Saiba a diferença entre gelato e sorvete

Saiba a sútil e significativa diferença entre os produtos mais amados pela população

Ao pé da letra, ‘gelato’ significa sorvete em italiano. No entanto, aqui no Brasil há uma grande diferença entre esses dois produtos. Mesmo com alguns ingredientes básicos em comum, como leite, água e açúcar, o modo de produção, o sabor e a qualidade são bem distintos. Ou seja, gelato não é sorvete e, embora muita gente também chame picolé de sorvete, há algumas diferenças entre os três.

Falando do gelato, ele é preparado com ingredientes in natura, com menor adição de açúcar e sem aromatizantes, conservantes, emulsificantes e corantes artificiais, além de conter gordura láctea, que é mais saudável e permite que o sabor original dos ingredientes prevaleça. Já os sorvetes industrializados são fabricados com gordura hidrogenada e recebem uma grande quantidade de aditivos químicos, a fim de aumentar sua durabilidade. Neste caso, o produto geralmente tem 30% a mais de açúcar do que a versão ‘gelato’.

Além do tipo e qualidade dos ingredientes, um outro fator entra nessa soma e faz toda a diferença: o ar. É exatamente essa “substância” incorporada à mistura logo nos estágios iniciais do congelamento que determinará a textura do produto final. É o ar que, junto à massa, promove a formação de gotículas de gorduras que, por sua vez, mantém aprisionadas as bolhas de ar, proporcionando volume e cremosidade. O gelato, portanto, possui menos ar que o sorvete comum, o que lhe garante uma textura mais aveludada e delicada, que se espalha pela boca. Para se ter uma ideia, a proporção de ar pode chegar até 110% a mais no sorvete do que no gelato.

Nos quiosques da rede Slice Cream, o gelato 100% brasileiro é servido de uma forma totalmente inovadora: fatiado. O alimento é feito com ingredientes frescos é ultracongelado em pequenas cápsulas, sem ar, que depois são fatiadas em finas lâminas. No cardápio, existem 27 combinações que podem ser de Torta de Limão com recheio de Leite Condensado, Creme de Vanilla com recheio de Doce de Leite, o delicioso Raffaello de Chocolate com recheio de Coco, Iogurte Grego com recheio de Frutas Vermelhas, entre várias outras.

Sobre Slice Cream

Estreante no franchising, a Slice Cream quer ser reconhecida pela experiência do cliente na hora do consumo. A rede trouxe ao mercado brasileiro um novo conceito de gelato, o Gelato Fatiado, um produto exclusivo congelado a uma temperatura de de -30°C, com mais de 20 sabores marcantes e que aguçam as papilas gustativas. Além disso, tem um cardápio composto por bebidas artesanais, cafés, chocolates, frappés, milk shakes, cakes e salgados assados na hora. A rede iniciou suas operações em janeiro de 2019 e pretende, ainda este ano, expandir suas operações para outros estados do sudeste e sul do país.

A Slice Cream é encontrada, por enquanto, na capital paulista, nos shoppings Ibirapuera e Metrô Santa Cruz. Em breve, a rede inaugura unidades em Porto Alegre – RS, Cascavel – PR, Campinas – SP, Guarulhos – SP e em mais outros cinco endereços, mantidos em sigilo.

Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.