Depois de uma edição 100% digital histórica em 2020, a Semana Internacional do Café (SIC), evento referência no Brasil e no mundo, retorna em versão que equilibra o alcance democrático do virtual com a vivência e sinergia dos pavilhões. O credenciamento já está aberto e a organização começa a divulgar as atrações confirmadas e o que os participantes podem esperar da grade de conteúdo deste ano.
Uma das novidades deste ano é o tema: “retomar, reencontrar, reconectar”. Marcada para acontecer entre os dias 10 e 12 de novembro no Expominas e na internet, a primeira SIC ao vivo foca em um mercado que precisa estar alinhado às transformações econômicas, sociais, culturais e de consumo, funcionando como vitrine de tendências e soluções que devem direcionar os próximos movimentos do agronegócio do café.
Atrações e programação
Como falar de café tem a ver com aromas, sabores e texturas, quem visitar o pavilhão terá contato direto com os últimos lançamentos, em uma sinergia para realização de negócios “frente a frente” que o digital não é capaz de substituir. O formato presencial apresentará conteúdos e experiências exclusivas, alinhadas com os protocolos de saúde vigentes, como as Rodadas de Negócios, os workshops realizados em uma Cafeteria Modelo, os cursos especiais da área Torra Experience, e a Sala de Cupping com provas profissionais, esta com exigência de teste negativo antes da entrada (serão aceitos testes rápidos feitos até 72h antes do evento) e as apresentações de tirar o fôlego do Barista JAM.
Já quem acessar a plataforma digital da SIC terá uma programação especial em que parte do conteúdo é formado por transmissões simultâneas direto do pavilhão. Assim, será possível acompanhar as palestras e painéis gratuitos com grandes especialistas na Central SIC e no Studio Streaming Room, além dos debates marcados para o DNA CAFÉ e o Fórum da Cafeicultura Sustentável; e eventos especiais como Minas Coffee Origin Summit e o Prêmio AT&G Senar.
“O encontro é ainda mais necessário neste momento desafiador e, sem dúvida, é uma grande alegria realizar o formato presencial, mas com cuidado e responsabilidade.”, explica Caio Alonso Fontes, diretor de planejamento da Café Editora, uma das organizadoras da SIC.
As premiações, incluindo o concurso Coffee of the Year Brasil, que este ano novamente contará com participação do público na escolha dos vencedores, também poderão ser conferidas em tempo real. Em relação às marcas, informações detalhadas sobre produtos e novidades serão compartilhadas em estandes virtuais.
Assim, com olhar estratégico 360 graus e reunindo o melhor dos dois mundos, a SIC estará pronta para oferecer aos produtores, classificadores, torrefadores, traders, exportadores, proprietários de cafeterias e baristas uma jornada completa, com informações valiosas para tomada de decisão em negócios e carreiras do campo à xícara.
Roberto Simões, presidente do Sistema FAEMG, reforça esta conexão: “Ao longo de oito edições já realizadas com muito sucesso, a SIC se consolidou como importante ponto de encontro, de fomento aos negócios e de divulgação da qualidade dos cafés do Brasil, para o consumidor interno e países compradores. É de extrema importância que possamos conjugar a realização do evento de forma digital e presencial este ano, aliando a experiência sensorial aos resultados econômicos e sociais que o evento sempre possibilita”.
Credenciamento
Como a programação é extensa e intensa, é recomendável o credenciamento com alguns dias de antecedência. Assim, quem vem de outros estados ou países pode organizar a visita com calma, buscando as melhores opções de hospedagem e transporte. Além disso, fica mais fácil definir um roteiro estratégico, elencar as marcas e contatos de maior interesse e garantir uma jornada produtiva e estratégica. Por fim, acompanhar todas as regras de acesso.
O processo é simples e rápido. Na edição deste ano, o cadastro será apenas em formato on-line, ou seja, não haverá credenciamento no pavilhão, e está organizado em quatro categorias: visitante com CNPJ (empresa), pessoa física, produtor rural e visitantes internacionais. O registro vale tanto para acompanhar os conteúdos on-line quanto para a visita ao Expominas. Neste caso, é necessário imprimir o comprovante e apresentar na entrada do pavilhão.
SOBRE A SIC
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), da Café Editora, do Sebrae e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa).
Realizada desde 2013 em Belo Horizonte, capital do maior estado produtor do país, a SIC tem como foco o desenvolvimento do mercado brasileiro e a divulgação da qualidade dos cafés nacionais para o consumidor interno e países compradores, além de potencializar o resultado econômico e social do setor. Em 2020, primeiro ano da pandemia, a SIC 100% Digital foi um grande sucesso. Teve 25 mil acessos, de 58 países e mais de 70 horas de conteúdo e 176 palestrantes com grande relevância no mercado nacional e internacional.
PATROCINADORES
A edição deste ano tem patrocínio master Nestlé e Sistema Ocemg, patrocínio specialty Sicoob e 3Corações Rituais, patrocínio premium Melitta, patrocínio standard Yara, Mosaic Fertilizantes, QIMA/WQS e Banco do Brasil.
Semana Internacional do Café 2021 De 10 a 12 de novembro Redes sociais Facebook e Twitter: @semanadocafe Instagram: @semanainternacionaldocafe www.semanainternacionaldocafe.com.br