Termogênicos e a busca pela queima de gordura

Elevar a temperatura corporal interna, aumentando a capacidade de desprender calorias, é o que caracteriza suplementos e alimentos chamados de termogênicos.

Embora certos suplementos ditos termogênicos disponíveis no mercado proclamem efeitos quase milagrosos no que diz respeito à queima de gordura, é preciso cautela e atenção antes de aderir ao consumo de desses produtos.

Um primeiro ponto a ser considerado é que a ingestão isolada desses suplementos, sem um programa de atividades físicas que auxilie o processo, não surtirá nenhum efeito na queima de gordura.

Isso vale especialmente para os produtos de comercialização legalmente permitida, no qual a substância termogênica de base é geralmente a cafeína. Existem substâncias termogênicas mais potentes, como é o caso da efedrina, que foi proibida no Brasil e nos Estados Unidos por conta dos riscos associados ao seu consumo.

As dosagens de cafeína e taurina presentes nos suplementos termogênicos são baixas, dizem os especialistas, por isso não há aumento significativo de gasto calórico para quem os consome. Aumentar as quantidades ingeridas do produto para compensar a concentração da substância é um risco alto à saúde.

Entre os problemas que esses excessos podem causar estão taquicardia, pressão alta, acidentes vasculares cerebrais, ansiedade, insônia, alterações de humor, ansiedade, falta de ar, problemas no fígado e nos rins, complicações nos pulmões e insuficiência cardíaca.

Assim, a recomendação explícita é consultar um nutricionista e/ou um médico especializado para saber se você pode se beneficiar do uso de suplementos termogênicos, aliados à atividade física.

Também é importante verificar quais as doses adequadas para o consumo e por quanto tempo realizá-lo, de acordo com suas características e necessidades individuais. Não use por conta própria, nem por indicação de amigos. O risco à saúde não compensa os possíveis benefícios.

Mulher praticando esporte suplemento whey protein creatina top preto em um parque de outono

Alimentos termogênicos

Existem alimentos bastante acessíveis e que podem ser usados a favor de quem busca queimar gorduras. São os alimentos termogênicos, que têm a capacidade de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Quando bem administradas, substâncias com essas características podem auxiliar as pessoas a melhorar seu desempenho nas atividades físicas e também a reduzir gordura corporal. Mesmo se tratando de alimentos naturais, é importante realizar uma avaliação nutricional antes de passar a utilizá-los.

Conheça alguns termogênicos ao seu alcance:

Chá verde

Além de sua ação no combate ao colesterol “ruim”, o chá verde tem em sua composição catequinas e cafeína, ambas atuantes na termogênese e oxidação de gorduras. Cerca de cinco xícaras de chá diárias seriam uma dose recomendada para que o efeito de utilização da gordura como fonte de energia aconteça.

Pimenta vermelha

Uma substância abundante nesse tipo de pimenta, a capsaicina, favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. A pimenta vermelha é capaz de elevar em até 20% a atividade metabólica, consumindo-se cerca de 3g ao dia.

Canela

Além de aumentar o metabolismo basal, a canela apresenta alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Desfrute desse sabor utilizando cerca de uma colher de chá por dia, polvilhada em frutas, sobremesas e onde mais desejar.

Gengibre

Essa raiz também é poderosa quando se trata de aumentar o gasto calórico, que pode se elevar em 10% com sua incorporação na alimentação diária. A dose recomendada equivale a cerca de duas fatias pequenas, consumidas cruas ou no tempero de carnes, peixes e aves, ou ainda em molhos, sopas e chás.

Homem halteres exercicio academia musculacao malhandoQual o melhor termogênico para atletas

Os termogênicos são suplementos alimentares que afirmam aumentar o metabolismo e a queima de gordura, o que pode levar a uma perda de peso. Eles geralmente contêm ingredientes como cafeína, chá verde, guaraná, cromo, ginseng, ácido linoléico conjugado (CLA) e óleo de cártamo, entre outros.

Os termogênicos podem ser uma opção para atletas que estão tentando perder peso ou melhorar o desempenho físico. No entanto, é importante lembrar que esses suplementos têm uma eficácia variável e podem ter efeitos colaterais em algumas pessoas.

Alguns estudos sugerem que a cafeína, em particular, pode aumentar o metabolismo e a queima de gordura, mas outros estudos não encontraram esses efeitos. Além disso, a cafeína pode ter efeitos colaterais como insônia, ansiedade, taquicardia e dor de cabeça em algumas pessoas.

Em resumo, os termogênicos podem ser uma opção para atletas que estão tentando perder peso ou melhorar o desempenho físico, mas é importante lembrar que esses suplementos têm uma eficácia variável e podem ter efeitos colaterais em algumas pessoas.

É importante consultar um médico ou nutricionista antes de começar a usar qualquer tipo de suplemento e lembrar de usar com moderação. É sempre uma boa ideia escolher alimentos e bebidas nutritivos e minimamente processados em vez de depender exclusivamente de suplementos.

1 comentário em “Termogênicos e a busca pela queima de gordura”

Deixe um comentário