A ordem é: todos que podem, devem ficar em casa. Mas o período de isolamento social pode ser um momento para descobrir novas vertentes pessoais, como o gosto pela culinária. Nesse momento, é preciso estimular a criatividade gastronômica e pensar receitas que utilizem poucos ingredientes e que, ao mesmo tempo, sejam deliciosas. Neste cenário surge um ingrediente coringa: a maçã. Como parte de um bom café da manhã, como acompanhamento do almoço e até na sobremesa do jantar, a maçã pode ser utilizada em diversos pratos.
Com a maçã é possível visitar os Estados Unidos e a Europa em apenas uma refeição. O Apfelmus, ou purê de maçã alemão, é um dos pratos mais tradicionais do país. A receita leva apenas maçãs, limão, canela e baunilha e pode acompanhar pratos salgados, como panquecas de batata, e até mesmo o famoso strudel alemão. Outra opção é a Apple Pie, dos americanos. Tradicional torta de maçã que possui diferentes receitas, pode ser servida com sorvete por cima e ser a sobremesa estrela de um almoço em família.
A maçã, além de muito saborosa, é um alimento rico em nutrientes que contribuem para a saúde – inclusive para fortalecer a imunidade. Uma pesquisa realizada na Universidade Jagiellonian, na Polônia, concluiu que a ingestão diária de pelo menos uma maçã reduz em 35% o risco de câncer no intestino.
O diretor-superintendente da RAR, uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil, destaca: “Como diz o provérbio americano: “One apple a day keeps the doctor away”, ou seja: uma maçã por dia mantém os médicos longe. A fruta contém minerais importantes para o funcionamento do organismo, como o potássio, o cálcio, o magnésio, o fósforo e a quercetina, uma substância que previne o sistema imunológico contra a gripe”.