Verão de drinques clássicos em Brasília

Verão de drinques clássicos em Brasília

O verão já começou. As altas temperaturas da estação são um convite para os apreciadores de bons drinques. Em Brasília, bares e restaurantes apostam em uma variada carta com criações refrescantes, entre autorais e clássicas, que combinam com a época mais quente do ano.

Bla´s Cozinha de Culturas

O Bla’s Cozinha de Culturas (406 Norte) investe em sugestões inspiradas em criativas receitas do mundo todo. Pequi (R$29,90): gin, xarope de pequi, suco de limão e gelo; Pisco Sour (R$32,90): pisco, suco de limão, clara de ovo, canela em pau defumado, angostura e gelo especial; e Maracujack (R$32,90): Jack Daniels, maracujá, limão, schweppes citrus e gelo são alguns dos destaques.

Casas oferecem variadas opções. Entre elas, receitas com pequi, tangerina, mel e canela e frutas da estação

Há também o Amazônia (R$32,90): cachaça de jambu, xarope de açaí, suco de limão, xarope de guaraná, formiga baniwa e gelo; White Russian (R$27,90): whisky, xarope simples, angostura, vinho, clara de ovo, suco de limão e gelo; e New Yorker (R$32,90): Whisky, xarope simples, angostura, vinho, clara de ovo, suco de limão e gelo.

Endereço: CLN 406 Bloco D Loja 38
Telefone: (61) 3879-3430
Horário de funcionamento:
Terça a sábado das 12h às 16h;
Quarta a sábado das 19h às 23h;
e Domingo das 12h às 16h
Siga: facebook.com/blas406 e instagram.com/blas406

 

Blend Boucherie e Italianíssimo

No Blend Boucherie e no Italianíssimo (412 Norte), a carta conta clássicos como Gin tônica (R$30) nos sabores frutas vermelhas; maçã verde; maracujá com hortelã; limão siciliano e alecrim; tangerina, mel e canela; e cereja; Aperol Spritz (R$28); Kir Royal (R$28) e Negroni (R$28).

Blend Boucherie

Endereço: CLN 412 Norte, Bloco B
Take Out e delivery: (61) 3544-7444
Horário de funcionamento:
de terça a quinta das 12h às 15h e das 18h30 às 23h,
Sexta e Sábado das 12h às 16h e das 18h30 à 0h
e domingo das 12h às 16h e das 18h30 às 23h
Siga: @blendboucherie

 

Italianíssimo

Endereço:CLN 412 Norte, Bloco B
Telefone/Whatsapp: (61) 3964-4442
Horário de Funcionamento:
de terça a quinta das 12h às 15h e das 18h30 às 23h,
Sexta e Sábado das 12h às 16h e das 18h30 à 0h
e domingo das 12h às 16h e das 18h30 às 23h
Instagram: @italianissimobsb

Fora do Eixo Lounge

Já o Fora do Eixo Lounge (SIG) aposta em drinques autorais, como Astronauta (R$35): Skol Beats Senses, bananinha e limão; Apollo 11 (R$28): vodka, espuma de gengibre, morango, limão e raspa de limão siciliano; Space X (R$27): B Honey, B Pure e limão; e Cometa Halley (R$29): Fireball, suco de limão, Soda e limão siciliano.

Endereço: SIG, Quadra 3, Bloco G
Horário de funcionamento:
Quinta e sexta a partir das 19h;
sábado e domingo, a partir das 15h.
Instagram: @foradoeixolounge

 

Don Romano

No Don Romano (Lago Sul, Asa Norte e Águas Claras), o público pode saborear entre mais de 20 opções, como Cosmopolitan (R$21): vodka, suco de cranberry, Cointreau, groselha e limão; Sex on the Beach (R$21): vodca, Peach Tree, suco de laranja e cranberry; e Caipirinha (R$17): cachaça, açúcar e frutas da estação.

Outras sugestões são Mojito (R$16): rum branco, açúcar, ramo de hortelã, gelo, suco de limão, e água com gás; Gin Tônica (R$23): gin, limão cortado em rodelas e água tônica; e Blue Lagoon (R$23): vodka, curaçau blue, suco de limão e Soda.

Endereços: QI 11 do Lago Sul;
CLN 209 Bloco D Loja 59 – Asa Norte;
e Águas Claras (apenas delivery)
Horário de funcionamento:
De segunda a domingo, das 11h30 às 23h
Telefones: (61) 3248-0078 (Lago Sul);
3546-1871 (Asa Norte); e 3435-4030 (Águas Claras)
Instagram: @donromanopizzaria

 

O Concorrente

Se você é do time da cerveja, O Concorrente (409 Norte) oferece um happy hour com chope estupidamente gelado no valor de R$6,90 cada e batata com preço promocional de R$5,99 cada. A oferta é válida todos os dias, das 17h às 20h.

Endereço: CLN 409 BL B loja 1 – Asa Norte
Horário de funcionamento:
segunda das 17h até as 23h30.
Terça das 11h45 às 23h30.
De quarta á sábado das 11h45 até 1h30.
Domingo de 11h45 ás 23h30
Siga: @oconcorrente

 

Complexo Fora do Eixo

Para quem quer curtir uma balada, a sugestão é o Complexo Fora do Eixo (SAAN), que traz Cozumel (R$17); Xaropando (R$27): Malibu, Bacardi, limão, hortelã, geleia de frutas vermelhas e água com gás; Passion B (R$25): B Passion maracujá e mel, tangerina e Lillet Blanc; e Drink do Bem (R$25): vodka, grenadine e soda entre as opções.

Endereço: SAAN, Quadra 1
Horário de funcionamento:
Quarta a Sábado, a partir das 20h;
Domingo, a partir das 17h.
Instagram: @complexoforadoeixo

Cinco drinques que são a cara do verão

Cinco drinques que são a cara do verão

A temporada mais quente do ano chegou. O verão é sinônimo de alegria, diversão, férias, viagens e, claro, bons drinques. Enquanto as temperaturas não param de subir, bebidas refrescantes e suaves são uma ótima opção seja na beira da piscina ou no churrasco entre amigos.

Para aliviar o calor, a combinação de destilados com frutas e bebidas refrescantes é uma alternativa, principalmente, para quem não gosta de cerveja. Em Brasília, é possível explorar drinques que são a cara do verão. Eles trazem elementos leves e coloridos – e ainda são saborosos.

Confira algumas opções!

Fazenda Churrascada Brasília

Não dá para falar de verão e não citar as frutas cítricas. Dentre elas, o limão é a mais versátil e é escolhida como peça fundamental na criação de drinques refrescantes e deliciosos. A Fazenda Churrascada possui, dentre várias opções, o Lemon 43 (R$ 38).

O drinque é feito a base de licor 43, um licor espanhol elaborado com a infusão de 43 ingredientes, dentre eles frutas cítricas mediterrâneas e ingredientes botânicos selecionados.

O toque especial da baunilha deixa a bebida ainda mais especial. Junto a essa bebida que é sucesso no mundo todo, a Fazenda Churrascada acrescentou o limão siciliano que possui um sabor mais azedo e um toque amargo, ideal na composição de drinques, bastante gelo e para finalizar com chave de ouro, folhas de hortelã.

Uma alternativa principalmente para quem não gosta de cerveja, os drinques com destilados são uma ótima pedida. Eles permitem variadas combinações que garantem refrescância e sabor. Saiba onde encontrar na capital!  

Outra opção de destaque é a GT Goiânia (R$38). Sua base é com Gin Tanqueray London Dry, o gin mais premiado da categoria, água tônica, laranja, que sem dúvida é uma das frutas mais consumidas no verão, e alecrim flambado para trazer aquele aroma especial e deixar a experiência ainda mais refrescante.

Living HNK Brasília

Nos últimos anos, o Gin tem ganhado o coração dos amantes de drinques. Versátil, a bebida possibilita a criação de diversos coquetéis com sabores diferenciados. É o que prova o cardápio do Living HNK Brasília, que apresenta uma variedade de opções à base de Gin. Para o verão, sobretudo o brasiliense, a indicação é o Brasiliensis (R$ 36), que presta uma homenagem à capital federal.

Ele é feito com Gin Amazzoni, uma bebida nacional, produzida no interior do estado do Rio de Janeiro. O destilado foi eleito a melhor marca artesanal do mundo em 2018, e novamente, em 2021. Ele traz onze elementos botânicos, entre eles ingredientes da Amazônia, como cacau, maxixe e cipó-cravo. Para combinar com essa potência de bebida, o drinque Brasiliensis leva ainda cupuaçu, limão e tônica – sabores refrescantes e que são a cara do verão.

Mezanino

Um dos drinques mais indicados para a clientela do Mezanino Gastrobar, no rooftop da Torre de TV, é o autoral Morena Tropicana (R$ 35), criado pelo chefe de bar da casa, Nitay Pontes. A bebida é feita com uma técnica chamada “follow in the flavor”, que segue várias harmonizações a partir de um sabor de base.

Neste caso, a base é uma cachaça de amburana, com notas tropicais, notas de baunilha e um toque suave amadeirado. O coquetel também leva xarope de maracujá, licor 43 e limão siciliano. “Para complementar todo esse sabor, uso um perfume de absinto, que fica por cima do líquido e ajuda a trazer notas verbais e refrescantes. Fica um drinque bem completo e saboroso, adocicado, tropical e bem Brasília”, explica o criador do coquetel.

Piselli Brasília

Se tem uma coisa que eles entendem é de calor. Os italianos, assim como os brasileiros, também precisam lidar com as altas temperaturas durante o verão europeu. Não à toa, o gelato é algo tão comum na culinária da Itália.

Por isso, no Piselli Brasília, restaurante italiano localizado no Shopping Iguatemi, também tem drinques clássicos para o verão. Ainda tendo o Gin como base, a sugestão para os dias quentes é o Piselli Basilico. Clássico e simples, o drinque leva um elemento cítrico, o limão; um aromático, o manjericão; e, para finalizar, um doce, o xarope de açúcar. Ou seja, a mistura garante uma bebida refrescante, levemente ácida e adocicada.

Pobre Juan Brasília

Ela não precisa nem de apresentação e muito menos de motivos para dizer que é a cara do verão. A caipirinha é uma bebida alcoólica brasileira, ou um coquetel de origem paulista, feita com cachaça, limão, açúcar e gelo – originalmente. Com o passar do tempo, ganhou outras combinações e algumas variações, como a caipiroska, feita com vodka no lugar da cachaça.

No Pobre Juan Brasília, elas são um dos destaques da carta de drinques. Existem opções tanto com cachaça, como a Caipirinha de Caju e Limão (R$38), a Tropical (R$38), com melancia e maracujá, e as com vodka, como a de Manga e Gengibre (R$38), a Spicy Summer (R$38), com lichia, morango e um toque de pimenta dedo de moça, além da de Tangerina e Gengibre (R$38). As combinações apostam no frescor do destilado, mas, sobretudo, nas misturas de frutas e ingredientes saborosos e leves.

 

Fazenda Churrascada Brasília

Onde: Clube de Golfe, St. de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2 – Asa Sul, Brasília

Horário de funcionamento: segunda é fechado; terça a quinta, das 12h às 23h; sexta, das 12h à 00h; sábado, das 11h30 à 00h; e domingo, das 11h30 às 19h.

Reservas e mais informações: (61) 9271-2652 – WhatsApp. ou @fazendachurrascadabsb

Living HNK Brasília

Onde: Aeroporto de Brasília – na Praça Pick-up. Horário de funcionamento: todos os dias por 24 horas.

Contato: @livinghnkbrasilia

Mezanino Gastrobar

Onde: rooftop da Torre de TV, Eixo Monumental, Brasília

Funcionamento da casa: terça-feira a domingo

Entrada: gratuita por tempo limitado

Mais informações e horários: consultar o Instagram (@meza.nino) ou (61) 99167-7812

Observação: na operação de restaurante, o Mezanino atende com ou sem reservas. Para consultar a disponibilidade de mesas, basta ligar ou enviar uma mensagem no WhatsApp do número indicado acima. Reservas de até 8 pessoas por mesa, com tolerância de espera de no máximo 10 minutos. Nos dias de shows, consultar o horário da operação da cozinha.

Piselli Brasília

Onde: Piselli Brasília – Shopping Iguatemi (Lago Norte)

Horário de funcionamento: Segunda e quinta-feira, 12h às 23h; sexta e sábado, 12h às 0h; domingo, 12h às 22h;

Para mais informações e reservas: (61) 99913-7191

 

Pobre Juan Brasília

Onde: Shopping Iguatemi Brasília, Piso Térreo – Lago Norte, Brasília
Horário de funcionamento: seg. à qui., das 12 às 15h e das 19h às 22h; sex. e sáb. 12h às 16h e das 19h às 23h; dom. das 12h às 20h.

Sommelier dá dicas de vinhos para festas

Sommelier dá dicas de vinhos para festas

As celebrações de fim de ano pedem uma mesa farta, com clássicos como aves assadas, peixes, cortes suínos, massas, queijos, antepastos e tantos outros. Para acompanhar esses verdadeiros banquetes, nada melhor do que um bom vinho. O sommelier Marcelo Vilhena, da importadora de vinhos premium WineBrands, indica cinco rótulos especiais, perfeitos para as festas de fim de ano. Confira:

RICCITELLI OLD VINES FROM PATAGONIA SEMILLON 2020 – R$729

De cor amarelo esverdeado, este é um vinho complexo e elegante, com notas cítricas e de flores brancas, com um leve toque de baunilha. Na boca se mostra um vinho branco encorpado e persistente, com bom equilíbrio de acidez e aromas de frutas tropicais – como abacaxi e lima. Ao final, surgem elegantes notas de mel.

“Esta é uma ótima opção para acompanhar peixes e aves, além de queijos frescos, saladas e entradas”, contou Marcelo.

BECKER LANDGRAF SPÄTBURGUNDER GAU-ODERNHEIMER 2018 – R$355

Com forte aroma de frutas do bosque, complementadas por um leve toque de especiarias e notas terrosas, este rótulo é repleto de elegância, com boa acidez e frescor. Apesar da difícil pronúncia, a Spätburgunder já é uma uva conhecida nossa proveniente de outras terras. Esta uva é a Pinot Noir alemã. Aqui, um pouco mais leve e com caráter terroso/mineral que na vizinha Borgonha.

“Este delicado Pinot combina com cogumelos e embutidos – desde que não sejam demasiadamente condimentados. Experimente combiná-lo com um risoto de cogumelos frescos, pancetta de porco fresca, alho e algumas ervas. Fica uma delícia!”, indica o sommelier.

FRESCOBALDI TENUTA CASTIGLIONI CHIANTI D.O.C.G. 2020 – R$ 244

Apresentando um lindo vermelho rubi com elegantes tons de roxo, o vinho revela belas notas frutadas: cereja, groselha e framboesa. Num segundo momento, surgem notas florais e ao mesmo tempo perfumadas, como a violeta. Na boca, Chianti Castiglioni é vivo, macio e envolvente.

“Combina muito bem com pratos saborosos, como pappardelle com molho de carne, mas também frango assado, tiras de carne com legumes e queijo meia-cura”, explica o sommelier.

ROCCHETTA FELICE MOSCATO D’ASTI D.O.C.G. 2019 – R$ 269

Este espumante italiano apresenta aromas típicos de Moscato: notas de frutas brancas aromáticas (lichia, uva verde e pêssego), mel e flores brancas. Na boca é leve, fresco e equilibrado. Sua delicada doçura é muito bem balanceada pela acidez e pelas borbulhas muito finas.

“Além de ser ótimo com aperitivo, as sutilezas da Moscato fazem grande companhia para salada de frutas, panetone e até pratos mais aromáticos da cozinha oriental, como a vietnamita e tailandesa”.

DE MARTINO VIEJAS TINAJAS CINSAULT 2020 – R$ 379

De visual púrpura com mediana concentração, este vinho tinto traz o intenso aroma de notas florais, frutas negras frescas, terra e toque de tabaco. Deixa na boca um sabor delicado e bem polido, com ótima acidez e mais especiarias, repleto de tensão e mineralidade.

“Os toques terrosos do vinho são aliados dos cogumelos e cozidos de carnes com batatas ou mandioca. Cortes suínos assados e com especiarias também formam bom conjunto”.

Sobre a WineBrands

Importadora de grandes marcas de vinho das principais regiões vinícolas do mundo.

Chega Jack Daniel’s Super Premium para o Natal

Chega Jack Daniel’s Super Premium para o Natal

Para presentear neste final de ano, os rótulos super premium de Jack Daniel’s apresentam tudo aquilo que um verdadeiro amante de whiskey aprecia. Gentleman Jack e Single Barrel vão além de uma bebida de qualidade ímpar.

Carregam uma rica história, variedade de sabores e uma vasta gama de credenciais que elevam o patamar de cada gole. Elaborados a partir do autêntico Old No. 7, são produzidos artesanalmente e apresentam particularidades que os tornam opções para presentes especiais de final de ano.

Gentleman Jack traz suavidade excepcional, o que faz a opção certa tanto para familiarizados ao universo do whiskey, quanto aos que ainda estão descobrindo os diversos sabores do destilado.

Seu sabor único deve-se à uma segunda etapa no processo de produção do Tennessee Whiskey, chamada Charcoal Mellowing. Gentleman Jack passa por duas vezes pela suavização em carvão de maple artesanal. Uma antes de entrar no barril e outra antes de ser engarrafado. Preço sugerido: R$ 199,90

Para um presente memorável, Jack Daniel’s Single Barrel é o mais exclusivo entre os produtos da família Jack Daniel’s. Cada garrafa de Single Barrel vem de um único barril selecionado manualmente.

Apenas um em cada 100 barris é reservado para amadurecer nas mais altas áreas da destilaria em Lynchburg, no Tennessee, onde as características climáticas, com mudanças bruscas de temperatura, fazem com que a cor e o sabor sejam ainda mais acentuados. Caráter robusto Suas notas trazem com sutileza o carvalho tostado, baunilha e caramelo. Preço sugerido: R$ 299,90

Sobre Jack Daniel’s

Oficialmente registrada pelo governo dos EUA em 1866 e com sede em Lynchburg, Tennessee, a destilaria Jack Daniel, Lem Motlow, é a primeira naquele país, além de constar no Registro Nacional de Locais Históricos dos Estados Unidos. Jack Daniel’s é o fabricante dos mundialmente conhecidos Jack Daniel’s Old No 7, Gentleman Jack, Jack Daniel’s Single Barrel Select, Jack Daniel’s Tennessee Honey, Jack Daniel’s Tennessee Fire, Jack Daniel’s Tennessee Apple e Jack Daniel’s Sinatra Select. Hoje, Jack Daniel’s é um verdadeiro ícone global e pode ser encontrado em mais de 170 países ao redor do mundo.

Sakes da Azuma ganham novos rótulos

Sakes da Azuma ganham novos rótulos

Até então Azuma Kirin está cheia de novidades! A marca lança novos rótulos para os produtos Soft, Dourado, Nama e Guinjo. Mas as inovações não param por ai! Além da moderna rotulagem, houve também uma alteração no nome da marca, “AZUMA”, que de maneira prática já era utilizado por grande parte do mercado.

As propostas de rotulagens trazem hotstamps coloridos, de acordo com os produtos. O Soft na cor prata, o Dourado e o Nama na cor dourado, e o moderno Guinjo vem em uma garrafa fosca decorada em preto. Diferente do atual, na rotulagem moderna o consumidor também encontrará novas informações, como claims de categoria, sugestões para consumo, características do produto, temperatura de consumo e até as redes sociais da marca.

O desenvolvimento do novo logo foi mais uma oportunidade encontrada pelo grupo para inovar, modernizar e atrair ainda mais a atenção de novos consumidores. Porém, a marca teve o cuidado de manter o box preto e as letras em branco, causando, de acordo com pesquisa com consumidores, a fácil identificação da marca.

“O lançamento dos novos rótulos e da nova marca surge em um momento em que o consumidor busca novidades, modernidade e mais informação em praticamente todos os setores. Para nós, é muito gratificante continuar sendo referência da categoria e poder apresentar novas opções ao mercado brasileiro, que pode aguardar por mais novidades que ainda virão por aí”, comenta Michael Marçal, do Marketing da Azuma.

A Azuma carrega em seu DNA mais de 85 anos de história, sendo que a empresa iniciou sua trajetória no Brasil para suprir a necessidade das colônias japonesas e, aos poucos, tornou-se também uma referência para todo o mercado.

Atualmente, através de modernidade, mudança de nome e reposicionamento, a expectativa é de que a marca cresça em distribuição, ganhando expressividade não só no varejo, mas também no on-trade, em bares e restaurantes, onde um produto globalizado faz total diferença.

Torrar ou não torrar, eis a questão

Torrar ou não torrar, eis a questão

Até chegar ao consumidor final na forma de uma xícara quentinha e aromática, o café percorre um longo caminho. Da preparação do solo para o plantio dos frutos, passando pela colheita e beneficiamento dos grãos e, por fim, o trabalho do barista, são inúmeros os processos que interferem na qualidade da bebida.

Cada vez mais, as casas do gênero procuram se apropriar do maior número possível dessas etapas a fim de entregar um produto de excelência. E uma delas tem recebido atenção especial: a torra.

É na torra que a química acontece, transformando proteínas, açúcares e gorduras e realçando as melhores características de sabor, aroma e acidez do café. Mas, embora possa parecer uma ideia atraente para cafeterias, torrar os próprios grãos, não é uma tarefa fácil.

Além dos custos de maquinário, há o desafio de encontrar espaço para instalar o equipamento, ter acesso a bons fornecedores, lidar com os resíduos do processo e, principalmente, ter um bom profissional para executá-lo, já que é um dos momentos mais delicados de toda a cadeia.

Para Caio Tucunduva, coffee hunter e sócio do Café Hotel, “quanto mais microtorrefações por aí, melhor”. No endereço que ele comanda no Baixo Pinheiros, que funciona como torrefação e bar, ele processa meia tonelada de café por mês, cinco quilos de cada vez em um pequeno maquinário Atilla.

Além do consumo próprio, fornece grãos para restaurantes, empórios e outras cafeterias sob a marca No More Bad Coffee. “Quando se fala em café especial, se fala em ‘hand craft’.” Caio se refere ao trabalho artesanal da torra, já que cada café é único e reage de maneira diferente ao calor. “Tem que ter ajuste de olfato, visual…”

Para ele, a decisão de um endereço torrar o próprio café está ligado ao tipo de negócio que se procura ter. Entre as vantagens de se dominar essa etapa, estão uma margem de lucro mais ampla com a bebida, maior possibilidade de fidelizar o cliente com a venda de grãos sempre fresquinhos e ainda ter um produto exclusivo. “A beleza é não ser igual”, diz Tucunduva. Além disso, consumidores de hoje estão cada vez mais atentos à procedência do café. Querem saber mais do que nunca sobre todo o processamento e falam até em terroir.

“As pessoas estão cada vez mais conscientes do que é um café de qualidade e hoje estão mais atentas a todas as etapas da cadeia”, afirma Conrado Barbosa, barista e mestre de torra do Red Coffee. Na cafeteria aberta no Alto da Boa Vista em 2019, ele se vale de um pequeno equipamento para garantir lotes semanais de grãos fresquíssimos, originários de várias regiões produtoras do país, e de quebra perfumar o salão com o aroma caramelado que resulta desse processo. Eles podem ser servidos na casa em forma de espresso ou coado ou então levados para casa em pacotinhos de 250 gramas.

TORRA À MODA ANTIGA

Na contramão das casas do gênero, que se valem de equipamentos de ponta, computadores para controlar os chamados perfis de torra e profissionais da área com o título de “mestre”, está a Feliciana Pães e Outras Histórias. A casa preserva uma aura de fazenda em pleno Mercado de Pinheiros, onde a proprietária Ana Paula Sater resgata fazeres de antigamente. E uma delas é justamente o método utilizado para torrar os grãos de café, provenientes de pequenos produtores da região mineira de Lavras. Eles vão para o fogão a lenha, num equipamento chamado “bola” – recipiente esférico de metal movido por manivela. “É exatamente como minha avó fazia na fazenda”, diz ela, meio goiana, meio paulista. Hoje, no entanto, esse processo é feito em sua casa na Serra da Cantareira.

Os cafés, que chegam verdes em sacas de 60 quilos, são torrados em lotes de, no máximo, dois quilos. “É um processo bem artesanal, e o sabor é maravilhoso.” Mesmo sem os recursos de um torrador moderno, ela consegue obter diferentes níveis de torra, um mais claro para o espresso e outro mais escuro para os coados. “Sempre foi assim na minha casa.” E, apesar de toda a produção ser para consumo da loja, há quem peça para levar um tantinho do café para casa. Afinal, quem resiste a um café fresquinho, recém torrado?

 

Café Hotel. Rua Amaro Cavalheiro, 22, Pinheiros, tel. 3819-9255.

Red Coffee. Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 416, Santo Amaro, tel. 2372-4003.

Feliciana Pães e Outras Histórias. Rua Pedro Cristi, 89, Pinheiros, tel. 99534-2473.

Copa do Mundo aquece o mercado de cervejas no País

Copa do Mundo aquece o mercado de cervejas no País

Com a chegada da Copa do Mundo do Catar, a indústria da cerveja comemora o evento que é considerado o maior do setor, pois reúne duas paixões dos brasileiros: a cerveja e o futebol. Após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, é um momento de celebrar, de encontrar a família e os amigos para assistir aos jogos, com o ineditismo de ser realizada em um mês mais quente.

De acordo com um levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja – SINDICERV em 2021, o volume de vendas do setor foi de 14,3 bilhões de litros, um crescimento de 7,7% ante a 2020.

Para este ano, as projeções apontam para um incremento de aproximadamente 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo um volume de vendas em mais de 15,4 bilhões de litros, consolidando o país como o terceiro maior fabricante, atrás de China e Estados Unidos.

“A volta dos grandes eventos como a Copa do Mundo, festivais e a chegada do verão vai aquecer ainda mais a indústria da cerveja. Após a flexibilização imposta pela pandemia da Covid-19, a expectativa é que o consumo retorne com mais força em bares e restaurantes, local favorito os brasileiros para consumo de cerveja”, explica o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky.

Antes da pandemia esse segmento, conhecido com on-trade, totalizava 62% do consumo da bebida, enquanto o off-trade, pontos de venda como supermercados, hipermercados, mercearias, dentre outros que não são especializados em consumo de cerveja no próprio ambiente) girava em torno de 38%, segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International, encomendada pelo Sindicerv.

Durante a pandemia, em 2021, com as restrições de funcionamento de bares, o consumo migrou para dentro de casa e o off-trade subiu para 41,6%, totalizando 5,9 bilhões de litros de cerveja comercializadas, enquanto o desempenho do consumo de cerveja fora do lar passou a registrar 58,4% – o que representa 8,4 bilhões de litros.

Zero álcool em alta

Apesar de ainda representar uma parcela discreta do consumo total do mercado, a categoria de cerveja sem teor alcoólico foi considerada uma das mais bem-sucedidas nas vendas ao varejo em 2021. Segundo levantamento da empresa de pesquisa de mercado Euromonitor International para o Sindicerv (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), esse segmento registrou volume de 284,6 milhões de litros, um aumento em 44% em relação ao ano anterior.

“Na Copa esse segmento poderá ganhar ainda mais força, pois é uma excelente opção para quem deseja acompanhar os jogos e consumir uma bebida bem gelada de uma forma mais responsável”, enfatiza o superintendente.

A busca do consumidor por um estilo de vida mais leve, saboroso e equilibrado e os investimentos do setor em inovação impulsionaram a categoria que espera crescer 37,6%, chegando a quase 400 milhões de litros no mercado.

Sobre o Sindicerv

O Sindicato Nacional da Industria da Cerveja é a entidade que representa as empresas responsáveis por cerca de 80% da produção de cerveja no Brasil. Atua continuamente para o debate de regulamentos, leis, normas, políticas públicas e práticas que contribuam com o desenvolvimento da indústria e suas respectivas cadeias produtivas.

Cybeer Lax lança a Hexa Decimal

Cybeer Lax lança a Hexa Decimal

O Cybeer Lab já está em ritmo de Copa e todo decorado de verde e amarelo, em comemoração à participação do Brasil na maior festa do futebol do mundo. A casa, localizada no bairro de Moema, na zona Sul de São Paulo, vai transmitir os jogos, que poderão ser acompanhados nas televisões instaladas no salão e no deck. Além disso, os frequentadores terão uma surpresa especial com o lançamento da Hexa Decimal, a estrela maior da festa.

Criada especialmente para celebrar o torneio, a Hexa Decimal é uma Brüt Hop Lager de baixo teor alcoólico, seca, leve e bastante refrescante, sendo a opção perfeita para ser bebericada durante os dois tempos dos jogos. E o melhor: vai ter double chope.

O Cybeer Lab fica na Av. Chibarás, 695. Para mais informações, acesse o site e o Instagram da casa. Reservas poderão ser feitas durante todo o torneio por meio do número de telefone: (11) 99377-8848.

Para quem prefere assistir em casa, é possível comprar as cervejas da Cybeer Lab no e-commerce da marca. Para isso, basta clicar aqui. O cardápio está disponível, ainda, no site do delivery direto e no iFood. Growlers de 1L estão disponíveis para viagem. Os preços variam de acordo com o estilo escolhido pelos clientes. Além dos chopes, latas dos rótulos fixos também podem ser encontrados no delivery.

 

Água em lata vira tendência, veja como.

Água em lata vira tendência, veja como.

Já conhecida como a embalagem tradicional das cervejas, refrigerantes e energéticos, a lata de alumínio vem ganhando espaço entre outras bebidas no Brasil, como vinho, café, drinks prontos e água mineral. Bebidas em lata agregam às marcas e consumidores mensagens de sustentabilidade dentro da agenda ESG e, neste cenário, a Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio, é responsável pela introdução de novas categorias no mercado.

A empresa é protagonista no desenvolvimento da categoria de água desde 2020, quando a primeira marca em lata chegou no Brasil e registrou o dobro de vendas até setembro deste ano em comparação ao ano passado. A expectativa da empresa é chegar à marca de dezenas de milhares de latas somente para esta categoria em 2023.

Esse crescimento surge alinhado às tendências sustentáveis, com 60% dos consumidores da Geração Z tendo preocupações acerca deste tema ao escolherem marcas e produtos, segundo o Edelman Trust Barometer 2022, em seu relatório especial “A nova dinâmica da influência”.

Além disso, o aumento no consumo das bebidas em lata, apontado como 5,2% em 2021 pela Abralatas, é justificado pelas vantagens da embalagem: quando descartada corretamente, volta às prateleiras como uma nova lata em até 60 dias, sendo 100% e infinitamente reciclável, com taxa de reciclagem de aproximadamente 99% no Brasil, o que exemplifica um modelo perfeito de economia circular, além de um consumo de até seis vezes menos água durante a fabricação em comparação com outras embalagens. Apostando no desenvolvimento sustentável, a companhia ainda espera um crescimento anual do mercado de latas para águas de dois dígitos altos, entre 2023 e 2027.

“Observamos um novo perfil de consumidor nas novas gerações: muito mais atento a hábitos saudáveis para os produtos que consome. Por isso, achamos incrível quando produtos como a água em lata, conectados diretamente com mensagens sustentáveis, ganham atenção. Pensando que a água é o melhor que a natureza pode nos oferecer, imprescindível para nossa sobrevivência, a água em lata é o melhor que podemos oferecer para a natureza”, explica Hugo Magalhães, Diretor de Marketing e Novos Negócios da Ball para América do Sul.

Para o mercado de água, especificamente, a lata é a única opção que apresenta uma solução completa, inclusive com vantagens para os amantes do produto com gás. Com a vedação hermética da embalagem, que protege melhor o gás da bebida, a água com gás oferece ao consumidor por muito mais tempo a experiência da bebida que acabou de ser envasada. Isso faz com que a lata possibilite maior vida útil para a bebida nas prateleiras e alcance territórios mais distantes.

Por acreditar na água em lata como tendência atual do mercado de bebidas, inclusive, a Ball registrou algumas campanhas de impacto e conscientização voltadas ao produto. A principal delas foi ativar junto a Minalba Brasil, a água em lata como bebida oficial das corridas da Santander Track&Field Run Series, impactando quase 125 mil corredores até setembro deste ano.

A água em lata também está presente nos voos da Gol no trecho Recife-Noronha, arquipélago que conta com a Lei Plástico Zero e que abrigará o 1º Laboratório de Economia Circular do Brasil, o VADELATA Pelo Planeta, patrocinado pela Ball.

ÁGUA EM LATA E A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL

A água em lata tem se mostrado aos consumidores brasileiros como um produto ESG – com preocupações com pilares de governança, sustentabilidade social e ambiental. Atualmente, existem várias marcas de água em lata disponíveis no mercado brasileiro, como Minalba, Serra do Atlântico, Itacoatiara e AMA – marca da Ambev.

Ainda recentemente, houve também a entrada no mercado de Mamba Water, da Better Drinks, cuja sociedade conta com os atletas de alta performance Pedro Scooby e Leticia Buffoni. Além das fronteiras nacionais, em 2021, a Ball participou do lançamento da AWA Solar, cujo fabricante produz água potável a partir da umidade do ar, com matriz de energia 100% solar capaz de reduzir sua pegada de carbono.

Cerveja lança cinco rótulos antirracistas

Cerveja lança cinco rótulos antirracistas

“Minha cor não é pecado!”: Essa é a frase que estampa um dos cinco rótulos da edição limitada da Cerveja Wienbier 56 Black Lager Puro Malte, da NewAge. A receita comemorativa honra o Dia da Consciência Negra, e é de responsabilidade do Mestre Cervejeiro Paulo Silva, que transforma a tradicional cerveja preta da marca em Puro Malte. O design do rótulo foi desenvolvido pela IMPLICANTES, a primeira cervejaria negra do país, e as latas para envase de bebidas são da Ball Corporation, líder mundial em embalagens sustentáveis de alumínio.

A ideia para a parceria surgiu no grupo de afinidades de raça e etnia da Ball, multinacional responsável por 10 fábricas no Brasil, que vem trabalhando para aumentar a presença e o papel de negros na organização e ampliar conscientização sobre a importância do tema.

Mais de 70 pessoas deste Ball Networks se inspiraram no case da empresa que levou uma cerveja feita por mulheres ao mercado em março e, assim, sugeriram esta campanha especial acerca da cerveja Wienbier. A marca, que já está consolidada no mercado desde 2014 com 15 rótulos de cervejas lançadas neste período, irá reverter parte dos lucros para o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), além de uma doação inicial feita pela fabricante de latas.

Impressas na Ball Digital Printing, tecnologia que inova ao trazer uma infinidade de cores e qualidade fotográfica para as latas de alumínio, as artes dos cinco rótulos especiais foram feitas pelo sócio fundador da IMPLICANTES, Diego Dias, em parceria com a agência Banana Brasil.

A IMPLICANTES, que é a primeira cervejaria comandada por pessoas pretas do país, foi criada em 2018 pelo sommelier de cervejas e designer gráfico e por seu irmão Mestre Cervejeiro, Daniel Dias, ambos apaixonados por cervejas artesanais e conscientes da falta de representatividade racial no setor. Também foi com o intuito de “implicar” com o racismo que os irmãos toparam fazer parte do projeto com suas já reconhecidas artes urbanas do grafite estampadas nas latas.

“Ficamos muito entusiasmados com o convite para participarmos deste projeto. É um desafio retratar, por meio da arte, o racismo estrutural de forma que atinja públicos diversos. Para alcançar este objetivo, a inspiração foi a cultura urbana de lambe-lambe, sendo que a tecnologia Ball Digital Printing foi fundamental para atingir o resultado almejado.

A IMPLICANTES sempre priorizou questões socialmente sensíveis nacionais e internacionais, tanto nas artes dos rótulos, como com a participação em projetos com viés sociais, como o presente”, comenta Diego Dias.

“Nós temos muito orgulho de anunciar essa edição especial da cerveja Wienbier 56 BLACK Larger Puro Malte, inédita no mercado e que teve sua primeira ideia em um dos nossos Ball Networks, grupo de afinidade de diversidade racial que conta com funcionários de diferentes partes do Brasil. Em 2022, registramos 43% de diversidade racial em nossas contratações, superando a meta definida para o ano e reafirmando o compromisso de sempre promover iniciativas para acelerar a jornada de equidade racial dentro da Ball. Agora também temos a chance de levar mensagens antirracistas para os consumidores, com um trabalho inspirador feito em conjunto com nossos clientes”, declara Suellen Moraes, Gerente de Diversidade e Inclusão da Ball América do Sul.

Além de “Minha cor não é pecado!”, que alarma sobre a objetificação do corpo preto, outras frases podem ser encontradas pelos consumidores na 56 BLACK Puro Malte, como: “Me chama pelo meu nome!”, alertando sobre termos pejorativos e racistas ainda usados com frequência para desrespeitar a comunidade preta; “Eu faço com dedicação!”, denunciando sobre a expressão “nas coxas”; “Eu sou preto de alma linda!”, que também adverte pelo uso de “alma branca” e celebra a alma livre que transborda o caráter da comunidade preta; e por fim, “Meu cabelo é meu poder!”, enaltecendo os cachos, tranças e dreads e incriminando preconceitos em relação ao cabelo crespo.

As latas da edição comemorativa são limitadas e, por conta da impressão das artes feitas na Ball Digital Printing, se tornam também experiências exclusivas de consumo para quem decidir desfrutar da receita especial da Wienbier. São apenas 20 mil unidades da cerveja de 473ml, que podem ser encontradas na VADELATA Store, e-commerce da Ball exclusivo para bebidas em lata, no e-commerce da NewAge e em redes de supermercados selecionados, a partir de R$6,53.

Sobre a Ball Corporation

A Ball fornece soluções inovadoras e sustentáveis de embalagens de alumínio para clientes de bebidas, cuidados pessoais e produtos domésticos, bem como aeroespacial e outras tecnologias e serviços.

A companhia e suas subsidiárias empregam 24.300 pessoas em todo o mundo e registraram vendas líquidas de US$ 13,8 bilhões em 2021. Na América do Sul, a empresa conta com 15 fábricas, distribuídas entre Brasil, Chile, Argentina e Paraguai. Para mais informações, acesse www.ball.com e siga o VADELATA – movimento em prol da lata de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente – no Instagram e no Facebook.

Sobre a IMPLICANTES

Inaugurada em 20 de novembro de 2018, Dia da Consciência Negra, a Cervejaria IMPLICANTES é a 1ª Fábrica Cervejeira Negra do Brasil. Resgatamos em nossos rótulos personalidades negras que foram esquecidas ou embranquecidas nos livros de história, e abordamos questionamentos sobre o racismo estrutural que está enraizado em nossa sociedade.

A representatividade negra pela Cervejaria IMPLICANTES teve alcance global da sua existência, tanto pelas redes sociais quanto por veículos de notícia ao redor do mundo! A responsabilidade social está no DNA da IMPLICANTES e dos seus sócios, e sempre levaremos em conta as demandas mais sensíveis da nossa sociedade para realização de projetos beneficentes.

Em 2019, diante a catástrofe do Ciclone Idai que devastou três países na África (Moçambique, Zimbábue e Malaui), a IMPLICANTES criou o Projeto Fortalecer, que arrecadou fundos através da venda de cervejas colaborativas para ONGs que contribuíram com os locais afetados. Em 2020, foi lançado um crowdfunding para manter a fábrica cervejeira na ativa durante a Covid-19. Foram 1700 contribuintes, que tiveram o carinho retribuído através do rótulo 1700, em 2021, que teve parte do lucro destinado para compra de insumos e materiais hospitalares para o combate ao coronavírus.

Sobre a NewAge Indústria de Bebidas

https://www.newagebebidas.com.br/

Há 33 anos, a NewAge produz e comercializa mais de 380 produtos diferentes na categoria de bebidas, entre marcas próprias e de terceiros. Fundada na cidade de Leme, interior de São Paulo, com experiência e profissionalismo concilia inovação e variedade para atender distribuidores de diversas regiões do país. É a responsável pela primeira linha de tônicas saborizadas do Brasil. Também comercializa bebidas energéticas, ices, vodka, cachaça, sucos diversos, chás, refrigerantes e possui uma linha de cervejas premium.

Instalada em uma área de 56.000 m2, a fábrica de 20.000 m2 conta com laboratórios equipados que controlam todas as etapas dos processos produtivos, desde o recebimento da matéria-prima até o produto acabado, além de utilizar ingredientes puros de origem, para garantir produtos de qualidade ao consumidor.