Vem aí o Brasília Cachaça Experience

caipirinha

De 24 a 26 de janeiro, no Venâncio Shopping, evento celebrará bebida 100% nacional

A mais genuína das bebidas brasileiras terá um evento dedicado somente a ela no fim do mês. De 24 a 26 de janeiro, a Brasília Cachaça Experience, idealizada em formato pocket, movimentará o Venâncio Shopping em uma ação de valorização deste produto tão importante da nossa cultura, gastronomia e economia.

“Nosso propósito é inspirar o público a vivenciar novas possibilidades de consumo de cachaça…”Marcel

Organizada pelos empreendedores Nilton Pimenta e Marcel Rates, além de feira com produtores de diversas regiões do Brasil, a Brasília Cachaça Experience brindará o público com degustações, palestras, música e outras experiências.

“Nosso propósito é inspirar o público a vivenciar novas possibilidades de consumo de cachaça, apresentar aos brasilienses, turistas e produtores do segmento o que há de melhor no mercado e reforçar nas pessoas o caráter de qualidade da cachaça”, adianta Marcel, um apaixonado por cachaça e proprietário da marca Eu Amo Cachaça, com lojas no Venâncio Shopping e Aeroporto de Brasília. “A capital do nosso país é conhecida por agregar diversas culturas e a cachaça conversa com elas na medida em que carrega tradições regionais que ajudam a contar a história do Brasil. Nossa proposta é trazer informação, entretenimento, qualidade e variedade em uma experiência sensorial. Apostamos em um formato reduzido, porém de conteúdo muito interessante, trazendo apenas produtos de muita qualidade. Temos certeza que a ideia vai ganhar o público”, completa Nilton, produtor de grandes eventos de entretenimento.

Estrutura

O Brasília Cachaça Experience acontecerá no Venâncio Shopping e contará com: Vila da Cachaça e Espaço Eu Amo Cachaça.

A Vila da Cachaça será montada no Térreo, onde serão abrigados 12 stands de expositores com foco na área gastronômica, souvenirs e, claro, produtores de cachaça. Os participantes são renomados nos cenários nacional e internacional e reconhecidos por premiações como ExpoCachaça, Cúpula da Cachaça, Concurso Mundial de Bruxelas, Concurso Mundial de São Francisco, Concurso Mundial de Berlim e Concurso Mundial da China.

CachaçaOs produtores escolhidos para participarem do evento são: Sanhaçu e Matuta (Nordeste); Taverna de Minas e Princesa Isabel (Sudeste); Cállida e Caialua (Centro-Oeste) e Companheira e Weber Haus (Sul). Entre os participantes de outros seguimentos estão o Supermercado Pra Você com Cervejas Artesanais, Cafés Especiais, Carlitos Torteria com opções gastronômicas direcionados para harmonização de Cachaças e a Eu Amo Cachaça, com souvenirs e acessórios para uma melhor experiência com a cultura cachaceira.

Localizada dentro da Vila da Cachaça, o espaço Eu Amo Cachaça contará com um pequeno palco para as palestras e workshops. Assim como no acesso ao evento, a participação nas palestras será gratuita e condicionada a capacidade de lotação. No lugar, além de envolver os presentes em experiências práticas e sensoriais sobre o universo da cachaça, serão fornecidas informações e realizados sorteios.

Palestras

  • 24/01, quinta-feira, das 18h30 às 20h.
    “Caipirinhas: Teoria e muita prática sobre o drinque brasileiro mais conhecido no mundo” – Kelly Costa.

A palestrante é Jornalista especializada em Comunicação Corporativa e Apaixonada por caipirinhas, tornou-se especialista no drinque brasileiro e hoje é responsável pelo conteúdo do blog Caipirinha Prendada e autora do livro “Caipirinhas: 60 receitas testadas e aprovadas”. Kelly ministra Workshops corporativos e grupos fechados ensinando como fazer caipirinhas e drinques fáceis, sempre com cachaça.

Haverá sorteio de um livro “Caipirinhas: 60 receitas testadas e aprovadas”, assinado pela autora.

  • 25/01, sexta-feira, de 18h30 às 20h.
    “Harmonização de cervejas, cachaças e petiscos” – Skarllety Passos

A palestrante é Cachaciér, graduanda em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás. Possui experiência na área de consultoria em Tecnologia, Produção e Industrialização de Bebidas, com ênfase em envelhecimento de cervejas e cachaças. Atualmente é colaboradora do Projeto de Extensão Cervejamos e uma das responsáveis pelo curso de “Harmonização de Cervejas, Cachaças e petiscos”, que dá nome à palestra.

Haverá sorteio de uma cachaça participante do evento e uma cerveja especial para harmonizar.

  • 26/01, sábado, das 11h30 às 13h.
    “Do Le Cordon Bleu à mesa, a história da Authoral Cachaça” – Eduardo Moreth

Conheça quatro versões de Cachaças PremiumO palestrante é advogado e gastrônomo. Especialista pela Fundação Getúlio Vargas, Fundação Dom Cabral e Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) em Direito Constitucional, Empresarial e da Tecnologia da Informação, professor universitário de direito constitucional, estudou gastronomia no Le Cordon Bleu em Paris, com passagens por diversas cozinhas como Le Bateau Ivre, La Vecchia Cucina, Mouraria, Quintal e Barracuda. Fundador do Mundi Guide NY – é sócio do restaurante Authoral e produtor e Master Blender da Authoral Cachaça, ranqueada em 14º lugar pelo III Ranking da Cúpula da Cachaça.

Haverá degustação da cachaça Authoral após a palestra.

Sobre a Cachaça

Criada há mais de 500 anos, a cachaça pode ser considerada a primeira bebida destilada das Américas e é cada vez mais consumida e apreciada mundo afora. Dados de 2016 apontam que cerca de 60 empresas exportaram 8,38 milhões de litros de cachaça para 54 países, gerando uma receita de US$ 13,94 milhões. O volume exportado não representa nem 1% do que é produzido, o que demonstra o quanto há potencial a ser explorado. Para tanto, a categoria busca profissionalizar o segmento, a começar pelo cadastramento dos produtores, que hoje possui apenas 4 mil marcas registradas (FONTE: IBRAC – Instituto Brasileiro da Cachaça). Cerca de 75% da fabricação da bebida é industrial, e 25% artesanal. Terceira bebida destilada mais consumida no mundo e primeira no Brasil, a cachaça, caninha, cana ou aguardente é produzida a partir da cana-de-açúcar e tem graduação alcoólica entre 38% e 48%. (Fonte: Embrapa)

Serviço
Brasília Cachaça Experience
De 24 a 26 de janeiro
Das 10 às 20h
Entrada livre
Indicação etária: Recomendado para maiores de 18 anos
Acesso às palestras: Gratuito e por ordem de chegada
Informações: [email protected] / (61) 3322-8876 / 3542-4865
Sem comentários

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.