O inverno pede pratos mais quentes e, como sempre, as sopas surgem como um grande atrativo para os dias mais frios. Na busca de uma combinação mais original, o chef suíço Bertrand Gerard Bovier, do Windsor Marapendi, no Rio de Janeiro, ensina uma deliciosa sopa de cebola na cerveja, que acrescenta a bebida preferida dos brasileiros à tradicional receita francesa.
Apaixonado por gastronomia desde os 16 anos, o chef Bertrand acumula mais de 45 anos de experiência. À frente da cozinha do Windsor Marapendi há três, ele conta que veio ao Brasil para passar férias e daqui não saiu mais. Embora tenha aprendido receitas de grandes pratos da gastronomia mundial, foi na culinária mediterrânea que encontrou sua principal fonte de inspiração.
Confira então a receita, simples para fazer em casa e perfeita para saborear na estação mais fria do ano:
Ingredientes
- 100g de manteiga
- 750g de cebola branca fatiada
- 20g de alho picado
- 3 folhas de louro
- 2 galhos de alecrim
- 2 galhos de tomilho
- 5g de sal fino
- 2g de pimenta branca em pó
- 1g de noz-moscada
- 100g de farinha de trigo
- 3 latas de cerveja preta ou clara pilsen
- 200ml de vinho branco seco
- 3lt de caldo de legumes
- 100g de queijo parmesão ralado
- 200g de bacon frito fatiado em tirinhas
Modo de preparo
Refogue o alho e a cebola na manteiga em fogo baixo até dourar, adicione louro, alecrim, sal, pimenta e noz-moscada. Ainda em fogo baixo, acrescente a cerveja e o vinho branco. Salpicar em chuva o trigo e mexer rapidamente para não empelotar. Adicionar o caldo de legumes quente e mexer até o preparo ficar homogêneo. Cozinhar em fogo baixo, reduzindo 1/3 do líquido da panela (cuidado para não queimar o fundo). Após o cozimento, desligar o fogo e adicionar o parmesão e o bacon frito. Servir bem quente em tigela. Rende até cinco porções.
Sobre a rede Windsor Hotéis
Há mais de 30 anos no mercado brasileiro, a Rede Windsor possui hotéis de três a cinco estrelas. Dona de um dos maiores grupos hoteleiros independentes do país tem 14 unidades no Rio de Janeiro, localizadas em Copacabana, Flamengo, Barra da Tijuca e Centro, além de duas unidades em Brasília.
A Rede ainda conta com o Centro de Convenções & Hotéis Windsor, o maior centro integrado de hotéis e eventos da capital fluminense, onde estão o Windsor Barra, Windsor Oceânico, além do Centro de Convenções. O espaço tem 24 mil m², com 100 salões multiuso, a maior plenária comporta até 2.500 pessoas, com capacidade de atender a um público flutuante de até sete mil pessoas. Como reconhecimento por excelência em hospedagem, figura também em premiações nacionais e internacionais.
Neste momento, a Rede Windsor possui unidades funcionando normalmente com rigoroso padrão de higienização, seguindo as orientações de uma consultoria técnica sanitária profissional. A empresa também tem investido em treinamentos e readequação dos seus serviços. Tudo isso para continuar oferecendo um atendimento de excelência e qualidade a todos os seus hóspedes.