A dieta vegetariana é rica e variada. Quem ainda não conhece está perdendo a oportunidade de experimentar receitas deliciosas. Afinal, quem disse que receitas veganas não são incríveis e surpreendentes?
Para os que se confundem, os ovolactovegetarianos, ou vegetarianos, apenas não consomem carne, mas ainda comem outros produtos de origem animal, como ovo, leite, mel, etc. Já os vegetarianos estritos não se alimentam de nenhum derivado de animais. Por fim, o veganismo é um estilo de vida que vai além da alimentação, eliminando dentro do possível todo tipo de exploração animal (que envolve desde testes em animais até patrocínio de eventos como rodeios), incluindo não apenas a alimentação, mas também estética, vestimenta, produtos de limpeza, entre outros.
Confira algumas dicas do Peixe Urbano de restaurantes cheios de delícias :
Hambúrguer: existem dezenas de receitas do lanche com ingredientes exclusivamente vegetais. Os mais conhecidos são de grão de bico, berinjela, feijão preto, beterraba e soja, fora as novas opções que prometem um gosto mais próximo ao da carne. Além disso, o próprio queijo possui variedades sem precisar de leite, com elementos como ricota, caju, soja, figo e nozes.
Sushi: diferente do que acreditam, a culinária japonesa está longe de ser apenas composta por frutos do mar. Guiozas, missoshiru, harumaki, yakissoba, temaki: todos são ou possuem versões vegetarianas e veganas. A maioria das adaptações são nacionais, visto que não existem muitas pessoas que seguem esse estilo de vida no Japão.
Massa: existem diversas opções de pasta que atendem ao público vegano, desde as receitas simples como o grano duro até as mais rebuscadas, com opções como pupunha, sêmola, abobrinha, arroz, feijão, soja, quinua, etc. A dica é experimentar todos e descobrir as melhores combinações com molhos e acompanhamentos.
Falafel: típico da culinária árabe, é um prato bem temperado a base de grão-de-bico que está em alta no Brasil. O bacana é que ele pode ser incluso em outras receitas, como substituto para o hambúrguer, dentro de wraps ou até como uma porção. Uma ideia é combinar com acompanhamentos da mesma origem, como tabule, babaganoush, hommus, etc.
Sobre o Peixe Urbano
O Peixe Urbano é a maior plataforma de ofertas locais do Brasil. Com mais de 30 milhões de usuários cadastrados e milhares de ofertas de gastronomia, entretenimento, estética, turismo e produtos, sua missão é conectar pessoas a serviços com o melhor custo-benefício. Fundado no Brasil no início de 2010, o Peixe Urbano foi a primeira empresa latino-americana a ser eleita a “Melhor Startup Internacional do Ano” pelo Crunchies Awards, principal premiação dos Estados Unidos para startups da área de Internet e tecnologia. Em novembro de 2017, o fundo de investimento latino-americano Mountain Nazca, responsável pela operação do Groupon América Latina, adquiriu as operações do Peixe Urbano e realizou a fusão entre as empresas.