidades do cliente. “Nossas soluções visam facilitar o dia-a-dia do usuário com a eliminação de tarefas rotineiras, redução dos custos operacionais e aumento de produtividade”, conclui.

Jack Daniel’s lança drinks prontos para beber

Jack Daniel’s lança drinks prontos para beber

Aliando inovação, qualidade e praticidade, os dois sabores de drinks em lata feitos com o autêntico Tennessee Whisky chegam ao Distrito Federal

econhecida por seu autêntico Tennessee Whiskey, Jack Daniel’s destaca-se por ser a primeira a lançar drinks em lata feitos com whisky no Brasil. Atenta aos desejos dos consumidores, a marca aumenta o seu portfólio no país com a categoria de ready-to-drink (ou prontos para beber) e apresenta uma nova forma de se apreciar whisky, garantindo sabor e praticidade com alta qualidade, para ser consumido em qualquer lugar.

O lançamento conta com duas versões de drinks já apreciados e conhecidos pelo consumidor brasileiro: Jack & Cola e Jack Honey & Lemonade. Hit há mais de 100 anos, Jack & Cola é a mistura do autêntico Jack Daniel’s Old No.7 com refrigerante de Cola, bebida que se tornou popular por trazer o sabor único de Jack com a refrescância do refrigerante de cola. Já o Jack Honey & Lemonade é o mix perfeito entre a tradicional limonada e o sabor acentuado e suave de Jack Honey.

“Existe uma energia muito grande por trás da categoria de ready-to-drink no mundo, e no Brasil observamos essa tendência há algum tempo. Os drinks de Jack Daniel’s Prontos para Beber chegam para atender a demanda dos consumidores que buscam por conveniência e praticidade, por meio de uma alternativa Premium que mantenha as credenciais de qualidade e a autenticidade da bebida.

Seja assistindo o jogo com amigos em casa, num churrasco ou num festival de música, Jack Daniel’s Pronto Pra Beber é a opção que entrega a qualidade de Jack, num formato prático, para ser consumido em qualquer lugar”, completa Caio Almeida, Gerente de Marketing de Jack Daniel’s no Brasil.

Disponíveis em embalagens de 330 ml, Jack & Cola e Jack Honey & Lemonade apresentam graduação alcoólica de 5%. Com valor sugerido a partir de R$ 12,99, é possível encontrar as latas nos supermercados e por canais de e-commerce.

Sobre Jack Daniel’s

Oficialmente registrada pelo governo dos EUA em 1866 e com sede em Lynchburg, Tennessee, a destilaria Jack Daniel, Lem Motlow, é a primeira inscrita nos Estados Unidos, além de constar no Registro Nacional de Locais Históricos do país. Jack Daniel’s é o fabricante do mundialmente famoso Jack Daniel’s Old No 7, Gentleman Jack, Jack Daniel’s Single Barrel Select, Jack Daniel’s Tennessee Honey, Jack Daniel’s Tennessee Fire, Jack Daniel’s Tennessee Apple e Jack Daniel’s Sinatra Select. Hoje, Jack Daniel’s é um verdadeiro ícone global e pode ser encontrado em mais de 170 países ao redor do mundo.

Sobre a Brown-Forman

Em operação no Brasil desde agosto de 2010, a Brown-Forman é detentora de marcas como Jack Daniel’s – com o tradicional Old Nº 07, os saborizados Honey, Fire e o novo Apple, além dos superpremium Gentleman Jack e Single Barrel  –, Woodford Reserve, Fords Gin, Finlandia Vodka e as tequilas el Jimador e Herradura.  A multinacional está entre as cinco maiores empresas do segmento de bebidas do mundo e seu portfólio de 30 marcas é vendido em mais de 160 países.

Foi fundada em 1870 por George Garvin Brown, em Louisville, no estado americano do Kentucky, onde mantém sua sede e, em todo o mundo, possui mais de 4.600 funcionários.  Dentre as campanhas proprietárias no Brasil estão Jack & Coke, Jack BBQ e o campeonato de bartenders Tennessee Calling.

Drinks com vinho para curtir o Carnaval

Southside lança carta com drinks de Campari

Sommeliére Érika Líbero sugere receitas refrescantes e perfeitas para os dias de calor e para a folia carnavalesca

Uma das principais festas populares do Brasil acontece em fevereiro e esse ano o Carnaval poderá retomar a folia nas ruas, bailes, festas, em qualquer lugar, inclusive em casa celebrando entre amigos. 

A Sommelière Érika Líbero sugere receitas de drinks com vinho e/ou espumantes que são refrescantes e perfeitos para a temporada de calor.

Aperol Spritz

Receita italiana refrescante, ótima para o verão. A receita original leva Prosecco, mas pode ser substituído por espumante brut.

-1 parte de água com gás
-2 partes de Aperol ou Campari
-3 partes de Prosecco ou espumante brut
-rodelas de laranja
-gelo

Mimosa

Drink clássico, geralmente consumido em café da manhã ou brunch.

-1 parte de suco de laranja
-1 parte de espumante

Bellini

O drink recebeu o nome em homenagem ao pintor Giovanni Bellini. Na receita original o espumante utilizado é o Prosecco, mas pode ser substituído por qualquer espumante brut.

1 dose de suco ou purê de pêssego
2 doses de espumante

Negroni Sbagliato

Variação do tradicional Negroni, substitui o gim pelo espumante.

1 dose de vermute tinto
1 dose de Campari
1 dose de espumante
1/2 rodela de laranja para decorar
gelo

Clericot

A bebida francesa pode ser feita com espumante, vinho branco ou rosé.

2 xícaras de frutas picadas (morango, abacaxi, uva, manga, kiwi, etc)
1 garrafa de vinho ou espumante
50ml de licor de laranja
gelo

Kir Royal

Também chamado de Kir Royale, é um drink francês feito com licor de cassis e champagne.

15ml de Licor de Cassis
100ml de espumante
frutas vermelhas

Portônica

O vinho utilizado para o drink é o Vinho do Porto branco seco.

1 dose de vinho do Porto
2 doses de água tônica
½ rodela de limão siciliano
gelo

Érika Líbero dá as seguintes dicas: “Prefira vinhos secos nas receitas para que o açúcar não interfira na bebida. Nas receitas com Champagne ou Prosecco, você pode substituir por espumante brut.”

Como fazer Smash Peach Drink

Como fazer Smash Peach Drink

Parente de cerejas e damascos, o pêssego é adorado por sua casca macia e sabor doce. Esta bebida feita com especiarias possui um toque levemente apimentado e o sabor suave, sofisticado e frutado do pêssego junto a proteína refrescante da Puravida. A novidade pode ser consumida durante as refeições, para acompanhar a rotina de atividades físicas e também para quem precisa complementar a ingestão proteica na dieta.

O PuraJuice foi formulado com 11 gramas de proteína, contendo naturalmente 18 aminoácidos essenciais, sem adição de açúcares, sem textura láctea e sem glúten. A bebida chega para brindar a chegada da estação mais quente podendo ser encontrada em dois sabores: Limão Tahiti e Yuzu e Abacaxi com Hortelã. 

Ingredientes:

  • 200g de pêssegos em cubos;
  • 1 colher de chá pimenta da jamaica;
  • 1 colher de chá de canela em pó;
  • ½ colher de chá de gengibre em pó;
  • 2 scoops de PuraJuice Protein Abacaxi & Hortelã;
  • 400ml de água com gás;
  • 6 pedras de gelo;
  • Canela em pau e tomilho.

Modo de preparo:

  1. Coloque 250ml de água com gás em uma coqueteleira. Depois adicione o PuraJuice e agite vigorosamente até dissolver. Reserve. 
  2. Amasse bem os pêssegos com casca em um pilão e adicione 150 ml de água. Coe em um recipiente pressionando bem. 
  3. Junte ao PuraJuice e misture delicadamente. 
  4. Sirva em dois copos com gelo, finalizando com canela em pau e tomilho.

Sobre a Puravida:

A Puravida é uma empresa brasileira de produtos naturais, que nasceu com o propósito de facilitar um estilo de vida saudável e a prática do cuidado da saúde como um projeto de longo prazo. O portfólio da Puravida é composto por mais de 200 produtos obtidos de maneira sustentável, entre alimentos naturais, suplementos concentrados e nutrientes fundamentais para que qualquer pessoa, mesmo a mais ocupada, possa introduzir qualidade em sua nutrição, rituais diários e cuidados pessoais.   

Dia do Irish Coffee: drinque clássico com vodka

Dia do Irish Coffee: drinque clássico com vodka

Dia do Irish Coffee: descubra como preparar uma versão do drinque clássico com vodka

O drink clássico que conquistou o mundo surgiu por volta do anos 1940, na Irlanda

No dia 25 de janeiro é comemorado o Dia do Irish Coffee. O drink clássico que conquistou o mundo surgiu por volta do anos 1940, na Irlanda, quando o chef Joe Sheridan ficou encarregado de servir uma refeição quente a uma tripulação no aeroporto de Foynes, em um dia frio e chuvoso. O chef então decidiu servir um café misturado com uma dose de uísque e com creme de leite batido.

O drink fez tanto sucesso que com o tempo foi conquistando outros países. Atualmente é possível encontrar diferentes receitas de Irish Coffee. Para quem quer aprender uma versão do drink feita com vodka, Gabriel Saragó, bartender parceiro da Kalvelage, explica o passo a passo da receita, confira:

Irish Coffee com vodka

Ingredientes

45 ml de vodka;
120 ml de café;
30 ml de creme de leite batido

Modo de preparo

Junte a vodka e o café quente recém coado em uma taça. Bata o creme de leite e coloque por cima, para criar uma camada. Coloque um pouco de pó ou grãos de café para enfeitar.

Vinícola pernambucana conquista oito medalhas

Vinícola pernambucana conquista oito medalhas

Vinícola pernambucana conquista oito medalhas em concurso que premia os melhores vinhos da América Latina

O Best Wines BW 2023 é um evento que lista os melhores vinhos comercializados no Cone Sul com o objetivo de divulgar a qualidade dos produtos

Recentemente foi divulgada a lista dos vinhos premiados no concurso Best Wines BW 2023. O objetivo do evento é premiar os melhores vinhos comercializados no Cone Sul. O júri do concurso é formado por um time de especialistas da Argentina, Chile e Brasil, onde os vinhos são provados em grupos de até 10 amostras da mesma categoria, totalmente às cegas para não influenciar na decisão dos jurados.

As avaliações aconteceram em São Paulo (Brasil), Mendonza (Argentina) e Santiago (Chile). Cada jurado pontua uma amostra (entre 0 e 100) em uma ficha eletrônica individual que inclui impressões sensoriais, em que a média é a pontuação BW. Um outro diferencial do concurso é que cada vinícola premiada recebeu um selo que pode ser utilizado em catálogos ou garrafas acompanhado de um QR Code, que mostra curiosidades sobre o produto e outras informações.

Diversas vinícolas que fazem parte do Cone Sul foram premiadas, sendo que dentre todas as amostras provadas no concurso, foram escolhidos os vinhos considerados Boa Compra, que receberam pontuação entre 89 e 91 BW. Das empresas contempladas nessa categoria está a pernambucana Rio Sol.

Localizada no Vale do São Francisco, a Rio Sol teve oito vinhos premiados. Desses oito, três foram espumantes, incluindo o Rio Sol Espumante Moscatel, que já foi premiado com medalha de ouro no Concurso Nacional Espumante Brasileiro.

O Rio Sol Branco Chenin Blanc Viognier e o Rio Sol Tempranillo também foram premiados no Best Wines BW desse ano. Três tintos secos que fazem parte do portfólio da vinícola também foram medalhados: o Rio Sol Gran Reserva Touriga Nacional, o Rio Sol Gran Reserva 8, e o Rio Sol Reserva, que já conquistou medalha de grande ouro no Concurso Mundial de Bruxelas em 2014.

Desses oito vinhos, sete também foram premiados na categoria Boa Compra. “Cada vez mais a América Latina vem ganhando destaque por conta da qualidade de seus vinhos, então é importante que tenha uma premiação para prestigiar os melhores vinhos de cada um desses países para que os consumidores consigam ter conhecimento da qualidade e do nível dos produtos que eles estão consumindo”, afirma Ricardo Henriques, diretor técnico da Rio Sol.

No mercado desde 2003, a Rio Sol completa 20 anos em 2023. O projeto idealizado pela Vitivinícola Santa Maria, localizada em Lagoa Grande, Pernambuco, e pela vinícola Global Wines, com sede na região do Dão, em Portugal, conseguiu se consolidar rapidamente no mercado graças ao seu sabor único, resultado do clima semiárido de Pernambuco e as características únicas das vinhas portuguesas. Atualmente a Rio Sol possui em seu portfólio mais de 20 produtos, que vão desde espumantes de vários tipos até suco de uva tinto integral.

Sobre a Rio Sol

A Rio Sol está localizada no Vale do São Francisco, na cidade de Lagoa Grande, em Pernambuco. A vinícola produz vinhos e espumantes, cujos rótulos vêm, cada vez mais, conquistando prêmios nacionais e internacionais.

A empresa pertence a Global Wines, com sede na região do Dão, em Portugal, produtora de vinhos reconhecida no mercado mundial pelo dinamismo e inovação, com grande diversidade de rótulos premiados entre os melhores da Europa.

Saiba mais através do site www.riosol.com.br

Grande final da Amázzoni International Cocktail Competition

Grande final da Amázzoni International Cocktail Competition

De 29 de janeiro a 3 de fevereiro, o Rio de Janeiro recebe o encerramento da primeira competição internacional de bartenders da marca, inspirada na conservação da Floresta Amazônica

A Amázzoni Gin, marca de gin genuinamente brasileira, atualmente disponível em mais de 15 países e que já ganhou diversos prêmios ao redor do mundo, anuncia a grande final da primeira edição do Amázzoni International Cocktail Competition, torneio global de bartenders da marca que irá acontecer entre os dias 29 de janeiro e 3 de fevereiro, na cidade do Rio de Janeiro.

Ao longo de 2022 diversos países receberam as etapas nacionais que visaram gerar conteúdos sobre o universo da coquetelaria, elevando a conscientização do mercado sobre o tema da preservação da Floresta, amplificando a relevância internacional da marca.

E agora trazem para a cidade carioca seus representantes avant gardens e referências no setor para participarem da final que vai anunciar o grande vencedor. Profissionais dos Estados Unidos, Reino Unido, Itália, Grécia, Suécia, França, Uruguai e Paraguai, compõem a disputa final.

A grande final vai acontecer no dia 3 de fevereiro no Canastra Rosé, um dos melhores hotspots do Rio, localizado em Botafogo, região considerada o SOHO do Rio de Janeiro.

O júri estará composto por seis juízes especializados:

Benôit Laug — Diretor Geral Pernod Ricard Southern Latam (FR)
Marcelo Salazar – Expert na Floresta Amônica, empreendedor de impacto, articulador da Rede Terra do Meio | Vem do Xingu (BR)
Penelope Vaglini — Academy chair – The World’s 50 Best Bars, Editora de A&B para L’Officiel Italia, ICON Magazine e Forbes (IT)
Stephanie Jordan – Mulher do Ano de 2020 pela Drinks Business e empreendedora sustentável (HL)
Arturo Isola — Fundador do Amázzoni gin (IT)

Além disso, para dar mais inspirações, os finalistas também vão participar de um tour para conhecer os principais pontos turísticos da cidade, proporcionando uma experiência imersiva na Floresta da Tijuca em busca de ingredientes para usar na final, assim como a visita à destilaria Amázzoni, localizada em Barra Mansa, município do Rio de Janeiro.

O local também é referência no pilar sustentável da marca, que oferecerá aos concorrentes uma palestra sobre preservação da Floresta Amazônica, proferida por Marcelo Salazar, representante da ONG Vem do Xingu, patrocinada pela Amázzoni Gin.

A Amázzoni International Cocktail Competition é dedicada ao suporte a Floresta Amazônica, tem como um dos principais critérios de nota na avaliação dos drinks a categoria “Eco-responsible dimension protection of the Amazon rainforest”.

Sobre Amázzoni

Fundada em 2015, no Vale do Paraíba, interior do Estado do Rio de Janeiro, Amázzoni elabora um gin genuinamente nacional feito de forma predominantemente manual, inovadora, e com todos os processos de produção sendo acompanhados de ponta a ponta.

Combinando o genuíno com o inusitado, a bebida que está presente em mais de 15 países no mundo tem sua essência profundamente firmada aos sabores nacionais, que estão bem representados em seus ingredientes naturais e aromas originais, reconhecidos por diversos títulos globais importantes, entre eles o prêmio de Destilaria do Ano, no World Gin Awards 2021.

Em busca de uma realidade inexplorada, misteriosa e de sensações marcantes, Amázzoni Gin tem em sua base a composição de ingredientes como zimbro, louro, limão, coentro, castanha-do-pará, cacau, mexerica e aroeira, mistura regional e única que convida as pessoas a imergirem no oceano de intensidade e personalidade.

Disponível em três versões, o Amázzoni Dry, Amázzoni Maniuara e Amázzoni Rio Negro, Amázoni Gin pode tornar qualquer situação ainda mais especial, sendo a bebida perfeira para compartilhar momentos e colecionar memórias. Mais informações sobre a marca pelo Instagram amazzonigin

Cachaça bate recorde de exportações

Cachaça bate recorde de exportações

Cachaça bate recorde de exportações em valor com apoio da ApexBrasil e do IBRAC

As exportações do setor alcançaram mais de US$ 20 milhões em 2022, um crescimento de 52,38% comparado a 2021. Entidades atuam conjuntamente em Projeto Setorial de Promoção às Exportações e Programa de Qualificação para Exportação que contribuem para impulsionar o destilado no comércio internacional

A Cachaça, segunda bebida alcóolica mais querida pelos brasileiros, atrás apenas da cerveja, vem conquistando também cada vez mais os consumidores de todo o mundo. No ano passado, as exportações do setor deram um salto e bateram o recorde dos últimos doze anos. O valor exportado em 2022 foi de US$ 20,08 milhões, segundo dados do ComexStat (Ministério da Economia), compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), o que representa um aumento de 52,38% em relação a 2021. Em volume, o aumento foi de 29,03%, totalizando mais de 9,3 milhões de litros.

Em 2022, a bebida foi exportada para mais de 75 países, sendo que os principais países de destino (em valor) foram: Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Itália.

“Em 2021, já seguíamos em direção a uma retomada, superando parte dos prejuízos causados pelo fechamento de bares e restaurantes em todo o mundo e proibição de comercialização de bebidas alcoólicas em função da COVID-19. Em 2022, não apenas retomamos, como superamos o balanço de 2019 e dos últimos doze anos.

Quando olhamos outros destilados ainda temos uma longa caminhada, mas esse crescimento demonstra que estamos no caminho certo e, também, o potencial que a Cachaça tem no mercado internacional.

Uma bebida que se apresenta como uma nova opção de consumo, uma das mais versáteis, utilizada não somente como base da coquetelaria, mas com diversas formas de ser apreciada, cheia de história e que, no caso das envelhecidas, carrega a riqueza e características das madeiras brasileiras”, explica o diretor executivo do IBRAC, Carlos Lima.

Esse sucesso é fruto do esforço das empresas que ao longo dos anos vem investindo no mercado internacional, além de ações estratégicas, como o Projeto Setorial “Cachaça: Taste the New, Taste Brasil”, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com o IBRAC.

As empresas apoiadas pelo projeto foram responsáveis por pelo menos 65,4% deste valor recorde de exportação. O Programa de Qualificação para Exportação de Cachaça na versão agronegócio (PEIEX Agro Cachaça), outra iniciativa desenvolvida em parceria com o IBRAC, também tem apoiado o setor, preparando e qualificando as micro, pequenas e médias empresas para venderem no exterior.

“O Projeto Setorial visa ampliar a base exportadora e consolidar o reconhecimento da Cachaça como um destilado brasileiro de qualidade e competitivo internacionalmente. E o PEIEX Agro Cachaça visa qualificar as empresas para que comecem a exportar, adequando o seu produto, sua embalagem, e entendendo as diferentes demandas de cada mercado.

Então, é uma integração entre diferentes serviços da Agência, desenvolvidas em parceria com o setor, que formam um elo completo da cadeia, desde a capacitação até o início da exportação”, explica a Gerente do Agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares.

Desde 2012 o “Cachaça: Taste the New, Taste Brasil” atua para a promoção das exportações do setor, gerando reconhecimento, competitividade e apresentando a versatilidade do produto pelo mundo. O Projeto se dá por meio de um convênio entre as duas entidades, que é renovado a cada dois anos. O atual está vigente desde 2020 e foi prorrogado até março de 2023. No ano passado, das 67 empresas apoiadas pelo Projeto, 29 exportaram o montante de US$ 12,08 milhões[1]. Os principais destinos foram Estados Unidos, Alemanha, Portugal, França e Espanha.

Para fomentar ainda mais o acesso do produto a mercados internacionais, em especial das micro e pequenas empresas, a ApexBrasil e o IBRAC lançaram em 2022 um estudo sobre as exigências regulatórias da Alemanha, dos Estados Unidos, da França e do Paraguai sobre sua importação. O material pode ser acessado aqui.

O potencial do produto

Genuinamente brasileira, a história da Cachaça está relacionada à história do país. A bebida nasceu no Brasil, no século XVI e tem grande importância cultural, social e econômica para o país. Hoje, segundo o Anuário da Cachaça de 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) existem 936 estabelecimentos produtores da bebida devidamente registrados, com 4.969 produtos.

A Cachaça Sagrada, um pequeno produtor de Bom Jesus do Amparo (MG), surgiu em 2016 e foi registrada em 2017. Desde então, além dos mineiros, conquistou consumidores de todo o Sudeste e de estados do Centro-Oeste e do Sul do Brasil. Em 2022, ela cruzou fronteiras e conquistou a Coréia do Sul. A bebida chamada Lótus, que é à base de cachaça e popularmente conhecida como bananinha, conquistou os sul-coreanos.

Foi também no ano passado que a empresa se associou ao IBRAC e começou a fazer parte do Projeto “Cachaça: Taste the New, Taste Brasil”. Em setembro, participaram de rodadas de negócio com possíveis compradores da França e de Portugal realizadas no âmbito do Projeto Setorial e com o apoio das Embaixadas do Brasil nesses países.

Segundo o gerente comercial da Cachaça Sagrada, Lucas Pereira, as negociações seguem em andamento e a empresa está otimista. “Graças ao IBRAC e ao Projeto da ApexBrasil estamos aprendendo muito sobre o mercado externo e sobre o potencial do nosso produto. Em 2023, nosso foco será ampliar e exportar mais, conquistar a Europa e outros países asiáticos”, afirma.

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos, apoiando atualmente cerca de 15 mil empresas em 80 setores da economia brasileira. Também já atendeu mais de 1, 3 mil investidores e mais de 118 projetos no valor de US$ 23 bilhões em investimentos anunciados no Brasil.

Sobre o IBRAC

O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) é a entidade representativa do segmento produtivo da Cachaça. Com abrangência nacional possui entre os seus associados as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo da Cachaça de vários estados brasileiros, que correspondem a mais de 80% do volume da bebida comercializado formalmente no Brasil.

Entre suas atuações estão a realização de ações de defesa de interesses do setor produtivo no Brasil e no exterior, ações relacionadas ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, o desenvolvimento econômico e sustentável do setor, o combate ao mercado ilegal de bebidas e à concorrência desleal, além da promoção, proteção e defesa da denominação “Cachaça” e da sua Indicação Geográfica, em âmbito nacional e internacional.

Bebidas “Ready To Drink” perfeitas para o verão

Bebidas "Ready To Drink" perfeitas para o verão

Vai curtir as férias? Conheça cinco rótulos de bebidas “Ready To Drink” que são perfeitas para o verão

Conveniência e praticidade é o que todos querem na hora de curtir as férias. Seja na praia, na piscina ou na cachoeira, as bebidas prontas para consumo são ideais para curtir a estação mais quente do ano

Desfrutar de drinques dignos de bar, sem precisar pegar filas e poder curtir as férias de verão a céu aberto é o que todos querem. Fala sério?! Essa é a proposta das bebidas “ready to drink” que prometem ser a sensação da estação mais quente do ano por todo o país. Com muitas vantagens, a praticidade e qualidade dos ingredientes são os fatores que têm mais conquistado os públicos das gerações Millennials e Z, representantes da maior parte dos consumidores desse tipo de bebida.

O mercado das bebidas chamadas de “Ready To Drink” ou RTDs tem sido cada vez mais impulsionado no pós-pandemia. Já estabelecidas nos Estados Unidos e na Europa, elas estão ganhando cada vez mais espaço entre os consumidores brasileiros. E não poderia ser diferente levando em conta o clima tropical que chega com tudo nesse período do ano.

Segundo a IWSR, empresa especialista em analisar dados do mercado de alcoólicos no mundo, a expectativa é que esses produtos movimentem cerca de US$ 85,5 bilhões até 2030. Além disso, ainda de acordo com a IWSR, a projeção é de que em 2025 as RTDs serão responsáveis por 8% de toda a indústria de bebidas alcoólicas.

“Foi possível observar nos últimos anos um aumento significativo na procura pelas bebidas prontas para consumo. A Super Adega tem buscado cada vez mais as novidades desse mercado para atender a demanda crescente, em especial no DF, principalmente pelos mais jovens que querem curtir drinques tradicionais em eventos abertos, parques e praças, com praticidade. Estamos otimistas com o crescimento dessa tendência, que tem trazido novas opções constantemente”, explica Rodrigo Rio Preto, gerente de vendas da rede de atacarejo.

Dentre tantas opções no mercado, fica difícil escolher qual levar. Por esse motivo, indicamos alguns dos rótulos de bebidas Ready To Drinks comumente comercializadas no mercado brasileiro e que estão fazendo grande sucesso entre os consumidores. Confira:

Bellini Canella

O Bellini Canella é um coquetel pronto que reproduz o clássico Bellini. Muito elogiado por quem o consome, é composto de duas partes de prosecco e uma de suco de pêssegos branco, colhidos rigorosamente quando maduros, além de gotas de framboesa, que trazem um toque suave e especial. É uma excelente escolha para consumir em dias quentes na praia, em piscinas e festas pelo seu requinte e praticidade.

Ispritz L’aperitivo

Inspirada no famoso coquetel italiano Vêneto, a bebida é composta a base de espumante prosecco, água com gás e infusão de ervas como ruibarbo, quina e genciana, além de laranja. Muito refrescante, a bebida deve ser servida fria com pedras de gelo e algumas rodelas de laranja para decorar.

Easy BOOZE

A Easy Booze tem depositado suas fichas nas RTDs e criou várias opções de bebidas prontas para consumo com o uso dos melhores ingredientes e trouxe em versões enlatadas as receitas mais populares da coquetelaria mundial, dentre eles a Spritz (vinho + laranja), Red Mint (gin + frutas vermelhas) e Gin Tonic (gin + tônica).

F!ve

Fundada por seis ex-executivos da Ambev, em Miami, no ano de 2019, a F!ve Drinks trouxe para o mercado diversas opções de RTDs, todas sem qualquer aditivo ou conservantes artificiais. Chegou no Brasil em 2020 e já é um grande sucesso. A marca apostou em releituras de clássicos drinques com uma pegada tropical, como a Gin Tônica com suco de limão, mojito com maracujá e até moscow mule com tamarindo. São mais de cinco opções desenvolvidas pelo bartender brasileiro Márcio Silva.

Schweppes

A famosa Schweppes não ficou para trás e também entrou na onda das Ready To Drink. A linha conta com Gin Tônica, Spritz e Vodka Cirtrus. As bebidas foram desenvolvidas no Centro de Inovação do Coca-Cola no Brasil e possuem teor alcoólico de 5%.